Topo

Grêmio cria regra para definir parceiro de Arthur no time titular

Grêmio definiu que usará volantes ofensivos quando enfrentar times fechados. Jailson fica no banco - Lucas Uebel/Grêmio
Grêmio definiu que usará volantes ofensivos quando enfrentar times fechados. Jailson fica no banco Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

04/04/2018 04h00

O Grêmio caminha para ter Maicon e Arthur como titulares de seu meio-campo, mas ainda poderá voltar a jogar com Jailson. Para definir quem atuará ao lado do camisa 29, acertado com o Barcelona e tratado como vital para a equipe, o Tricolor montou uma regra: depende da proposta de jogo e do adversário. Contra o Monagas-VEN, nesta quarta-feira (4), o Tricolor vai usar pela segunda vez esse procedimento.

A ideia no Grêmio é usar Maicon e Arthur quando a estratégia for jogar em modo muito ofensivo. Diante do Brasil-PEL foi assim. O argumento: errar menos passes e reduzir as chances de ceder a posse e sofrer contra-ataque.

"Tem horas que a gente tem muitos nomes bem. O Maicon é capitão, mas dita o ritmo. E o adversário ia jogar fechado e tínhamos de valorizar a posse sem errar passes. Quanto mais a bola ficasse nos nossos pés, mais fácil para construir jogadas", resumiu Renato Gaúcho.

E foi assim. Com Maicon e Arthur, o Grêmio apertou o Brasil de Pelotas. É verdade que o primeiro gol saiu somente no segundo tempo, e depois da expulsão de Éder Sciola, mas o Tricolor foi mais vertical e ofensivo. Jailson, titular na reta final do ano passado, segue bem cotado. E deverá ser usado quando o jogo for diante de um time que leve maiores riscos.

"Foi em virtude do jogo. A gente, em casa, tinha que fazer resultado. E o time deles ficou com 11 atrás da linha da bola. Eu ou o Maicon íamos ter que sair. E qualquer erro ali daria um contra-ataque com bola longa. Uma hora ou outra íamos ser pegos, mas não levamos gols e tivemos bom ritmo. Eu, ele e toda a equipe", comentou Arthur.

A ideia foi apresentada aos jogadores na semana passada. Jailson foi comunicado e passou a ser reserva mesmo mantendo o bom nível na arrancada da temporada.

"Tivemos uma conversa com o Jailson. Ele entrou bem ano passado e quem ganha com isso é o Grêmio. São muitas competições…", citou Renato.

Diante do Monagas, o Grêmio espera um jogo fechado. Com adversário recuado. Jogando pelo contra-ataque veloz. Por isso, Arthur e Maicon devem atuar de novo. Aumentando o índice de passes certos e ajudando a qualificar a saída de bola. Com uma construção melhor desde o início, o Tricolor aposta em êxito. Ganhar do time da Venezuela é vital para o time gaúcho perseguir a liderança do grupo 1 da Libertadores.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X MONAGAS-VEN

Data e hora: 04/04/2018 (quarta-feira), às 19h15min (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Sportv
Árbitro: Carlos Orbe (EQU)
Auxiliares: Luis Vera  (EQU) e Edwin Bravo (EQU)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura (Madson), Geromel, Kannemann e Cortez; Arthur, Maicon, Ramiro, Luan e Everton; Jael
Técnico: Renato Gaúcho

MONAGAS-VEN: Baroja; Bracho, Lencinas, Trejo e Óscar González; Dager Palacios, Carlos Suárez, Javier García, Yanowsky Reyes e Luis González; Jhonder Cádiz
Técnico: Jhonny Ferreira