Topo

Vanderlei brilha, Santos vence Estudiantes e vira líder na Libertadores

Demián Estévez/EFE
Imagem: Demián Estévez/EFE

Do UOL, em Santos (SP)

05/04/2018 23h25

O Santos se mostrou letal e venceu o Estudiantes por 1 a 0 nesta quinta-feira, em Quilmes, na Argentina, em jogo válido pela terceira rodada do Grupo 6 da Copa Libertadores da América. A equipe santista pouco atacou, mas foi eficiente no contra-ataque. Ainda no primeiro tempo, Sasha e Arthur Gomes tabelarem em velocidade desde o meio-campo, e a jogada terminou com o gol do camisa 23. Além disso, o time de Jair Ventura contou mais uma vez com a grande fase do goleiro Vanderlei. Foram quatro excelentes defesas que garantiram a vitória do alvinegro praiano.

O gol santista, aliás, foi ilegal, mas a arbitragem validou. Isso porque Arthur Gomes estava em posição de impedimento quando pegou rebote da trave em chute de Eduardo Sasha. 

Com a vitória, o Santos assumiu a liderança do Grupo 6 da competição continental, com seis pontos. Os três pontos fora de casa foram importantíssimos devido ao equilíbrio entre os times no grupo. A equipe santista, por exemplo, entrou em campo na Argentina na terceira colocação, com três pontos, atrás de Estudiantes e Real Garcilaso, ambos com quatro pontos. Nacional, do Uruguai, fecha a chave com dois.

Pela Libertadores, o Santos volta a campo contra o próprio Estudiantes, na Vila Belmiro, no próximo dia 24. Antes disso, a equipe santista estreia no Campeonato Brasileiro, diante do Ceará, no dia 14, na Vila Belmiro.

O melhor em campo: Vanderlei sendo Vanderlei

O goleiro Vanderlei já salvou o Santos de sofrer o gol aos dez minutos do primeiro tempo. Após cobrança de escanteio, o ídolo santista fez uma “ponte” para defender uma cabeçada forte do zagueiro Schunke na entrada da pequena área. No segundo tempo, ele voltou a brilhar com boa defesa em finalização de barriga de Lattanzio na pequena área. No finalizinho do jogo, o goleirão santista fez mais uma grande defesa.

O pior em campo: Melano "melou" para o Estudiantes

O atacante Melano desperdiçou as melhores oportunidades do Estudiantes na partida. O argentino chegou a finalizar de forma grotesca na frente de Vanderlei, sem marcação.

Sasha é decisivo no lugar de Gabigol

Sasha, artilheiro do Santos no ano com seis gols, foi mais uma vez decisivo. Ele atuou na posição de Gabigol, suspenso, e brilhou na jogada do gol santista ao puxar o contra-ataque e aplicar o “drible da vaca” no zagueiro antes de finalizar na trave. No rebote, Arthur Gomes fez o gol.

Impedido, em transição, mas valeu o gol

O técnico Jair Ventura explicou a reportagem do UOL Esporte que o Santos joga “apoiado”, no campo do adversário, e não em transição, como atuava o Botafogo sob o seu comando. No entanto, nesta quinta pelo menos, o gol santista saiu em rápido contra-ataque de Sasha, que terminou com gol de Arthur Gomes após rebote da trave. Vale destacar que o autor do gol estava em posição de impedimento, não marcado pela arbitragem.

Inacreditável, Jean Mota!

O meia Jean Mota perdeu um gol incrível no início do primeiro tempo. após cruzamento de Rodrygo, o atacante Arthur Gomes finalizou para boa defesa do goleiro Andújar. No rebote, a bola sobrou, livre, para Jean Mota, na entrada da pequena área, mas ele chutou por cima do gol.

Zagueiro indicado por garçom segue na reserva

O zagueiro Fábian Noguera, que pertence ao Santos foi emprestado até o fim desta temporada ao Estudiantes, segue amargando a reserva, como aconteceu durante toda a sua passagem na Vila Belmiro. Noguera ficou marcado no clube paulista como o atleta que foi contratado após indicação de um garçom. Isso porque vazou um áudio no Whatsapp no ano passado em que o empresário Luiz Taveira, ligado ao ex-presidente Modesto Roma, admite que contratou o jogador após ouvir um garçom. A princípio, Taveira viajou para contratar Benítez, que à época defendia o Gimnasia y Esgrima e agora está no Tigres, do México. Com um alto valor exigido, o empresário decidiu consultar outras opções, foi quando ouviu de um garçom.

FICHA TÉCNICA

Estudiantes-ARG 0 x 1 Santos

Data: 5 de abril de 2018, quinta-feira
Local: Ciudad de Quilmes, em Quilmes (ARG)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Roddy Zambrano (EQU)
Assistentes: Christian Lescano e Juan Macias (ambos do Equador)

Gol: Arthur Gomes aos 18 minutos do primeiro tempo (Santos)

Cartões amarelos: Campi (Estudiantes); David Braz e Vanderlei (Santos)

Estudiantes-ARG: Mariano Andújar; Facundo Sánchez, Desábato, Jonathan Schunke e Campi; Gomez; Lucas Rodríguez, Giménez (Pavon) e Lattanzio (Cascini); Juan Otero e Lucas Melano.
Técnico: Lucas Bernardi

Santos: Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Dodô; Alison; Renato e Jean Mota; Rodrygo (Diogo Vitor), Arthur Gomes (Léo Cittadini) e Eduardo Sasha.
Técnico: Jair Ventura