Topo

Grêmio faz jogo pouco criativo e empata sem gols com Cerro Porteño

Time gaúcho sentiu as ausências de Maicon e Luan em jogo disputado no Paraguai - AP
Time gaúcho sentiu as ausências de Maicon e Luan em jogo disputado no Paraguai Imagem: AP

Do UOL, em Porto Alegre

17/04/2018 23h23

O Grêmio empatou pela segunda vez na Libertadores 2018. Nesta terça-feira (17), em Assunção, o Tricolor foi pouco criativo e ficou no 0 a 0 contra o Cerro Porteño. Sem Maicon e Luan, o time gaúcho foi quase irreconhecível. A melhor chance saiu dos pés de Pedro Geromel e quase rendeu belo gol. Um voleio que explodiu na trave.

Assista aqui aos melhores momentos da partida.

A partida no estádio Nueva Olla deixa o Cerro Porteño com sete pontos e na liderança do grupo 1. O Grêmio chega a cinco pontos. O Defensor, que venceu o Monagas-VEN por 3 a 1 mais cedo, vem logo atrás com quatro.

O Grêmio volta a enfrentar o Cerro no dia 1º de maio, em Porto Alegre, às 19h15 (Brasília). No dia 15, o Tricolor visita o Monagas, na Venezuela, e fecha a fase de grupos em 23 de maio, diante do Defensor, dentro de casa.

Sem Maicon e Luan, um no banco e outro vetado pelos médicos em virtude de inflamação no pé direito, o Grêmio foi pouco criativo. E durante todo o jogo tentou atacar com expedientes que fogem a sua característica. Lançamentos longos, bola aérea e até laterais para área.

Geromel volta bem

O voleio na trave não foi a única coisa boa que Geromel fez em Assunção. Recuperado de uma indisposição estomacal que o tirou da estreia no Brasileirão, o zagueiro manteve bom papel nos duelos individuais à frente do gol de Marcelo Grohe. Passou segurança.

Cícero falha na função de Luan

Cícero não tem as mesmas características de Luan, mas foi escalado outra vez para desempenhar o papel do camisa 7. Não conseguiu. Sem velocidade, poderia ter ajudado com técnica para passes ou lançamentos. Ficou devendo. Foi sacado no segundo tempo.

Grêmio irreconhecível

O Grêmio fechou o primeiro tempo no Paraguai com apenas um bom ataque e que parou no goleiro. A atuação pouco criativa cobrou seu preço. Fez o Cerro Porteño ter mais iniciativa, porém as melhores chances da equipe mandante vieram em chutes de longe.

O desempenho abaixo da média no Tricolor passa pelas ausências de Maicon e Luan, mas também pelo jogo ruim de algumas individualidades. Arthur, mais discreto que habitualmente, e Cícero sem colaboração ofensiva. Na ausência de Luan, era dele a missão de articular.

Pênalti?

Ainda no primeiro tempo, um lance gerou indignação no Grêmio. Everton disparou pela esquerda, invadiu a área e foi derrubado por Raúl Cáceres. O camisa 2 do Cerro Porteño atingiu o meia-atacante do Tricolor com um carrinho forte. Os jogadores do clube gaúcho pressionaram o árbitro German Delfino e Renato Gaúcho também esbravejou. Mas não teve jeito. O jogo seguiu sem o pênalti ser marcado.

Lampejos no segundo tempo

A etapa final teve picos de um futebol mais efetivo por parte do Grêmio. Agudo, o time conseguiu acertar a trave em um quase voleio de Pedro Geromel após escanteio. E pouco depois, Ramiro quase surpreendeu o goleiro Silva. Os lampejos não passaram por uma melhora do setor de meio-campo, mas na base de individualidades. Nem as entradas de Alisson e Thonny Anderson, na metade final da segunda etapa, mudaram o quadro.

FICHA TÉCNICA
CERRO PORTEÑO-PAR X GRÊMIO

Data e hora: 17/04/2018 (terça-feira), às 21h30 (Brasília)
Local: estádio Nueva Olla, em Assunção (PAR)
Árbitro: German Delfino (ARG)
Auxiliares: Diego Bonfa (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
Cartões amarelos: Rodrigo Rojas (CER)

CERRO PORTEÑO-PAR: Antony Silva; Raúl Cáceres, Marcos Cáceres, Juan Escobar e Arzamendia; Palau, Rodrigo Rojas e Novick (Irrazabal); Jorge Rojas (Haedo Valdez), Diego Churín e Candia
Técnico: Luis Zubeldía

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Madson, Pedro Geromel, Walter Kannemann e Bruno Cortez; Arthur (Alisson), Jailson, Ramiro, Cícero (Michel) e Everton; Jael
Técnico: Renato Gaúcho