Fla cumpre último jogo de punição e tenta encaminhar vaga na Liberta

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Flamengo cumpre, nesta quarta-feira (18), o último jogo da punição imposta pela Conmebol na Copa Libertadores. Às 21h45 (de Brasília), o Rubro-negro recebe o Santa Fe-COL, em um Maracanã silencioso devido aos portões fechados. Além de duas partidas sem torcida, o clube da Gávea arcou com a multa de 300 mil dólares - pouco mais de R$ 1 milhão. A pena foi consumada em razão da barbárie promovida por torcidas organizadas na final da Copa Sul-Americana de 2017. Uma série de invasões ao estádio e episódios de violência marcaram a noite do dia 13 de dezembro.

Diante de um cenário bem diferente do que foi visto na última terça-feira (17), quando cerca de 50 mil rubro-negros estiveram no Maracanã e fizeram uma enorme festa para acompanhar o treino aberto, o time do Flamengo tem a oportunidade de encaminhar a vaga nas oitavas de final da principal competição do continente. Em caso de vitória, o Rubro-negro irá aos sete pontos, praticamente tirando as chances do próprio adversário colombiano.

"É uma experiência diferente. O futebol pede torcida, a Libertadores pede muito mais. É um ponto negativo. Precisamos estar mais concentrados. Já vimos no jogo contra o River Plate o que aconteceu [gol de empate no final]. É importante ter o máximo de concentração nesse momento", comentou o zagueiro Juan.

Nas contas do departamento de futebol, dez pontos somados na fase de classificação contemplam uma marca bastante segura para avançar na Libertadores. Após a partida de logo mais, o Flamengo ainda terá três compromissos pela frente para atingir a pontuação necessária e confirmar a vaga - Santa Fe (fora), Emelec (casa) e River Plate (fora).

Um ponto, ao menos, está mais do que definido nos bastidores do Ninho do Urubu. O Flamengo não quer deixar para decidir o futuro na última rodada. O trauma passado ainda perturba. Em 2017, o Rubro-negro não venceu nenhuma partida fora de casa na fase de grupos - algo que já foi quebrado na atual edição - e acabou eliminado pelo San Lorenzo-ARG nos minutos finais.

O ideal é resolver a situação, no máximo, dia 16 de maio, quando o Rubro-negro recebe o equatoriano Emelec, no Maracanã. Desta vez, porém, com a presença da torcida e a promessa de estádio lotado. O cenário está aberto. Apesar dos obstáculos, o Flamengo só pensa em fazer a sua parte e evitar uma nova eliminação precoce na Copa Libertadores.

FLAMENGO X SANTA FE-COL

Data/hora: 18/04/2018, às 21h45 (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Andrés Cunha (URU)
Auxiliares: Mauricio Espinosa (URU) e Nicolas Taran (URU)

Flamengo
Diego Alves; Rodinei, Réver, Juan e Renê; Cuéllar, Lucas Paquetá, Diego, Everton Ribeiro e Vinicius Júnior; Henrique Dourado
Técnico: Maurício Barbieri

Santa Fe-COL
Zapata; Giraldo, López, Tesillo e Arboleda; Perlaza, Gordillo e Salazar; Plata, Morelo e Pajoy
Técnico: Agustín Julio

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos