Topo

Libertadores - 2019

Homem-gol em 2018, Rodriguinho carrega Corinthians em desafio na Argentina

Rodriguinho já marcou oito gols em 2018 e dobrou a média dos últimos anos - Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
Rodriguinho já marcou oito gols em 2018 e dobrou a média dos últimos anos Imagem: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

18/04/2018 04h00

Autor de dois gols na estreia do Campeonato Brasileiro, Rodriguinho manteve o status de artilheiro do Corinthians na temporada 2018. Nesta quarta-feira à noite, o meio-campista será colocado à prova novamente na partida contra o Independiente, na Argentina, pela Libertadores.

No duelo válido pela terceira rodada da fase de grupos, Rodriguinho tentará mais uma vez carregar o Corinthians até a vitória, assim como fez nos clássicos contra São Paulo e Palmeiras, nas finais do Campeonato Paulista, e diante do Fluminense, na abertura do Brasileirão, quando foi às redes duas vezes.

Os quatro gols marcados de forma consecutiva reafirmaram a fase artilheira e decisiva do camisa 26, que passou a ter mais liberdade para chegar à área no esquema tático usado pelo técnico Fábio Carille.

O Corinthians, desde fevereiro, joga sem centroavante, com quatro jogadores no meio-campo. Nessa formação, Rodriguinho, que atua por dentro, sem a incumbência de marcar o lateral, tem mais condições de chegar perto do gol para finalizar.

Rodriguinho é capaz de finalizar com a perna direita e a esquerda com a mesma eficiência, além de ter mostrado uma capacidade de concluir os lances pelo alto - foi dessa forma que ele abriu o placar contra o Fluminense e deu a vaga na decisão do Estadual no duelo com o São Paulo.

Artilheiro corintiano em 2018, Rodriguinho, que chegou ao Corinthians em 2013 após brilhar no América-MG, conseguiu dobrar a sua média de gols em relação às temporadas passadas. O meia entrou em campo 19 vezes neste ano, com oito gols marcados - a média é de 0,42. Em 2016 e 2017, Rodriguinho marcou 0,19 gol por partida.

O meio-campista descartou, entretanto, o posto de protagonista do time corintiano. Após decidir o jogo contra o Fluminense, Rodriguinho frisou que tem recebido ajuda dos companheiros e é "apenas mais um atleta que está fazendo seu trabalho da melhor maneira possível".

'Reidriguinho' está aprovado

Rodriguinho - reprodução/Instagram - reprodução/Instagram
Redes sociais do Corinthians chamaram o meia de 'Reidriguinho' após o título estadual
Imagem: reprodução/Instagram

A boa fase de Rodriguinho no Corinthians fez torcedores criarem apelidos. Um deles é 'Reidriguinho', citado até nas redes sociais do Corinthians após a primeira vitória no Campeonato Brasileiro.

Conhecido pelo postura descontraída fora de campo, Rodriguinho disse que aprova o apelido. "Na fase boa é muito bom. Eu gosto do Reidriguinho, para ser sincero. É bem legal, é bem bacana, mas são coisas que a gente deixa para o torcedor", disse o meia, que faz o mesmo com outros companheiros nos bastidores.

"Tem uma brincadeira que eu faço bastante com o Renê, às vezes a gente vê essas coisas, eu brinco com ele de Yaya Renê. A gente acaba se divertindo, mas não deixa subir à cabeça", afirmou.

O Corinthians é o líder do Grupo 7 da Libertadores, com quatro pontos. O Independiente soma três, mesmo número do Deportivo Lara, da Venezuela. O Millonarios, da Colômbia, soma um.

FICHA TÉCNICA

INDEPENDIENTE x CORINTHIANS

Data: 18 de abril de 2018, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Competição: Copa Libertadores (fase de grupos)
Local: Estádio Libertadores de América, em Avellaneda (Argentina)
Árbitro: Daniel Fedorczuk (Uruguai)
Assistentes: Carlos Pastorino e Richard Trinidad (ambos uruguaios)

INDEPENDIENTE: Campaña, Bustos, Figal (Franco), Amorebieta e Sanchez Miño (Silva); Rodríguez e Domingo; Benítez, Meza e Fernandez; Gigliotti. Técnico: Ariel Holan.

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Henrique e Sidcley; Ralf e Maycon; Romero, Rodriguinho, Jadson e Clayson. Técnicor: Fábio Carille.