Topo

Gabigol confia em "passado goleador" na Vila para quebrar jejum em decisão

Os números mostram que Gabigol é "mais forte" jogando na Vila Belmiro - Ivan Storti/Santos
Os números mostram que Gabigol é "mais forte" jogando na Vila Belmiro Imagem: Ivan Storti/Santos

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

24/04/2018 04h00

O duelo decisivo do Santos contra o Estudiantes nesta terça-feira, na Vila Belmiro, válido pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América, será a grande oportunidade para o atacante Gabriel Barbosa quebrar o jejum de gols: já são oito jogos sem marcar.

Gabigol é uma espécie de artilheiro da Vila, já que carrega um passado goleador no alçapão. O camisa 10 marcou até hoje 61 gols com a camisa santista, sendo que 35 foram na Vila Belmiro, mais da metade de seus gols pelo alvinegro praiano.

Após um início arrebatador, com quatro gols em quatro jogos, Gabigol não marcou mais em 2018. Já são praticamente dois meses sem gol - a última vez foi no dia 25 de fevereiro, diante do Santo André, pelo Campeonato Paulista.

Gabigol voltou ao Santos com status de contratação mais cara da temporada, custando mais de R$ 600 mil mensais por mês, mas não emplacou e hoje sofre pressão até de torcedores para sair do time. Vale lembrar que um dos atacantes (ele, Eduardo Sasha ou Rodrygo) deixarão o time para a possível entrada de Bruno Henrique.

Além disso, outro atacante, Arthur Gomes, considerado o 12º jogador do técnico Jair Ventura e único atleta do elenco a disputar todos os jogos do Santos em 2018, briga forte por uma vaga no ataque.

Se não bastasse, Gabigol foi contratado justamente para ser o centroavante da equipe e substituir Ricardo Oliveira. Antes de o contrato ser assinado, essa “liberdade” em campo como um autêntico camisa 9 apesar de atuar com a 10, foi uma espécie de acordo entre o atleta e Jair Ventura.

Outro fator que pode favorecer Gabigol nesta partida é uma possível postura mais ofensiva do Santos contra o Estudiantes. Após a vitória por 1 a 0, em Quilmes, na Argentina, jogando em transição (contra-ataque), Jair Ventura prometeu que seu time jogaria “apoiado”, propondo o jogo e com “marcação alta” no duelo de volta contra os argentinos.

O confronto entre Santos e Estudiantes vale a liderança do Grupo 6 na competição continental. O Alvinegro vem justamente de vitória sobre o time argentino na disputa e briga para se manter na liderança da chave.

Bruno Henrique não joga e Arthur Gomes é dúvida

Após retornar aos gramados contra o Bahia no último sábado depois de três meses longe por conta de cinco graves lesões no olho direito no dia 17 de janeiro, Bruno Henrique sofreu edema no músculo adutor da coxa esquerda.

No entanto, Bruno Henrique já não atuaria no duelo contra o Estudiantes, neste terça-feira, na Vila Belmiro, válido pela Copa Libertadores da América, pois cumpre suspensão por ter cuspido em uma adversário na eliminação santista na edição passada, diante do Barcelona-EQU. Ainda faltam dois jogos para cumprir.

Arthur Gomes, por sua vez, sofreu uma lesão no colateral medial do joelho e iniciou tratamento intensivo para ficar a disposição de Jair Ventura contra os argentinos.

Confira os gols de Gabigol na Vila Belmiro:

2013
Santos 1 x 0 Grêmio - Copa do Brasil
Santos 2 x 0 Vitória - Brasileiro

2014
Santos 1 x 0 XV de Piracicaba - Paulista
Santos 5 x 1 Corinthians - Paulista
Santos 5 x 1 Botafogo-SP - Paulista (2 vezes)
Santos 5 x 0 Bragantino - Paulista
Santos 4 x 0 Ponte Preta - Paulista
Santos 3 x 0 Mixto - Copa do Brasil (2 vezes)
Santos 1 x 1 Sport - Brasileiro
Santos 4 x 2 Princesa do Solimões - Copa do Brasil
Santos 3 x 0 Chapecoense - Copa do Brasil
Santos 1 x 2 Internacional - Brasileiro
Santos 3 x 3 Cruzeiro - Copa do Brasil

2015
Santos 2 x 2 São Bento - Paulista
Santos 3 x 0 Figueirense - Brasileiro
Santos 3 x 1 Sport - Copa do Brasil (2 vezes)
Santos 2 x 0 Joinville - Brasileiro (2 vezes)
Santos 2 x 0 Corinthians - Copa do Brasil
Santos 5 x 2 Avaí - Brasileiro
Santos 4 x 0 Atlético-MG - Brasileiro (duas vezes)
Santos 3 x 1 Internacional - Brasileiro
Santos 1 x 0 Palmeiras - Copa do Brasil
Santos 5 x 1 Atlético-PR - Brasileiro (duas vezes)

2016
Santos 1 x 1 São Bernardo - Paulista
Santos 4 x 1 Ferroviária - Paulista
Santos 2 x 2 Palmeiras - Paulista
Santos 2 x 0 Sport - Brasileiro

2018
Santos 2 x 0 São Caetano - Paulista
Santos 2 x 0 Santo André - Paulista

FICHA TÉCNICA
Santos x Estudiantes

Data: 24 de abril de 2018, terça-feira
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Eber Aquino (PAR)
Assistentes: Dario Gaona e Rodney Aquino (ambos do Paraguai)

Santos: Vanderlei; Daniel Guedes, David Braz, Lucas Veríssimo e Dodô; Alison, Léo Cittadini e Jean Mota; Rodrygo, Eduardo Sasha e Gabriel Barbosa. Técnico: Jair Ventura

Estudiantes: Andújar, Sánchez, Desábato, Schunki e Campi; Gómez, Rodríguez, Giménez e Lattanzio; Melano e Otero. Técnico: Lucas Bernardi