Topo

Grêmio atropela Cerro Porteño e vira líder do grupo na Libertadores

Diego Vara/Reuters
Imagem: Diego Vara/Reuters

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

01/05/2018 21h04

O Grêmio demorou quatro rodadas para ser líder do grupo 1 da Libertadores, mas chegou lá com uma vitória e tanto. Nesta terça-feira (1), em Porto Alegre, o atual campeão da América não deu chance alguma ao Cerro Porteño. Com atuação impiedosa, o Tricolor fez 5 a 0 e ainda perdeu outras chances para transformar o placar em feito histórico. Veja os gols da partida.

Everton, duas vezes, Ramiro, Jael e Cícero marcaram os gols do Grêmio.

A vitória faz o Grêmio chegar a oito pontos. O Cerro, até então primeiro na chave, fica com sete. O resultado também deixa o time de Renato Gaúcho bem encaminhado rumo às oitavas de final da Libertadores. Na próxima rodada, o Tricolor visita o Monagas-VEN e o Defensor recebe o time paraguaio.

Tite de olho

No meio das mais de 44 mil pessoas que assistiram ao jogo, um tinha planos significativos para o futebol brasileiro. Tite, ao lado de seu empresário Gilmar Veloz, assistiu a partida de olho em possíveis convocações. O Grêmio aposta que Pedro Geromel e Arthur estarão na lista definitiva que vai à Rússia. Marcelo Grohe e Luan correm por fora.

Quem brilhou: o time inteiro

Ramiro comemora gol do Grêmio diante do Cerro Porteño na Libertadores 2018 - Diego Vara/Reuters - Diego Vara/Reuters
Imagem: Diego Vara/Reuters

É preciso dizer que o Cerro Porteño tem limitações técnicas. Mas a atuação do Grêmio merece destaque por ser muito maior do que um mero embate de times com técnica diferente. O nível de atuação do Tricolor impressionou pela fluidez, intensidade e efetividade. Com grande dose de maturidade para não cair nas armadilhas iniciais, gerar vantagem e transformar em goleada.

Everton enche os olhos

Autor de dois gols contra os paraguaios, Everton chegou ao posto de artilheiro do Grêmio na temporada. O camisa 11 se igualou a Luan com sete bolas na rede. O jogo dele foi o mais destacado em uma jornada repleta de boas atuações.

Grêmio derruba catimba

O Grêmio soube jogar o jogo e superar até o cenário que o Cerro tentou criar. A atuação saiu de um duelo ríspido proposto pelos paraguaios e onde o Tricolor quase se perdeu ao tentar acelerar demais, para dominação completa. Com posse, profundidade e contundência.

Se fosse preciso resumir, seria correto dizer que o Grêmio decidiu o jogo em três minutos. O gol de Everton foi um duro golpe na estratégia dos visitantes, armados para amarrar o time gaúcho e investir em bola longa. Pouco depois, Ramiro ampliou. Em ambos, a equipe de Renato Gaúcho deixou sua marca. Circulação de bola, infiltração. Presença maciça no ataque.

Tricolor mantém apetite

Goleiro Silva, do Cerro Porteño, observa gol de Ramiro para o Grêmio em jogo pela Libertadores 2018 - Diego Vara/Reuters - Diego Vara/Reuters
Imagem: Diego Vara/Reuters

Com a vantagem, Luan e companhia poderiam administrar desde o início do segundo tempo. Mas não foi o que aconteceu. A intensidade foi mantida e o Grêmio seguiu com enorme apetite atrás de mais gols. Fez o terceiro em cobrança de escanteio desviada por Jael e depois criou uma enxurrada de oportunidades. Pelos dois lados, pelo meio. Por cima, por baixo. Everton foi lançado para bater corrida e bater o goleiro outra vez. Cícero, em novo escanteio, fez o quinto gol.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 5 X 0 CERRO PORTEÑO

Data e hora: 01/05/2018 (terça-feira), às 19h15 (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 44.673 pessoas (42.076 pagantes)
Renda: R$ 2.336.311,00
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Auxiliares: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Maximiliano Del Yesso (ARG)
Cartões amarelos: Palau, Marcos Caceres (CER)
Gols: Everton, aos 27 minutos do primeiro tempo; Ramiro, aos 30 minutos do primeiro tempo; Jael, aos 4 minutos do segundo tempo (GRE); Everton, aos 26 minutos do segundo tempo (GRE)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon (Cícero), Arthur, Ramiro, Luan e Everton; Jael (Thonny Anderson)
Técnico: Renato Gaúcho

CERRO PORTEÑO: Antony Silva; Raúl Cáceres, M. Cáceres, Juan Escobar e Arzamendia; Jorge Rojas (Aguilar), Palau, Rodrigo Rojas, Willian Candía e Novick (Haedo Valdez); Diego Churín
Técnico: Luis Zubeldía