Topo

Santos tem novo jogo ruim como visitante e Jair liga sinal de alerta

Federico Anfitti/EFE
Imagem: Federico Anfitti/EFE

Do UOL, em São Paulo

02/05/2018 04h00

Três jogos fora de casa na Copa Libertadores, dois jogos muito ruins e um com extremo sufoco do Santos. Atuar longe da Vila Belmiro tem se tornado uma preocupação para a equipe de Jair Ventura, que voltou a tropeçar na noite desta terça-feira, no Uruguai, contra o Nacional, com derrota por 1 a 0. Assista ao gol da partida.

Antes desta noite, o Santos também já havia sido derrotado por 2 a 0 pelo Real Garcilaso, do Peru, na estreia. É bem verdade que a equipe chegou a vencer o Estudiantes por 1 a 0 na Argentina, mas teve atuação muito criticada na ocasião – Vanderlei salvou o time com pelo menos quatro defesas incríveis e impediu um tropeço.

Comparando com as atuações da equipe alvinegra como mandante nesta Libertadores, a diferença de desempenho foi abissal. O time ganhou do Nacional no Pacaembu por 3 a 1, com um jogador a menos durante todo o segundo tempo, em um dos jogos mais elogiados na gestão Jair Ventura. Contra o Estudiantes, na Vila Belmiro, o time fez 2 a 0 e teve oportunidades para conseguir um placar ainda mais elástico.

A preocupação também se estende para o Campeonato Brasileiro: se o Peixe não teve grande dificuldade para bater o Ceará no Pacaembu, como mandante, o mesmo não pode ser dito sobre o revés para o Bahia na Fonte Nova, em Salvador, na segunda rodada.

"Estar pronto é uma utopia, a gente quer sempre melhorar. O Dodô está aqui [ao seu lado na coletiva] e sabe que eu cobro bastante. Nós somos seres humanos e nem sempre vamos conseguir fazer grandes jogos. Isso vai ser difícil de responder, porque a busca da excelência é bem complicada", disse Jair Ventura em coletiva à imprensa.

"Fizemos grandes jogos em casa, e fizemos jogos não tão bons jogando fora. Temos que buscar o equilíbrio. Essa competição vai entrar no mata-mata agora, e não adianta só jogar bem em casa. Tem que vender caro fora de casa também. O fator campo na Libertadores é muito importante, mas temos que buscar o equilíbrio também fora de casa", avaliou o treinador.

O próximo confronto do Santos também será fora de casa: como o jogo contra o Vasco foi adiado para julho, o time de Jair Ventura vai direto para a quarta rodada. Portanto, irá a Porto Alegre para enfrentar o Grêmio neste domingo (6), às 19h (de Brasília).

Para piorar, é possível que o faça com um desfalque importante: Rodrygo sofreu uma dura entrada de Fucile nesta terça, contra o Nacional, e torceu o tornozelo. O jogador ainda será reavaliado pela equipe médica do Santos, de modo que ainda não é possível prever se estará disponível contra o Grêmio.