Topo

Vascaínos brigam entre si em São Januário e paralisam jogo da Libertadores

Bruno Braz e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/05/2018 22h38

O mau começo do Vasco da Gama contra o Cruzeiro, nesta quarta-feira (2), resultou em confusão entre torcedores vascaínos em São Januário, durante duelo válido pela Libertadores. O time da casa perdia por três gols de diferença quando uma briga estourou nas arquibancadas, resultado de diferenças políticas. Ao final, um torcedor foi preso.

O entrevero teve início após parte dos torcedores xingarem o presidente Alexandre Campello e gritarem o nome do candidato derrotado Julio Brant. Houve também gritos de “time sem vergonha”. A arbitragem paralisou a partida e esperou que a briga terminasse, com o árbitro Anderson Daronco conversando com os capitães de Vasco e Cruzeiro.

Após muito gás de pimenta, a confusão só foi apartada após policiares militares fazerem um cordão de isolamento na arquibancada, separando os rivais. Em campo, o jogo foi retomado depois de sete minutos de paralisação. O problema se repetiu nos minutos finais da partida, que foram disputados enquanto torcedores trocavam socos e empurrões na arquibancada.

Como resultado, o torcedor Yan Leonardo Faria Martins foi detido e encaminhado para a Central de Garantias Norte, na Cidade da Polícia. Foi ele quem começou a briga do primeiro tempo, e pelo comportamento responderá por provocação de tumulto, lesão corporal, dano qualificado e desacato. Membro da torcida organizada "Tulipas Vascaínas", ele deixou o Jecrim (Juizado Especial Criminal) de São Januário algemado e com a camisa ensanguentada.

As brigas por motivos políticos não são novidade em São Januário. No ano passado, por exemplo, ainda durante a presidência de Eurico Miranda, não eram raros os conflitos começarem após parte da torcida criticar o presidente na arquibancada.

A derrota parcial do Vasco vai eliminando a equipe da Copa Libertadores ainda na primeira fase. O time de Zé Ricardo entrou em campo contra o Cruzeiro pela sobrevivência no torneio, precisando de uma vitória para seguir com chances, mas acabou goleado por 4 a 0 em casa.