Vasco ameniza polêmica com vitória sobre La U e vaga na Sul-Americana

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Carlos Gregório Jr/Vasco

    Jogadores do Vasco comemoram gol de Bruno Silva contra a La U

    Jogadores do Vasco comemoram gol de Bruno Silva contra a La U

O Vasco amenizou um pouco seus problemas com a vitória sobre a Universidad de Chile por 2 a 0, nesta terça-feira, em Santiago (CHI), na despedida da Copa Libertadores. Com o resultado, o clube obteve uma vaga na Copa Sul-Americana e aliviou o clima pesado após o afastamento de quatro jogadores horas antes da partida.  Assista aos gols da partida.

O Cruzmaltino agora volta o foco no Campeonato Brasileiro, onde neste domingo, em Salvador (BA), enfrenta o Bahia. O time do técnico Zé Ricardo está na nona posição, com oito pontos e um jogo a menos.

Gol do Vasco!

O Vasco chegou ao gol aos 14 minutos do primeiro tempo quando Wagner enfiou boa bola para Andrés Rios na esquerda da grande área. O argentino encheu o pé de canhota, o goleiro De Paul espalmou para frente e o volante Bruno Silva, de rebote, fez o seu primeiro com a camisa cruzmaltina.

Quase Vaz empata!

Aos 21, o zagueiro Rafael Vaz, ex-Vasco e Flamengo, pegou um lindo chute de primeira no rebote, da intermediária, e Martín Silva teve que se esticar todo para fazer uma defesa no ângulo.

Wagner assusta

Aos 30, Wagner recebeu na entrada da área e soltou a bomba. A bola passou perto do gol de De Paul.

Martín "Salva"

No minuto seguinte, após bate e rebate, a bola sobre livre para o ex-vascaíno Pinilla, que chuta e Martín Silva faz bela defesa com os pés.

Eu vi lá dentro!

Aos 7 minutos do segundo tempo, Wagner recebeu na esquerda da grande área e fuzilou, a bola triscou a trave e lambeu a lateral da rede, dando a impressão de que teria entrado.

Gol do Vasco!

Aos 36 minutos do segundo tempo, o goleiro Martín Silva repôs a bola com um belo lançamento. A bola quicou, Yago Pikachu foi esperto, ganhou na dividida com o goleiro De Paul, o encobriu com uma cabeçada e a pelota morreu mansamente no fundo do gol para deixar o Vasco com o 2 a 0 no placar.

Quem foi bem - Wagner e Martín Silva

O experiente meia vascaíno conduziu a equipe, tendo boa participação no gol de Bruno Silva e aparecendo com perigo dando chutes perigosos à meta adversária. Já Martín Silva fez ao menos duas grandes defesas que ajudaram o Vasco.

Quem foi mal - Rafael Galhardo

Parecia meio "avoado" na partida, errando passes e o posicionamento em campo. 

Vasco foi aguerrido

O Vasco foi muito aguerrido durante os 90 minutos. Embora numa posição de buscar os contra-ataques, o time não se acovardou e criou as melhores oportunidades da partida, podendo ter até mesmo vencido por um placar maior.

La U sem criatividade

O momento ruim da Universidad de Chile se traduziu em campo novamente. Um time com total falta de criatividade, que não demonstrou volume de jogo mesmo quando precisou fazer um gol após o 2 a 0.

Zé Ricardo ofensivo 

Precisando do resultado, o técnico Zé Ricardo pôs a campo um time ofensivo, que se tornou ainda mais no segundo tempo, quando sacou o volante Bruno Silva e o ponta Caio Monteiro para as entradas de Kelvin e do centroavante Riascos. 

Valencia tenso

Por outro lado, o que se viu foi um técnico Esteban Valencia muito tenso, com olho preocupado e roendo as unhas durante boa parte do segundo tempo, meio que sem saber o que fazer com sua Universidad de Chile.

Aliviados! O desempenho do trio que não foi punido 

Dos sete jogadores envolvidos na polêmica direta ou indiretamente, três não foram afastados pela diretoria: Rafael Galhardo e Fabrício foram titulares e tiveram atuações discretas, dando alguns passes errados bobos. Erazo entrou no fim da partida para ajudar na marcação.

Entenda a polêmica dos afastados

Conhecidos por estarem sendo vaiados em algumas partidas da equipe este ano, Wellington, Paulão, Evander e Gabriel Félix - além do zagueiro Erazo e dos laterais Rafael Galhardo e Fabrício - posaram para uma foto no estádio Nacional (CHI) e a postaram com a legenda "uuuu", numa alusão às vaias. Os mesmos deram risadas nos comentários.

As publicações causaram forte revolta nos torcedores, que as interpretaram como "ironia" e "deboche". Diante da repercussão, elas foram apagadas. Em seguida, Evander, Paulão e Gabriel Félix postaram um texto igual pedindo desculpas e alegando que o momento do clube não é o ideal para brincadeiras.

Alexandre Campello interpretou que o ato foi ofensivo ao Vasco e à torcida.

"Acho que essa é uma postagem que ofende a história e o nome do Vasco e a sua torcida. Os próprios jogadores entenderam que a postagem foi inadequada. Se arrependeram, já pediram desculpas. Eles foram punidos na medida exata daquilo que eles cometeram. Foram afastados", disse ao Sportv.

Thiago Galhardo vetado no aquecimento

Ainda não estando 100% recuperado de dores na coxa esquerda, o meia Thiago Galhardo foi vetado no aquecimento por precaução. 

Torcida passa perrengue com ingressos

Vascaínos passaram perrengue para conseguir ingressos no Chile. Era um grupo de 17 torcedores e no estádio não vendiam bilhetes para visitantes. Eles foram até o hotel do Vasco e o gerente de futebol, Newton Drummond, arrumou 11. O meia Thiago Galhardo, mais dois. Através de um vascaíno que mora no Chile, descobriram um ponto de venda e ratearam os outros quatro.

UNIVERSIDAD DE CHILE 0 X 2 VASCO
Local: 
Nacional, em Santiago (CHI)
Hora: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Gery Vargas (BOL)
Auxiliares: Edward Saavedra (BOL) e Reluy Vallejos (BOL)
Cartões amarelos: Echeverría (LAU); Breno, Caio Monteiro, Riascos (VAS)
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Bruno Silva, aos 14 minutos do primeiro tempo (VAS); Yago Pikachu, aos 36 minutos do segundo tempo (VAS)

Universidad de Chile
Fernando De Paul; Echeverría, Rafael Vaz, Gonzalo Jara e Jean Beausejour; Caroca (Leiva), Felipe Seymour, Guerra (Días) e Gustavo Lorenzetti; Mauricio Pinilla e Yeferson Soteldo
Técnico: Esteban Valencia

Vasco
Martín Silva, Rafael Galhardo, Breno, Werley e Fabrício; Bruno Silva (Kelvin), Desábato e Wagner; Pikachu, Andrés Ríos (Erazo) e Caio Monteiro (Riascos)
Técnico: Zé Ricardo

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos