Topo

Vasco se despede de Martín e Liberta em jogo que vale vaga na Sul-Americana

No jogo de ida, em São Januário, Vasco perdeu para a La U por 1 a 0 - AP Photo/Leo Correa
No jogo de ida, em São Januário, Vasco perdeu para a La U por 1 a 0 Imagem: AP Photo/Leo Correa

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/05/2018 04h00

Uma noite de despedidas - mas nem por isso sem objetivos - marcará o confronto entre Vasco e Universidad de Chile, nesta terça-feira, às 21h30 (horário de Brasília), pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. Já eliminado da competição, o Cruzmaltino precisa de uma combinação matemática para garantir vaga na Copa Sul-Americana (veja o cenário abaixo). O jogo será o último do goleiro Martín Silva antes de sua apresentação na seleção uruguaia que disputará a Copa do Mundo da Rússia.

O técnico Zé Ricardo não poderá contar com o lateral esquerdo Henrique, que está suspenso - em seu lugar entra Fabrício. Os atacantes Paulinho e Rildo e o lateral esquerdo Ramon  seguem se recuperando de lesão. O time chegou a Santiago no último domingo e nesta segunda-feira realizou um treinamento no CT do Colo-Colo, rival da La U.

Uma derrota no Chile poderá dar ao Vasco o infeliz marco de pior campanha da história dos clubes brasileiros na fase de grupos da Libertadores. O feito negativo, atualmente, pertence ao Santos, em 1984, que somou dois pontos com saldo de -9, e o Bangu, em 1986, que fez dois pontos e saldo -6. O Cruzmaltino, até aqui, tem dois pontos e saldo de -9.

Vasco contratou goleiro para suprir Martín Silva

Ciente de que perder Martín Silva para a Copa do Mundo era uma possibilidade real, o Vasco contratou o goleiro Fernando Miguel, ex-Vitória, para suprir a ausência do ídolo cruzmaltino durante este período. O uruguaio disputará seu terceiro Mundial consecutivo, mas deverá ficar no banco de reservas para a Muslera, do Galatasaray (TUR).

"Lógico que estou com uma alegria grande de estar em mais uma Copa, é um processo longo, que acaba com esta convocação. A melhor maneira de ir para o Uruguai é com esta classificação para Sul-Americana. É meu objetivo pessoal e o que me motiva mais neste momento", disse Martín ao Globoesporte.com.

Chilenos estão virtualmente eliminados da Libertadores

Aos chilenos também não há maiores pretensões que uma classificação para a Copa Sul-Americana, já que estão virtualmente eliminados. Isso porque mesmo podendo empatar em número de pontos com o Cruzeiro – caso vença e os mineiros percam para o Racing (ARG) - a La U ainda teria que tirar uma diferença no saldo de gols que hoje é de 16.

“Será um jogo extremamente difícil. Eles também têm chances de entrar na Sul-Americana. Queremos assegurar a classificação neste torneio. Sinto que temos bons jogadores e temos extrair o melhor rendimento deles. Estamos cientes de que na Libertadores ficou muito difícil, porém a La U deve continuar participando dos torneios internacionais”, disse ao “El Gráfico” o treinador Esteban Valencia.

Veja as possibilidades de classificação do Vasco para a Sul-Americana

- Se vencer por 1 a 0, fica tudo igual nos quatro primeiros critérios de desempate (1- Pontuação, 2- Saldo de Gols, 3- Gols marcados e 4- Gols marcados como visitante no confronto), mas a Universidad de Chile se classifica pelo critério de número 5 (melhor classificação no ranking da Conmebol);

- Em caso de qualquer outra vitória por um gol de diferença sem ser 1 a 0 (2 a 1, 3 a 2, 4 a 3...), o Vasco se classifica pelo critério de desempate número 4 (número de gols marcados fora de casa no confronto). Vale lembrar que em São Januário a La U venceu por 1 a 0.

- Em caso de vitória por dois ou mais gols de diferença, o Vasco se classifica no saldo de gols.

UNIVERSIDAD DE CHILE X VASCO
Local:
Nacional, em Santiago (CHI)
Hora: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Gery Vargas (BOL)
Auxiliares: Edward Saavedra (BOL) e Reluy Vallejos (BOL)

Universidad de Chile
Fernando De Paul; Contreras, Rafael Vaz, Gonzalo Jara e Jean Beausejour; Felipe Seymour, David Pizarro e Gustavo Lorenzetti; Guerra (Caroca), Mauricio Pinilla e Yeferson Soteldo
Técnico: Esteban Valencia

Vasco
Martín Silva, Rafael Galhardo, Breno, Werley e Fabrício; Bruno Silva, Desábato e Thiago Galhardo; Pikachu, Ríos e Wagner
Técnico: Zé Ricardo