Fla briga com River por topo no grupo e mando de campo nas oitavas

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Luciano Belford/AGIF

    O Flamengo está nas oitavas da Libertadores, mas busca a vantagem na próxima fase

    O Flamengo está nas oitavas da Libertadores, mas busca a vantagem na próxima fase

Bem longe do drama das últimas eliminações na Copa Libertadores, o Flamengo enfrenta o River Plate-ARG, nesta quarta-feira (23), com a vaga garantida nas oitavas de final. A última rodada da fase de classificação vale apenas o primeiro lugar do Grupo 4 para os clubes. Às 21h45 (de Brasília), argentinos e brasileiros duelam no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires.

De certa forma, o Rubro-negro chega aliviado na partida. Assim como os donos da casa, o Flamengo se classificou antecipadamente. O equatoriano Emelec e o colombiano Santa Fe ficaram pelo caminho. O temor na Gávea era depender do último jogo para impedir a repetição do vexame de uma eliminação precoce, o que aconteceu em 2012, 2014 e 2017.

Apesar do alívio, a busca pela primeira posição do grupo tem uma vantagem considerável. Se vencer, o Flamengo chegará aos 12 pontos e terá, ao menos nas oitavas de final, a possibilidade de jogar o segundo confronto contra o adversário sorteado em casa. A sequência, no entanto, dependerá da chave na qual o Rubro-negro for colocado.

Por outro lado, caso seja derrotado, o Flamengo terá uma vida bem complicada na fase eliminatória, já que avançará como um dos piores segundos colocados. Sendo assim, provavelmente decidirá sempre fora de casa o futuro na principal competição do continente.

Em tese, o jogo entre os dois gigantes não vale muito em Buenos Aires. Mas, pensando no aspecto que envolve uma trajetória longa na Libertadores, ganhar a partida terá peso importantíssimo na continuidade.

Os dois times chegam desfalcados ao confronto final. O Flamengo, por exemplo, não terá Diego, suspenso. A dupla de zaga titular formada por Réver e Juan está lesionada e também fora de combate. O atacante Geuvânio, por fim, foi mais um que não foi relacionado.

"Viajamos com muitos desfalques, mas o nosso grupo tem jogadores de qualidade para suprir as ausências", afirmou o atacante Vinicius Júnior.

"Queremos mostrar que não nos contentamos com o segundo lugar. Esperamos sair vitoriosos e com a liderança do grupo assegurada. Agora, a nossa única responsabilidade é tentar buscar a primeira posição. Não temos mais o peso da classificação", completou o meia Everton Ribeiro.

RIVER PLATE-ARG X FLAMENGO

Data/hora: 23/05/2018, às 21h5 (de Brasília)
Local: Monumental de Núñez, em Buenos Aires (Argentina)
Árbitro: Andrés Cunha (URU)
Auxiliares: Mauricio Espinosa (URU) e Nicolas Taran (URU)

River Plate-ARG
Armani; Montiel, Maidana, Pinola e Saracchi; Fernández, Ponzio, Enzo Pérez e Palacios; Scocco e Pratto
Técnico: Marcelo Gallardo

Flamengo
Diego Alves; Rodinei, Léo Duarte, Rhodolfo e Renê; Cuéllar, Jonas (Marlos Moreno), Lucas Paquetá, Everton Ribeiro e Vinicius Júnior; Henrique Dourado
Técnico: Maurício Barbieri

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos