Topo

Luan decide, Grêmio vence Defensor e fica com 2ª melhor campanha geral

Luan marcou o gol da vitória do Grêmio diante do time uruguaio, nesta quarta-feira, na Arena - Jeferson Guareze/AGIF
Luan marcou o gol da vitória do Grêmio diante do time uruguaio, nesta quarta-feira, na Arena Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

23/05/2018 21h06

O Grêmio furou a retranca do Defensor-URU, nesta quarta-feira (23), e fechou a fase de grupos como primeiro colocado da chave 1 da Libertadores. Com um gol de Luan no segundo tempo, o Tricolor superou um jogo cheio de dificuldades pela postura do rival e vários desfalques em sua equipe. O escore de 1 a 0 em Porto Alegre ainda garante o time gaúcho como segundo na classificação geral do torneio. Clique aqui e veja o gol da vitória.

Com 14 pontos, o Grêmio só fica atrás do Palmeiras (16 pontos). Assim, o Tricolor tem a vantagem de decidir em casa os confrontos de mata-mata a partir da próxima fase. Exceção feita a um eventual encontro com o clube paulista a partir das quartas de final da Libertadores. O adversário das oitavas será definido por sorteio.

No Paraguai, o Cerro Porteño venceu o Monagas-VEN por 3 a 2 e fechou o grupo como segundo colocado acumulando 13 pontos.

A vitória não foi fácil e se explica pelo contexto. Sem cinco titulares, o Grêmio improvisou Thonny Anderson como centroavante e sofreu diante de um esquema ultra defensivo do rival.

Quem decidiu: Luan

Meia-atacante acertou chute de longe, em ângulo difícil, e furou retranca. Durante o jogo, camisa 7 se movimentou e tentou levar o Grêmio à frente. Errou lances técnicos, mas também demonstrou empenho. Foi quem mudou a partida e garantiu a vitória.

Quem foi mal: Maicosuel

Outra chance e nova atuação abaixo do esperado. Mesmo com esforço, meia-atacante errou lances básicos e contribuiu muito pouco para o time. Foi o primeiro a sair da partida.

Grêmio sofre de novo com retranca

Ramiro disputa a bola com Maulella na partida entre Grêmio e Defensor, pela Libertadores - Jeferson Guareze/AGIF - Jeferson Guareze/AGIF
Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

O Grêmio repetiu problemas que se tornaram rotina nos últimos jogos. Muita posse de bola, presença perto da área do adversário e pouca (ou nenhuma) chance de gol. A postura do Defensor não ajudou, é verdade, mas os desfalques também afetaram o rendimento.

Sem cinco titulares, o time de Renato Gaúcho penou para quebrar o bloqueio do 5-4-1 adversário. A estratégia dos visitantes, por outro lado, não levou perigo a Marcelo Grohe.

Thonny Anderson disputa a bola pelo alto no jogo entre Grêmio e Defensor - Jeferson Guareze/AGIF - Jeferson Guareze/AGIF
Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

A estatística fala por si só. De acordo com a Conmebol, o Grêmio fechou o primeiro tempo com 80% de posse de bola e acertando 93% dos passes. Contudo finalizou somente três vezes e em nenhuma delas acertou o gol de Rodríguez. Zero chance de abrir o placar.

Depois do intervalo o Tricolor se lançou mais para o ataque e passou a tentar de outras formas. Conseguiu com Luan e um chute de fora da área. O expediente já havia sido tentado no início, mas sem efeito. Com o gol, o Grêmio ganhou confiança e o Defensor se fechou ainda mais.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 0 DEFENSOR-URU

Data e hora: 23/05/2018 (quarta-feira), às 19h15 (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 18.051 pessoas (16.189 pagantes)
Renda: R$ 471.869,00
Árbitro: Nicolás Gallo (COL)
Auxiliares: Humberto Clavijo (COL) e Dionisio Ruiz (COL)
Cartões amarelos: Ramiro (GRE); Cougo (DEF)
Gol: Luan, aos 20 minutos do segundo tempo (GRE)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Bressan, Kannemann e M. Oliveira (Paulo Miranda); Cícero, Maicon, Ramiro, Luan e Maicosuel (Lima); Thonny Anderson (Thaciano)
Técnico: Renato Gaúcho

DEFENSOR-URU: Rodríguez; Mathías Suárez, Maulella, Nicolas Correa, Santiago Carrera e Cougo; Cardacio, Rabuñal (Pablo López) e Matías Cabrera; Benavidez (Facundo Castro) e Waterman (Rivero)
Técnico: Eduardo Acevedo