Topo

Grêmio faz jogo apático, leva golaço e perde para o Estudiantes

AP Photo/Gustavo Garello
Imagem: AP Photo/Gustavo Garello

Do UOL, em Porto Alegre

07/08/2018 23h37

O Grêmio fez um jogo apático e perdeu para o Estudiantes, nesta terça-feira (7), por 2 a 1. A derrota em Quilmes, na grande Buenos Aires, passa pela atitude distinta dos dois times, mas também pelo golaço no início do primeiro tempo e erros em série do time gaúcho. O revés até poderia ser pior, mas foi minimizado pelo gol de Kannemann.

Veja os gols da partida.

Apaloaza e Campi fizeram para os argentinos e depois o Grêmio descontou. Com este placar, o time gaúcho precisa vencer na Arena para se classificar. O placar de 1 a 0 basta pelo gol qualificado. Já o Estudiantes pode jogar pelo empate no Brasil.

Grêmio e Estudiantes voltam a se enfrentar no dia 28, em Porto Alegre. Quem passar, encara o ganhador do confronto Atlético Tucumán-ARG x Atlético Nacional-COL nas quartas de final.

A escalação do Grêmio teve duas novidades: Marcelo Oliveira e Pepê. Mas a jornada ruim não passou por eles. Devorado por um começo elétrico do Estudiantes, o time gaúcho acumulou erros técnicos e teve meio-campo inoperante. Até melhorou depois do intervalo e a expulsão de Zuqui fez a equipe de Renato Gaúcho pressionar no final.

Quem brilhou: Apaloaza

Juan Francisco Apaloaza foi um dos cinco jogadores inscritos pelo Estudiantes para as oitavas de final e recebeu a confirmação de registro no dia do jogo contra o Grêmio após erro da AFA. Aos 21 anos, ele marcou um golaço no quarto jogo como profissional. Esbanjou técnica.

Quem decepcionou: Luan

Pedra angular do estilo de jogo do Grêmio, meia-atacante fez jogo para lá de discreto. Sem Luan, o ataque ficou isolado. A falta de criatividade e movimentação dele ajudou a levar o time gaúcho a uma atuação sem brilho.

Estudiantes aperta e faz golaço

Jogadores do Estudiantes comemoram gol contra o Grêmio em jogo da Libertadores - AFP PHOTO / JAVIER GONZALEZ TOLEDO - AFP PHOTO / JAVIER GONZALEZ TOLEDO
Imagem: AFP PHOTO / JAVIER GONZALEZ TOLEDO

O time da casa entrou com marcação alta e tirou o Grêmio de sua zona de conforto. Com o Estudiantes apertando a saída, o time gaúcho errou troca de passes do lado direito da área e assistiu Apaloaza acertar um lindo chute. Com efeito, a batida botou a bola no ângulo esquerdo de Marcelo Grohe. A finalização qualificada mudou a partida.

Grêmio sucumbe rápido

André lamenta chance perdida durante Estudiantes x Grêmio pela Libertadores - AP Photo/Gustavo Garello - AP Photo/Gustavo Garello
Imagem: AP Photo/Gustavo Garello

A desvantagem fez o Grêmio sucumbir rápido. O jogo de posse de bola se transformou em estratégia inócua, com muitos passes laterais e ausência no campo de ataque. A atuação foi definhando a medida que o Estudiantes se jogava mais à frente. Sempre criativo e dinâmico, o ataque do time gaúcho não levou perigo algum com bola rolando. Sequer esteve perto da área.

Maicon perde a cabeça

Maicon empurra Campi durante Estudiantes x Grêmio e acaba levando o cartão amarelo - Marcelo Endelli/Getty Images - Marcelo Endelli/Getty Images
Imagem: Marcelo Endelli/Getty Images

O pior momento do jogo ocorreu pouco antes de o Estudiantes abrir 2 a 0. Ansioso, o Grêmio acumulou erros técnicos e de tomada de decisão. Maicon, no meio disso tudo, discutiu e partiu para cima de Zuqui em busca da bola para cobrança rápida de falta. No bate-boca, o capitão escapou de um cartão vermelho e foi apenas advertido com amarelo.

Geromel protagoniza cena rara

Dentre tantas atuações decepcionantes, a de Geromel não passa em branco. O zagueiro errou o passe que originou o primeiro gol do Estudiantes e ainda foi facilmente driblado em outra jogada de ataque dos donos da casa. Também houve lance em que o camisa 3 toca com a mão na bola dentro da área, mas a arbitragem não entende como pênalti e manda seguir.

Kannemann dá esperança

Kannemann comemora gol do Grêmio contra o Estudiantes pela Copa Libertadores - Marcelo Endelli/Getty Images - Marcelo Endelli/Getty Images
Imagem: Marcelo Endelli/Getty Images

Pouco antes do intervalo, Kannemann deu um fio de esperança. O zagueiro aproveitou rebote de Andújar e marcou o gol que devolveu o Grêmio ao jogo. A jogada nasceu de escanteio cobrado por Luan, com desvio de André e defesa do goleiro argentino. 

Jael, Marinho e Douglas

Com uma dose maior de atitude, o Grêmio fez um jogo mais próximo do seu nível na etapa final. André perdeu grande chance logo no começo e, antes dos 20 minutos, Renato passou a mudar no time. Primeiro, botou Jael na vaga de André. Depois, mandou Marinho no lugar de Pepê e puxou Ramiro para esquerda. Por fim, sacou Luan e lançou Douglas.

A expulsão de Zuqui fez o Estudiantes se fechar ainda mais. Antes, o time da casa já dava sinais de que administrava o escore favorável e esperava por uma brecha em contra-ataque. Ainda assim, a posse não teve profundidade e o empate ficou apenas no sonho.

FICHA TÉCNICA
ESTUDIANTES 2 X 1 GRÊMIO

Data e hora: 07/08/2018 (terça-feira), às 21h45 (Brasília)
Local: estádio Centenario Ciudad de Quilmes, em Quilmes (ARG)
Árbitro: Andres Cunha (URU)
Auxiliares: Nicolas Taran (URU) e Mauricio Espinosa (URU)
Cartões amarelos: Lucas Rodríguez, Zuqui, Erquiaga, Sanchez (EST); Kannemann, Maicon (GRE)
Cartão vermelho: Zuqui (EST)
Gols: Apaolaza, aos 8 minutos do primeiro tempo (EST); Campi, aos 37 minutos do primeiro tempo (EST); Kannemann, aos 43 minutos do primeiro tempo (GRE)

ESTUDIANTES: Andújar; Sanchez, Jonatan Schunke, Campi e Erquiaga (Noguera); Fernando Zuqui, Ivan Gomez, Lucas Rodríguez, Luguercio (Lattanzio) e Apaolaza; Matias Pellegrini (Cassini)
Técnico: Leandro Benítez

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Maicon, Cícero, Ramiro, Luan (Douglas) e Pepê (Marinho); André (Jael)
Técnico: Renato Gaúcho