Santiago receberá primeira final da Copa Libertadores em jogo único em 2019
Santiago, capital do Chile, foi a cidade escolhida para receber, em 2019, a primeira final de Copa Libertadores decidida em partida única. A Conmebol anunciou a decisão nesta terça-feira (14), após reunião do conselho da entidade sul-americana, em Luque, no Paraguai.
A decisão da Copa Sul-Americana do ano que vem, que também sofrerá alteração de formato e ocorrerá em jogo único, será em Lima, no Peru. Ambas as competições, assim, repetem o modelo em vigor na Europa com a Liga dos Campeões e a Liga Europa - final única e campo neutro.
Além de Santiago, outras duas cidades concorriam à sede do jogo final da Libertadores no ano que vem: Montevidéu (Uruguai) e Lima. A escolha, de acordo com nota divulgada pela Conmebol, levou em contra critérios como: capacidade de organização, logística, segurança, tecnologia, aspectos políticos, sociais, ambientais e legais, capacidade hoteleira, mobilidade e situações favoráveis para direitos comerciais e de transmissão de TV.
Membros da Conmebol inspecionaram as postulantes por dois dias e meio, de acordo com a entidade.
"Essas decisões atendem o objetivo estratégico de promover o desenvolvimento esportivo do futebol sul-americano com mais recursos, mais investimentos e melhores padrões em todos os níveis", explicou Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.
"Além de gerar mais receita para ser reinvestida no desenvolvimento esportivo, as finais únicas serão uma grande oportunidade para que a América do Sul dê um grande salto em infraestrutura esportiva, organização de eventos, controles de segurança, conforto e atenção nos estádios, e na promoção regional e mundial dos nossos torneios, clubes e jogadores", completou o dirigente.
Desta forma, o formato tradicional da Libertadores e da Sul-Americana, com jogos de ida e volta para a definição do campeão, será utilizado pela última vez em 2018.
Embora não tenha projetado uma data no comunicado emitido nesta terça, a final da Libertadores de 2019 deverá ocorrer em 23 de novembro, um sábado.
39 Comentários
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
ja é alguma mudança mesmo com cem anos de atraso!!
Lamentável, decisão desastrosa para o futebol Sul-americano essa entidade jamais pensou em fazer algo de proveitoso para o futebol e agora vem com essa decisão esdrúxula e medíocre. Se realmente quisessem fazer algo de útil poderiam começar criando mecanismos para proteger os clubes desse assédio aos seus jovens bons valores que estão cada vez mais cedo deixando os clubes, tb poderiam melhorar as condições dos Estádios, gramados, arbitragem, questões disciplinares d jogadores e torcedores, melhor bonificação para os CLUBES, etc.. Copiar essa inútil medida para agradar interesses suspeitos nessa canetada de dirigentes pouco afeitos a melhoria do futebol, é preocupante. Essa decisão vai justamente d encontro com as antigas gestões da CONMEBOL q sempre prejudicaram os clubes brasileiros, e agora + do q isso querem equilibrar artificialmente a competição.Triste é clubes e mídia aceitarem as justificativas desses inúteis.