Topo

Jean Pyerre ganha pontos no Gre-Nal e reforçará Grêmio na Libertadores

Meia foi promovido ao grupo principal em julho e será inscrito antes das quartas de final - Lucas Uebel/Grêmio
Meia foi promovido ao grupo principal em julho e será inscrito antes das quartas de final Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

11/09/2018 04h00

Jean Pyerre entrou no lugar de Luan no Gre-Nal 417 e foi a boa notícia do Grêmio no clássico. Depois de quase ser emprestado, o meia-atacante foi promovido ao elenco principal e ganhou ainda mais pontos pela atuação no Beira-Rio. Até sexta-feira, o nome dele será incluído na lista de inscritos do clube gaúcho para disputa das quartas de final da Libertadores.

Matheus Henrique, outro jovem que subiu ao time principal recentemente, será inscrito também. Ele e Jean Pyerre deverão assumir as vagas de Jailson e Hernane Brocador, agora no Fenerbahce-TUR e mp Sport, respectivamente.

Aos 20 anos, Jean Pyerre entrou em campo aos 29 minutos do segundo tempo. No primeiro lance, tabelou na intermediária e tentou o passe em profundidade. No minuto seguinte, arriscou chute de média distância e obrigou Marcelo Lomba a trabalhar. Pouco depois, entrou na área e quase acertou finalização de primeira como complemento de cruzamento da direita.

Além da qualidade técnica, a personalidade chamou atenção. O camisa 31 não se intimidou e com o contexto desfavorável, rivalidade e entrada no lugar do principal nome do time.

"O Luan teve um problema durante a semana e treinou quase nada. Aliás, o Jean entrou mal para caramba, né? Ele entrou muito bem. O Luan foi até onde podia", disse Renato Gaúcho.

Considerado um case de sucesso nas categorias de base do Grêmio por estar no clube desde os nove anos e com passagem por todas as etapas de formação, Jean Pyerre jogou as primeiras partidas profissionais em 2017. Enquanto o time principal se preparava para a reta final da Libertadores, o meia ganhou oportunidade. Neste ano, esteve com o time de transição no início do Campeonato Gaúcho, mas decepcionou. As atuações abaixo do esperado fizeram ele não ser promovido ainda no primeiro semestre, como uma espécie de castigo.

Em março, o Atlético-PR tentou o empréstimo de Jean Pyerre. O negócio quase aconteceu, mas acabou sendo cancelado. A promessa seguiu nas equipes inferiores até julho, quando foi chamado por Renato Portaluppi para aumentar a lista de opções ofensivas.

"O Jean a gente está tentando corrigir algumas coisas nele, tem muita qualidade e vai acrescentar. Pela qualidade dele, em pleno Gre-Nal… Ele sabe jogar chegando na área do adversário. Eu tentei isso com o Arthur lá atrás: quanto mais perto da área rival, melhor. Ele chega bastante, tem essa característica e qualidade", disse Renato Gaúcho.

O Grêmio enfrenta o Tucumán-ARG nas quartas de final da Libertadores nos dias 18 de setembro e 2 de outubro. Com melhor campanha na fase de grupos, o time gaúcho joga a segunda partida em Porto Alegre. Quem vencer, encara o ganhador do confronto entre River Plate e Independiente nas semifinais.