Topo

Grêmio goleia Tucumán e pega River Plate na semi da Libertadores

Lucas Sabino/AGIF
Imagem: Lucas Sabino/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

02/10/2018 23h38

O Grêmio confirmou classificação à semifinal da Libertadores 2018 em grande estilo. Nesta terça-feira (2), o time gaúcho fez 4 a 0 em cima do Atlético Tucumán-ARG, em Porto Alegre. No jogo de ida, a equipe de Renato já havia vencido por 2 a 0. Agora, o adversário é o River Plate, que eliminou o Independiente horas antes.

Assista aos gols de Grêmio 4 x 0 Atlético Tucumán-ARG

A vitória do Grêmio veio com os gols de Luan, Cícero, Alisson e Jael. Dois deles foram de pênalti, mas com bola rolando o time criou muito.

Ainda no primeiro tempo, o Grêmio superou pressão alta do Tucumán e ainda viu o goleiro Lucchetti ser expulso com auxílio do VAR. Na etapa final, o domínio virou atropelo. Nem a ausência de Léo Moura, que fez o time gaúcho atuar com 10, pesou.

Os confrontos entre Grêmio e River Plate ainda terão datas confirmadas pela Conmebol, mas devem ocorrer nos dias 24 de outubro e 1º de novembro. O jogo de ida será em Buenos Aires e a partida de volta em Porto Alegre.

Quem brilhou: Luan

Meia-atacante distribuiu passes, marcou um gol e deu assistência para outro. No decorrer do jogo, ainda aplicou chapéu e caneta em marcadores. Mostrou nível parecido com aquele de 2017, quando era o principal jogador do Grêmio.

VAR expulsa argentino de novo

Assim como ocorreu no jogo de ida, na interior da Argentina, o árbitro de vídeo auxiliou e definiu a expulsão de um jogador do Tucumán. Lucchetti recebeu cartão vermelho após cometer pênalti em Alisson, no final do primeiro tempo.

A curiosidade é que nas duas ocorrências, na Argentina e no Brasil, o jogador atingido foi Alisson. E ambos os lances ocorreram no fim do primeiro tempo.

Uniformes parecidos

Os dois times atuaram os 90 minutos com as mesmas roupas, mas houve reclamação nas redes sociais. O tom dos uniformes de Grêmio e Tucumán, com azul como cor base, incomodou. As meias e calções pretos do time gaúcho quebraram o quadro monocromático.

Grêmio precisa de tempo para encaixar

Thaciano e Matheus Henrique apertam marcação durante duelo entre Grêmio e Atlético Tucumãn - Lucas Sabino/AGIF - Lucas Sabino/AGIF
Matheus Henrique começou com Thaciano ao lado, mas depois Grêmio mudou
Imagem: Lucas Sabino/AGIF

A escalação inédita (Ramiro foi vetado pelos médicos e se juntou a Maicon, suspenso, como desfalque) cobrou seu preço. Com um meio-campo mais leve e sem tanto poder de marcação, o Grêmio precisou de alguns minutos para se encaixar. Matheus Henrique trocou de companhia rapidamente. Thaciano foi adiantado e Cícero recuado. Com isso, o setor melhorou e reduziu espaços. Também elevou o poder de fogo.

Tucumán aproveita para arriscar

Andrés Lamas, do Atlético Tucumán, arma chute de frente para a marcação de Léo Moura - Lucas Sabino/AGIF - Lucas Sabino/AGIF
Time argentino começou jogo arriscando muitos chutes de fora da área
Imagem: Lucas Sabino/AGIF

A estratégia do Atlético Tucumán era clara: tentar um gol cedo para mudar o cenário. Foram mais de cinco chutes de média e longa distância na arrancada do jogo. O time argentino explorou a adaptação do Grêmio para apertar e criar. Mas sempre com chutes fortes de longe.

Velocidade põe Grêmio no jogo

Antes dos 20 minutos, o Grêmio já estava no jogo como de costume. A velocidade de Everton, primeiro em passe de Luan e depois em lançamento longo de Cícero, levou o time à frente. O gol chegou apenas aos 36 minutos e com outro fundamento: cruzamento de Léo Moura que foi escorado por Thaciano e finalizado por Luan.

Segundo tempo em ritmo de treino

A vantagem numérica e superioridade técnica fizeram o jogo ficar com cara de treino. O Tucumán não se fechou e o Grêmio agradeceu aos espaços concedidos. Alisson fez o terceiro gol e o time gaúcho ainda teve oportunidades incríveis. Em uma delas, chegou a ter quatro jogadores contra apenas um marcador. Nos acréscimos, Jael cobrou pênalti e fechou o placar.

Léo Moura sente e Grêmio fica com 10

Nos últimos minutos do jogo, Léo Moura sentiu dores na panturrilha esquerda e não conseguiu seguir. Como o Grêmio já havia feito as três substituições, o time gaúcho terminou a partida com 10 jogadores em campo.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 4 X 0 ATLÉTICO TUCUMÁN-ARG

Data e hora: 02/10/2018 (terça-feira), às 21h45 (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Roberto Tobar (CHI)
Auxiliares: Christian Schiemann (CHI) e Cláudio Rios (CHI)
Árbitro de vídeo: Julio Bascuñan (CHI)
Cartão vermelho: Lucchetti (TUC)
Gols: Luan, aos 36 minutos do primeiro tempo (GRE); Cícero, aos 44 minutos do primeiro tempo (GRE); Alisson, aos 7 minutos do segundo tempo (GRE); Jael, aos 46 minutos do segundo tempo (GRE)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann (Paulo Miranda) e Bruno Cortez; Matheus Henrique, Cícero, Alisson (Douglas), Thaciano e Everton (Jael); Luan
Técnico: Renato Gaúcho

ATLÉTICO TUCUMÁN-ARG: Lucchetti; San Román, Cabral, Lamas (Patrón) e Abero; Acosta, Mercier, Aliendro e David Barbona (Alejandro Sanchez); Rodríguez e Leandro Díaz (Leyes)
Técnico: Ricardo Zielinski