Topo

Promessa do River encara fofocas, chega à seleção e sonha com Libertadores

Aos 19 anos, Exequiel Palacios é a grande sensação do Campeonato Argentino - Marcelo Endelli/Getty Images
Aos 19 anos, Exequiel Palacios é a grande sensação do Campeonato Argentino Imagem: Marcelo Endelli/Getty Images

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo

02/10/2018 04h00

No Brasil, o Boca Juniors costuma causar mais preocupação quando o assunto é a Copa Libertadores da América. Mas é bom os brasileiros que ainda estão vivos na competição continental abrirem os olhos para o embalado River Plate. Já são 30 partidas de invencibilidade no ano - a última derrota foi em fevereiro -, incrementadas por uma defesa sólida, um elenco robusto e o talento de uma grande promessa do futebol argentino: Exequiel Palacios.

De volta ao Monumental de Núñez nesta terça-feira, às 19h30, ele quer decidir mais um clássico argentino na Libertadores. O rival das quartas de final é o Independiente, depois do empate sem gols no jogo de ida, em Avellaneda. O meio-campista, que completará apenas 20 anos nesta sexta, já foi essencial para eliminar o Racing nas oitavas, também depois de um 0 a 0 no primeiro confronto. O gol na volta, em que rouba a bola na defesa e aparece na área adversária para finalizar com categoria, é o retrato de seu futebol.

"Já estou há quase uma década no clube. Me formei como atleta e estou me formando como ser humano. Estou muito feliz de estar vivendo um momento como este. Quero aproveitar ao máximo", celebra o camisa 15, que passou por todas as categorias de base do clube argentino.

Palacios começou a aparecer no elenco profissional no fim de 2015, ainda aos 16 anos. Mas foi em 2018 que o técnico Marcelo Gallardo resolveu apostar de vez no jovem de 1,70m de altura. Com ele, o River só foi derrotado uma vez na temporada. E um time que custava a se encontrar passou a ter fôlego para marcar e criar. Uma receita que fez da joia o grande nome de uma vitória convincente sobre o Boca, em La Bombonera, há dez dias. 

Jornalistas e torcedores se empolgaram com a atuação de Palacios, que estreava na casa do arquirrival com naturalidade assustadora. O golaço de Pity Martínez, que abriu os 2 a 0 para o River, nasceu de uma investida do prodígio ao ataque. O incansável volante Wilmar Barrios não o encontrava em campo, enquanto o rápido Cristian Pavón foi desarmado com facilidade quando tentava recolcar o Boca na partida.

Atuação contra o Boca Juniors em La Bombonera foi muito elogiada - Marcelo Endelli/Getty Images - Marcelo Endelli/Getty Images
Atuação contra o Boca Juniors em La Bombonera foi muito elogiada
Imagem: Marcelo Endelli/Getty Images

Respostas como essa apresentada em La Bombonera já fazem com que Palacios tenha lugar na seleção principal da Argentina em meio à renovação promovida pelo interino Lionel Scaloni, que ainda não conta com o astro Lionel Messi, após o fracasso da seleção local na Copa do Mundo da Rússia. O jogador do River já soma duas partidas como titular - contra Guatemala e Colômbia - e deve enfrentar o clássico com o Brasil na próxima data de amistosos da Fifa.

As consequências das atuações do meio-campista passam pela pressa dos dirigentes para renovar seu contrato. O vínculo atual termina em 2021 e tem multa rescisória estipulada em 15 milhões de euros (quase R$ 70 milhões na cotação atual). O River, que tem 75% dos direitos econômicos da promessa, quer uma renovação até 2023 e dobrar o valor da multa. Só não pense que será fácil.

"Com o nível que Exequiel está jogando, não vai durar muito no River. Não existem muitos jogadores assim nem na Europa, muito menos com 19 anos", avisou o agente Renato Corsi, à rádio Rivadavia.

Mas o caminho de quem tão cedo vai do anonimato à fama também traz problemas. Palacios tem sido protagonista de programas de fofoca na TV argentina. Já apareceram pelo menos dois supostos relacionamentos com sub-celebridades locais, como uma ex-mulher do tempo e uma modelo. O jogador, na teoria, tem uma namorada. Para evitar novos problemas, seu empresário resolveu dar um novo número de celular para o cliente.

"Os pais dele ficaram muito bravos com essa história toda. Tive até que procurar a produção de um programa e pedir que não falassem mais dele. Eles prometeram que iriam esquecer. A exposição midiática fez com que mudássemos de telefone", contou Renato Corsi.

Apostar e fazer virar jovens como Palacios tem sido uma rotina na carreira de Marcelo Gallardo como técnico do River. O ex-jogador assumiu o posto em agosto de 2014, conquistou seis títulos e fez explodir nomes como Lucas Alario, Sebastián Driussi e Matías Kranevitter. Só com esse trio, todo negociado com clubes da Europa, fez a equipe de Buenos Aires honrar o apelido de "Millonarios": foram quase R$ 210 milhões recebidos.