Topo

Rádio apostou em narração zen e cardiologista na 1ª final da Libertadores

Boca e River abriram a final da Libertadores em uma Bombonera lotada no último domingo - Amilcar Orfali/Getty Images
Boca e River abriram a final da Libertadores em uma Bombonera lotada no último domingo Imagem: Amilcar Orfali/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/11/2018 04h00

A primeira final da Copa Libertadores entre Boca Juniors e River Plate parou a Argentina e encheu de tensão as torcidas das duas equipes e também de muito fã de futebol. Ciente desse clima de nervosismo, uma rádio decidiu fazer uma transmissão voltada para quem não pode abusar do coração. Nasceu, assim, uma narração zen com direito até a um cardiologista como comentarista.

A autora desse projeto foi uma emissora de transmissão AM na Argentina chamada “Radio Colonia”. Um cuidado especial inicial foi a trilha sonora usada junto com a narração: em vez do som ambiente da Bombonera lotada, a rádio optou por uma música relaxante, tocada ininterruptamente durante todo o jogo.

Mas não parou por aí. Os narradores também se adaptaram ao novo cenário. Eduardo Caimi e Leo Uranga, responsáveis por levar a ideia adiante, adotaram uma entonação suave, com tons moderados e sem sobressaltos na primeira final. Nem as narrações dos gols se tornaram exceção. Emoção e gritariam deram lugar a uma improvável serenidade.

Para completar o curioso projeto, os jornalistas convidaram para a transmissão um cardiologista. Durante a partida, o médico especialista em cuidar do coração deu dicas e conselhos para os ouvintes, colocando a saúde em primeiro lugar e deixando a emoção do futebol como coadjuvante.

A rádio não divulgou o alcance de sua transmissão da primeira final e nem se obteve o retorno esperado com o projeto, que contou com o apoio da Sociedade Argentina de Cardiologia.

O fato é que a Radio Colonia provavelmente entrou para a história com uma narração insólita para uma final de Libertadores entre Boca e River, principalmente se levadas em consideração as emoções da partida que terminou empatada por 2 a 2, no último domingo. As duas equipes decidem o título no próximo dia 24. E aí o teste cardíaco deverá ser ainda mais exigente.