UOL Esporte Liga dos Campeões
 
29/09/2009 - 17h38

Fiorentina vence e freia embalo do Liverpool; Lyon goleia e lidera grupo E

A Fiorentina "ignorou" o momento conturbado fora de campo e a excelente fase do Liverpool na temporada para se recuperar na Liga dos Campeões. Com dois gols de Jovetic, derrotou rival inglês por 2 a 0, em Florença, pela segunda rodada do grupo E. Já o Lyon não encontrou dificuldade para golear o Debreceni por 4 a 0, em plena Budapeste, e assumir a liderança isolada da chave com 100% de aproveitamento.

Para o time italiano, o resultado positivo demonstra que a recente renúncia do presidente Andrea Della Valle é assunto do passado. Venceu e conheceu seus três primeiros pontos, três a menos que o primeiro colocado Lyon, do brasileiro Cris. Já o Liverpool segue com três e também vê freado seu bom momento. Havia vencido suas últimas seis partidas --Inglês, Copa da Liga Inglesa e Liga dos Campeões.

Diante disso, o elenco dos brasileiros Fábio Aurélio e Lucas, que iniciaram como titulares, pretendia surpreender a Fiorentina. Até iniciou com maior tempo de posse de bola. Mas o time de Florença criava mais e levava perigo. Até a metade do primeiro tempo, por exemplo, já havia criado sete oportunidades, enquanto os ingleses não tinham dado uma finalização sequer.

A postura dos italianos deu certo. Aos 28min, Jovetic foi lançado e tocou na saída de Reina. Era tudo que a equipe treinada por Cesare Prandelli precisava. Passou a encontrar mais espaços. Já a equipe inglesa teve pouco tempo para se recuperar. Aos 37min, o próprio Jovetic desviou chute forte de Vargas e fez o segundo do elenco de Florença.

O Liverpool não tinha alternativa. Voltou mais agressivo para o segundo tempo. Gerrard e Torres tentavam, mas não conseguiam furar o bloqueio defensivo dos italianos. Quando conseguiam, o goleiro Frey se mostrou seguro. Para se ter ideia, o elenco inglês teve dez escanteios. No entanto, foram insuficientes para evitar o primeiro revés na fase de grupos da competição.

Lyon ganha com facilidade

O Lyon não se incomodou com o fato de atuar em Budapeste. Aliás, sentiu-se em "casa" e praticamente definiu sua segunda vitória na Liga ainda na etapa inicial. Logo aos 3min, o sueco Kallstrom anotou o primeiro dos franceses. Dez minutos mais tarde, Pjanic ampliou. Esse era o panorama da partida. O Debreceni se limitava em evitar uma goleada. Já os franceses atacavam. E faziam gols. Aos 24min da etapa inicial, Govou fez 3 a 0.

"Foi uma vitória importante e que pode ser fundamental para a nossa classificação para a fase de mata-mata. Além de termos conseguido manter os 100% de aproveitamento, fizemos um bom saldo de gols. Estamos em grupo difícil e equilibrado e, por isso, qualquer vantagem será muito importante para classificar", analisou Ederson, meio-campista do Lyon.

Pouca coisa mudou no segundo tempo. Aos 6min, Gomis marcou o quarto do Lyon e selou uma tranquila goleada. A terceira rodada do grupo E está agendada para o dia 20 de outubro. A Fiorentina vai até Budapeste para enfrentar o lanterna Debreceni. Já o Liverpool tentará sua reabilitação diante dos franceses, no estádio Anfield

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host