UOL Esporte Liga dos Campeões
 
03/11/2009 - 19h37

Bordeaux vence Bayern, classifica-se e complica alemães; Juve bate lanterna

O atual campeão francês é o primeiro integrante do grupo A da Liga dos Campeões da Europa a se garantir nas oitavas de final. Nesta terça-feira, o Bordeaux superou o Bayern de Munique por 2 a 0 em plena Allianz Arena e, com duas rodadas de antecipação, assegurou a vaga na etapa seguinte. Quem também se aproximou da classificação foi a Juventus, que no outro jogo da chave superou o Maccabi Haifa, em Israel, por 1 a 0.

OS RETRATOS DO GRUPO A

  • John Macdougall/AFP

    Bordeaux vibra com vaga...

  • Michaela Rehle/Reuters

    ... Bayern de Munique lamenta...

  • Darren Whiteside/Retures

    ... e Juve se aproxima das oitavas

Líder do grupo A, o Bordeaux chegou nesta quarta rodada aos dez pontos ganhos e não pode mais ser alcançado pelo Bayern, que seguiu em terceiro com quatro. Mesmo que os alemães triunfem seus dois próximos jogos, não alcançariam os rivais pelo primeiro critério de desempate: o confronto direto. Os franceses venceram as duas partidas - na rodada passada, por 2 a 1 no estádio Chaban-Delmas.

Comandado pelo ex-zagueiro Laurent Blanc, o Bordeaux começou a selar sua classificação nesta terça com seu principal jogador: Yoann Gourcuff. O meia, ex-Milan, marcou o primeiro para os visitantes aos 37min do primeiro tempo, aproveitando uma falta cobrada pelo meia brasileiro Wendel e aparecendo livre na pequena área para cabecear.

No segundo tempo, enquanto o técnico Louis van Gaal tentava dar dinâmica ao ataque do Bayern com a troca de Miroslav Klose por Arjen Robben, Blanc via o Bordeaux conduzir o resultado durante toda a etapa. Nos acréscimos, o atacante Marouane Chamakh fechou a contagem tirando proveito do desespero dos donos da casa.

Enquanto o Bayern ia ao ataque na base do desespero em busca do empate, a zaga do Bordeaux aliviou o perigo com um chutão despretencioso do volante Fernando. A bola sobrou no campo de ataque; Chamakh venceu na corrida seu único marcador, passou pelo goleiro Hans-Jörg Butt - já na intermediária -, invadiu a área e completou para o gol vazio.

Juve fica perto da vaga

A situação do Bayern na Liga dos Campeões ficou ainda mais complicada em decorrência do triunfo da Juventus. A equipe alvinegra de Turim foi a Israel para superar o lanterna Maccabi Haifa pela contagem mínima e abrir uma boa vantagem na vice-liderança do grupo A.

A vitória da Vecchia Signora também teve um toque brasileiro. O meia Diego fez um lançamento preciso para o lateral uruguaio Martín Cáceres, que cruzou na área para Camoranesi completar, de carrinho, aos 47min da etapa inicial.

A Juve subiu nesta quarta para os oito pontos, quatro a mais sobre o Bayern - e com apenas mais seis pontos em disputa. Já o Maccabi Haifa, sem pontos, não possui mais chances matemáticas de passar às oitavas de final. O clube israelense aspira apenas ao terceiro lugar, que lhe valeria a ida para a Liga Europa.

A quinta rodada do grupo A será realizada dentro de três semanas, em 25 de novembro - uma quarta-feira. No dia em questão, Bordeaux abre as portas do Chaban-Delmas para receber a Juventus, enquanto o Bayern de Munique atua mais uma vez na Allianz Arena, mas dessa vez para medir forças com o Maccabi Haifa. Os alemães precisam da vitória e, também, de um tropeço da Juve para seguir sonhando.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host