UOL Esporte Liga dos Campeões
 
17/08/2010 - 17h36

Na estreia de André, Dínamo de Kiev empata com Ajax nas eliminatórias da Liga

Do UOL Esporte
Em São Paulo

ELIMINATÓRIAS DA LIGA DOS CAMPEÕES

  • Konstantin Chernichkin/Reuters

    Shevchenko (esq), terceiro maior artilheiro da Liga dos Campeões, iniciou como titular no Dínamo.

  • Pascal Lauener/Reuters

    Na Suíça, o time do Young Boys (f) surpreendeu o Tottenham e abriu três gols de vantagem.Depois, os ingleses diminuíram o prejuízo para 3 a 2.

Menos de duas semanas após conquistar a Copa do Brasil pelo Santos e sete dias após atuar pela primeira vez com a camisa da seleção brasileira, o atacante André fez sua estreia pelo Dínamo de Kiev nesta terça-feira, pela última fase eliminatória da Liga dos Campeões, em duelo contra o Ajax. Isolado no ataque, o jogador - que entrou na metade do segundo tempo - pouco participou do empate por 1 a 1 entre as equipes, disputado na Ucrânia.

Já o Tottenham, do brasileiro Gomes, se recuperou de um vexame e, depois de sofrer três gols antes dos 30min do primeiro tempo, diminuiu o prejuízo e perdeu apenas por 3 a 2 para o modesto Young Boys, na Suíça.

No primeiro confronto do dia pelas eliminatórias da Liga, disputado na Rússia, o Zenit ‘cansou’ de perder gols e deixou escapar a chance de conseguir uma ampla vantagem diante do Auxerre. De cabeça, Alexander Kerzhakov fez o único gol da vitória de 1 a 0 do time russo. Já o Zilina praticamente garantiu vaga ao vencer o Sparta Praga fora de casa, por 2 a 0, enquanto o Rosenborg venceu o Kobenhavn, por 2 a 1, na Noruega.

André estreia

A partir do apito inicial no estádio Valeri Lobanovski, o Ajax adotou uma postura totalmente defensiva e viu a equipe da casa tomar conta do jogo. Porém, a pressão do Dínamo não se mostrou eficiente e, com o passar do tempo, foi o time holandês quem começou a dominar a partida e criar as melhores chances de gol, ambas com o atacante Suárez.

Na primeira delas, Suárez – um dos destaques da seleção uruguaia na Copa do Mundo da África – recebeu na entrada da área e, com pouco ângulo, acertou um belo chute cruzado de esquerda, exigindo uma excelente defesa do goleiro Koval, de apenas 17 anos. Na outra, pelo lado direito, Suárez deu um ‘drible da vaca’ no defensor e soltou a bomba, mas Koval salvou mais uma vez o Dynamo.

Na segunda etapa, a situação ficou ainda mais complicada para os anfitriões. Garmash recebeu o segundo cartão amarelo após falta infantil e deixou sua equipe com um jogador a menos. No lance seguinte, o zagueiro Vertonghen desviou de cabeça cobrança de falta da intermediária, superando Koval e abrindo o placar em Kiev. 1 a 0 Ajax.

Porém, em lance totalmente despretensioso, o Dínamo ‘achou’ um gol e conseguiu chegar ao empate. Koval cobrou tiro de meta e Oleguer acabou desviando de cabeça para trás; Oleg Gusev ganhou na corrida e mandou para as redes. Já aos 24min, veio o tão esperado momento para os brasileiros e principalmente para os torcedores santistas: a estreia de André com a camisa do Dínamo.

O jogador entrou no lugar de Yarmolenko. Porém, com seu time com dez homens em campo, André ficou isolado na frente e pouco tocou na bola, precisando mais se preocupar com a marcação do que com as ações ofensivas de sua equipe. Ele ainda arriscou uma cobrança de falta, mas mandou por cima do gol.

Tottenham se recupera

O Tottenham sofreu com o gramado sintético do estádio Wankdorf, na Suíça, diante do Young Boys, especialmente nos 45min iniciais. O goleiro Gomes nada pôde fazer em nenhum dos três gols sofridos ainda no primeiro tempo pelo seu time, que conseguiu descontar de cabeça com Bassong, aos 42min, e diminuiu a vantagem dos suíços para 3 a 1.

No final da segunda etapa, Roman Pavlyuchenko marcou mais um para o Tottenham e deixou o time inglês em situação mais confortável para a sequência da disputa. Portanto, no jogo de volta, que acontece na Inglaterra, o time do brasileiro Gomes precisa de uma vitória simples para avançar para a fase de grupos da Liga dos Campeões, que tem início no dia 14 de setembro.

 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host