Topo

Barcelona é o único 'grande' a vencer, e Messi é exaltado em rodada da Liga

Lionel Messi (e) comandou a classificação do Barcelona para as oitavas de final da Liga - REUTERS/Thierry Roge
Lionel Messi (e) comandou a classificação do Barcelona para as oitavas de final da Liga Imagem: REUTERS/Thierry Roge

Do UOL Esporte

Em São Paulo

02/11/2011 10h20

Chelsea, Arsenal, Porto e Milan. Todos clubes grandes da Europa e principais candidatos a classificação à próxima fase em seus grupos da Liga dos Campeões. Porém, nenhum deles venceu na rodada desta terça-feira, a 1ª dos jogos de volta. O único que honrou a condição de gigante foi novamente o Barcelona, que teve Messi marcando três na goleada de 4 a 0 sobre o Viktoria Plzen, e de quebra garantiu também passagem do Milan as oitavas de final.

Melhor time do mundo, segundo ranking divulgado nesta quarta-feira, pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, o Barcelona segue passando fácil por seus adversários, sempre comandado pelo craque argentino Messi, que superou a marca de 200 gols com a camisa azul-grená e foi mais uma vez exaltado pela imprensa espanhola. Além de se garantir nas oitavas da Liga, o Barça classificou também os rivais milaneses, que apenas empataram com o BATE Borisov por 1 a 1, mas se beneficiaram com a fragilidade dos rivais do grupo H.

Os ingleses, apesar de ainda liderarem suas chaves, perderam a chance de ficarem ainda mais próximos da classificação, com os decepcionantes empates do Chelsea por 1 a 1 com o Genk, e o do Arsenal, em Londres, por 0 a 0 com o Olympique de Marselha.

Já o Porto, maior favorito do grupo G, foi além e perdeu para o surpreendente Apoel, do Chipre, clube que ainda não perdeu nesta fase de classificação e lidera a chave. A equipe lusitana caiu por 2 a 1 fora de casa e foi recebida no desembarque nesta quarta sob protesto e insultos de cerca de 30 torcedores. Os Dragões somam somente quatro pontos em quatro jogos até aqui.

OS DESTAQUES DA LIGA DOS CAMPEÕES NOS JORNAIS EUROPEUS

Os principais jornais espanhóis não poderiam destacar outro fato, senão Messi. Principal candidato ao título de melhor do mundo em 2011, o argentino alcançou os 202 gols pelo Barcelona e, segundo o Marca, é um goleador histórico, ao superar nomes como Diego Armando Maradona, Ronaldo, Bobby Charlton e George Best.
O clima no Porto não é nada bom. Apesar de liderar o campeonato nacional, o time não vai nada bem na Liga e tem sua classificação bastante ameaçada. Os jornais A Bola e Record destacaram os protestos dos torcedores no desembarque da equipe na cidade, mas disseram que ainda não há motivos para se falar em crise no clube.