Topo

Lucas faz jogo da vida e pode brilhar na Liga antes que brasileiros tops

Lucas pode fazer gol e grande jogo na Liga antes que melhores do mundo - Benoit Tessier/Reuters
Lucas pode fazer gol e grande jogo na Liga antes que melhores do mundo Imagem: Benoit Tessier/Reuters

José Ricardo Leite e Renan Prates

Do UOL, em São Paulo

02/04/2013 06h00

Tudo aconteceu muito rápido na carreira de Lucas Rodrigues Moura, 20 anos. Estreou como profissional ainda com o apelido de “Marcelinho” em agosto de 2010. Em apenas seis meses, a primeira convocação para a seleção brasileira. Depois, em 2012, seu primeiro título pelo São Paulo e a milionária transferência para o Paris Saint-Germain, da França, por 43 milhões de euros.

O duelo desta terça-feira, contra o Barcelona, pela Liga dos Campeões da Europa (às 15h45 de Brasília, com acompanhamento lance a lance do Placar UOL Esporte), pode ser mais um passo dado com rapidez: o “carimbo” de jogador de ponta no cenário internacional ao brilhar em um jogo do mais tradicional torneio de clubes do mundo com apenas dois anos e oito meses como profissional.

Ter um bom papel em um jogo entre grandes clubes do Velho Continente é visto como a maior vitrine para um atleta do futebol mundial. Que diga o pentacampeão mundial Belletti, autor do gol do título do Barcelona sobre o Arsenal, em 2006.

“Muita gente nem sabe que fui penta. Mas todos sabem do gol do título. É fora da realidade a projeção que um jogo importante da Liga dos Campeões tem no mundo. Um PSG x Barcelona será assistido pelo mundo todo, até por quem não gosta de futebol. Hoje um São Paulo x River Plate, por exemplo, se alguém arrebentar, quase ninguém ao redor do mundo vai ficar sabendo. Mas em um jogo da Liga todo mundo fica. Um PSG x Barcelona é um jogo de gigantes”, falou.

Logo em sua estreia na Liga, Lucas já deu uma assistência na vitória por 2 a 1 de seu time sobre o Valencia, nas oitavas de final. Caso marque em um dos duelos das quartas pode até superar outros grandes nomes brasileiros que foram melhores do mundo, campeões mundiais e brilharam no torneio: Kaká, Romário, Ronaldinho, Ronaldo e Rivaldo.

Todos esses brasileiros conseguiram marcar o primeiro gol e aparecer bem em um grande duelo logo na primeira vez que disputaram o continental europeu, mas não tão jovens e nem com tão pouco tempo no profissional quanto Lucas. Alguns, como Ronaldo Fenômeno, até demoraram bastante para estrear (veja no quadro abaixo).

Kaká e Romário têm números semelhantes ao de Lucas, mas podem ser ultrapassados caso o atleta do PSG apareça bem. O meia que está atualmente no Real Madrid disputou sua primeira edição de Liga dos Campeões (2003/04) dois anos e seis meses após estrear como profissional. Mas demorou para fazer o seu jogo inesquecível no torneio. Fez dois gols e arrebentou em um jogo contra La Coruña, vitória por 4 a 1, nas quartas de final, com 21 anos. Seu time, então campeão, acabou eliminado. Mas seu grande jogo no torneio veio três anos após o profissionalismo.

Romário fez dois grandes jogos pelo PSV contra o Real Madrid em uma eliminatória que seu time acabou perdendo, em 1988. Marcou nas duas vezes, então com 22 anos. E fez sua estreia e a primeira partida acima da média no torneio mais de três anos depois de surgir.

BRASILEIROS MELHORES DO MUNDO NA LIGA

  • KAKÁ:
    Estreia: 21 anos
    Tempo de profissional: 3 anos
    Primeira grande aparição:
    Dois gols contra o La Coruña nas quartas da temporada 2003/2004
  • ROMÁRIO:
    Estreia: 22 anos
    Tempo de profissional: 3,5 anos
    Primeira grande aparição:
    Dois gols pelo PSV contra o Real Madrid em duelo das quartas da temporada 88/89
  • RONALDINHO:
    Estreia: 24 anos
    Tempo de profissional: 6 anos
    Primeira grande aparição:
    Gol contra o Milan ao entortar Nesta em Barcelona x Milan na fase de grupos da temporada 2004/05
  • RIVALDO:
    Estreia: 26 anos
    Tempo de profissional: 8 anos
    Primeira grande aparição:
    Dois gols contra o Manchester United na fase de grupos da temporada 1998/99
  • RONALDO: Estreia: 26 anos
    Tempo de profissional:10 anos
    Primeiro grande jogo:
    Três gols contra o Manchester United em Old Trafford nas oitavas da temporada 2002/03
    *Outros momentos:
    Antes de estrear na Liga, Ronaldo havia brilhado em outros torneios europeus ao ser campeã oda Recopa de 1996 pelo Barcelona, com gol do título na decisão, e da Copa da Uefa de 1998 pela Inter, ao marcar na final também.

Ronaldo, Ronaldinho e Rivaldo demoraram ainda mais tempo do que ambos. Lucas pode já fazer seu grande duelo apenas dois anos e oito meses depois do primeiro jogo. E ele enxerga isso como uma chance de ouro.

“Um jogo como o do Barcelona, uma das melhores equipes do mundo, todo o jogador quer mostrar seu talento e valor. Estou encarando com uma decisão. Quero ajudar meu time a passar de fase, esse é o nosso objetivo. É um jogo especial, o mais importante da minha vida, estou me preparando muito para isso”, falou.

Lucas pode já cravar seu nome em um grande duelo e marcar na Liga com apenas 20 anos. A empolgação do meia-atacante é tanta que ele de maneira nenhuma vê como ruim a chance de ter que enfrentar o time de Messi, Xavi e Iniesta. Pelo contrário: enxerga como vitrine.

“Fiquei contente, não podemos ter medo. Temos de respeitar, como falei, é uma das melhores equipes do mundo, são grandes jogadores, tem o melhor jogador do mundo, mas não podemos ter medo. Também temos uma equipe competitiva e podemos fazer dois belos jogos, nada é impossível”, falou.

“Fiquei contente de ser o Barcelona, para mim será uma experiência maravilhosa. Tenho apenas 20 anos e enfrentar uma grande equipe é uma oportunidade boa para cada jogador mostrar seu talento. Sem dúvida nenhuma é um jogo especial. Estou me preparando muito para chegar bem.”

O duelo marca também mais um reencontro do sueco Zlatan Ibrahimovic, maior estrela do time francês, com o Barcelona, clube onde jogou na temporada 2009/10. Depois de sua passagem frustrada, Ibra reclamou do tratamento que recebeu no clube e que o fato de o time não jogar no seu estilo foi o "culpado" da má performance.

Ibrahimovic foi para o Milan na temporada seguinte e cruzou com o Barcelona nas quartas da Liga do ano passado, levando a pior: o time italiano foi eliminado com empate por 0 a 0 e derrota por 3 a 1.

Em outro duelo desta terça-feira, Juventus e Bayern de Munique fazem o primeiro duelo das quartas, na Alemanha.