publicidade

Topo

Lucas faz jogo da vida e pode brilhar na Liga antes que brasileiros tops

Lucas pode fazer gol e grande jogo na Liga antes que melhores do mundo - Benoit Tessier/Reuters
Lucas pode fazer gol e grande jogo na Liga antes que melhores do mundo Imagem: Benoit Tessier/Reuters

José Ricardo Leite e Renan Prates

Do UOL, em São Paulo

02/04/2013 06h00

Tudo aconteceu muito rápido na carreira de Lucas Rodrigues Moura, 20 anos. Estreou como profissional ainda com o apelido de “Marcelinho” em agosto de 2010. Em apenas seis meses, a primeira convocação para a seleção brasileira. Depois, em 2012, seu primeiro título pelo São Paulo e a milionária transferência para o Paris Saint-Germain, da França, por 43 milhões de euros.

O duelo desta terça-feira, contra o Barcelona, pela Liga dos Campeões da Europa (às 15h45 de Brasília, com acompanhamento lance a lance do Placar UOL Esporte), pode ser mais um passo dado com rapidez: o “carimbo” de jogador de ponta no cenário internacional ao brilhar em um jogo do mais tradicional torneio de clubes do mundo com apenas dois anos e oito meses como profissional.

Ter um bom papel em um jogo entre grandes clubes do Velho Continente é visto como a maior vitrine para um atleta do futebol mundial. Que diga o pentacampeão mundial Belletti, autor do gol do título do Barcelona sobre o Arsenal, em 2006.

“Muita gente nem sabe que fui penta. Mas todos sabem do gol do título. É fora da realidade a projeção que um jogo importante da Liga dos Campeões tem no mundo. Um PSG x Barcelona será assistido pelo mundo todo, até por quem não gosta de futebol. Hoje um São Paulo x River Plate, por exemplo, se alguém arrebentar, quase ninguém ao redor do mundo vai ficar sabendo. Mas em um jogo da Liga todo mundo fica. Um PSG x Barcelona é um jogo de gigantes”, falou.

Logo em sua estreia na Liga, Lucas já deu uma assistência na vitória por 2 a 1 de seu time sobre o Valencia, nas oitavas de final. Caso marque em um dos duelos das quartas pode até superar outros grandes nomes brasileiros que foram melhores do mundo, campeões mundiais e brilharam no torneio: Kaká, Romário, Ronaldinho, Ronaldo e Rivaldo.

Todos esses brasileiros conseguiram marcar o primeiro gol e aparecer bem em um grande duelo logo na primeira vez que disputaram o continental europeu, mas não tão jovens e nem com tão pouco tempo no profissional quanto Lucas. Alguns, como Ronaldo Fenômeno, até demoraram bastante para estrear (veja no quadro abaixo).

Kaká e Romário têm números semelhantes ao de Lucas, mas podem ser ultrapassados caso o atleta do PSG apareça bem. O meia que está atualmente no Real Madrid disputou sua primeira edição de Liga dos Campeões (2003/04) dois anos e seis meses após estrear como profissional. Mas demorou para fazer o seu jogo inesquecível no torneio. Fez dois gols e arrebentou em um jogo contra La Coruña, vitória por 4 a 1, nas quartas de final, com 21 anos. Seu time, então campeão, acabou eliminado. Mas seu grande jogo no torneio veio três anos após o profissionalismo.

Romário fez dois grandes jogos pelo PSV contra o Real Madrid em uma eliminatória que seu time acabou perdendo, em 1988. Marcou nas duas vezes, então com 22 anos. E fez sua estreia e a primeira partida acima da média no torneio mais de três anos depois de surgir.

BRASILEIROS MELHORES DO MUNDO NA LIGA

  • KAKÁ:
    Estreia: 21 anos
    Tempo de profissional: 3 anos
    Primeira grande aparição:
    Dois gols contra o La Coruña nas quartas da temporada 2003/2004
  • ROMÁRIO:
    Estreia: 22 anos
    Tempo de profissional: 3,5 anos
    Primeira grande aparição:
    Dois gols pelo PSV contra o Real Madrid em duelo das quartas da temporada 88/89
  • RONALDINHO:
    Estreia: 24 anos
    Tempo de profissional: 6 anos
    Primeira grande aparição:
    Gol contra o Milan ao entortar Nesta em Barcelona x Milan na fase de grupos da temporada 2004/05
  • RIVALDO:
    Estreia: 26 anos
    Tempo de profissional: 8 anos
    Primeira grande aparição:
    Dois gols contra o Manchester United na fase de grupos da temporada 1998/99
  • RONALDO: Estreia: 26 anos
    Tempo de profissional:10 anos
    Primeiro grande jogo:
    Três gols contra o Manchester United em Old Trafford nas oitavas da temporada 2002/03
    *Outros momentos:
    Antes de estrear na Liga, Ronaldo havia brilhado em outros torneios europeus ao ser campeã oda Recopa de 1996 pelo Barcelona, com gol do título na decisão, e da Copa da Uefa de 1998 pela Inter, ao marcar na final também.

Ronaldo, Ronaldinho e Rivaldo demoraram ainda mais tempo do que ambos. Lucas pode já fazer seu grande duelo apenas dois anos e oito meses depois do primeiro jogo. E ele enxerga isso como uma chance de ouro.

“Um jogo como o do Barcelona, uma das melhores equipes do mundo, todo o jogador quer mostrar seu talento e valor. Estou encarando com uma decisão. Quero ajudar meu time a passar de fase, esse é o nosso objetivo. É um jogo especial, o mais importante da minha vida, estou me preparando muito para isso”, falou.

Lucas pode já cravar seu nome em um grande duelo e marcar na Liga com apenas 20 anos. A empolgação do meia-atacante é tanta que ele de maneira nenhuma vê como ruim a chance de ter que enfrentar o time de Messi, Xavi e Iniesta. Pelo contrário: enxerga como vitrine.

“Fiquei contente, não podemos ter medo. Temos de respeitar, como falei, é uma das melhores equipes do mundo, são grandes jogadores, tem o melhor jogador do mundo, mas não podemos ter medo. Também temos uma equipe competitiva e podemos fazer dois belos jogos, nada é impossível”, falou.

“Fiquei contente de ser o Barcelona, para mim será uma experiência maravilhosa. Tenho apenas 20 anos e enfrentar uma grande equipe é uma oportunidade boa para cada jogador mostrar seu talento. Sem dúvida nenhuma é um jogo especial. Estou me preparando muito para chegar bem.”

O duelo marca também mais um reencontro do sueco Zlatan Ibrahimovic, maior estrela do time francês, com o Barcelona, clube onde jogou na temporada 2009/10. Depois de sua passagem frustrada, Ibra reclamou do tratamento que recebeu no clube e que o fato de o time não jogar no seu estilo foi o "culpado" da má performance.

Ibrahimovic foi para o Milan na temporada seguinte e cruzou com o Barcelona nas quartas da Liga do ano passado, levando a pior: o time italiano foi eliminado com empate por 0 a 0 e derrota por 3 a 1.

Em outro duelo desta terça-feira, Juventus e Bayern de Munique fazem o primeiro duelo das quartas, na Alemanha.


 

32 Comentários

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

fernanda lara

lucas tem tudo para ir muitoo longe,menino que se dedica ao verdadeiro futebol

febre

Lucas se usar um pouco mais a massa encefalica, será o maior desta geração.