Topo

Neymar vira centro das atenções no Barça sem Messi e busca 1º gol na Liga

Do UOL, em São Paulo

26/11/2013 06h00

Quando desembarcou em Barcelona, Neymar fez questão de se colocar à disposição para “ajudar Messi a continuar como melhor do mundo”.  Após quase quatro meses na Catalunha, o brasileiro mostrou que pode ser bem mais que apenas um coadjuvante do argentino. Com boas atuações, assistências, dribles e gols, virou um dos destaques do time. Nesta terça-feira, terá a chance de mostrar que pode ser até o principal protagonista da equipe. E a oportunidade é no torneio mais desejado pelo clube catalão.
 
Sem Messi, o Barcelona enfrenta o Ajax, às 17h45 (com Placar UOL Esporte), em Amsterdam, pela Liga dos Campeões da Europa. O argentino sofre com uma série de lesões e desfalcará a equipe no torneio que é a principal meta dos catalães.

A ausência do camisa 10 gerou um debate em Barcelona: Teria Neymar já condições de assumir o protagonismo na equipe? O chefe do brasileiro acredita que sim.      

“Pelo pouco tempo que tem, mas pelo que já passou, ele me parece ter uma grande capacidade de suportar esse peso”, afirmou o técnico do Barcelona, Gerardo Martino.  "Todos esperam uma resposta de Neymar, e essa resposta tem sido muito boa. Não é uma carga extra para ele, que já deu muitas mostras de que é capaz de lidar com pressão”, explicou.

Até agora, nos jogos da Liga dos Campeões, Neymar esteve bem mais para arco do que flecha. Em quatro partidas, não fez nenhum gol, mas deu duas assistências. Já Messi jogou três partidas, não deu nenhuma assistência, mas marcou seis gols.

É certo, porém, que o argentino só voltará a jogar em janeiro, ficando fora do jogo desta terça e da partida contra o Celtic, no encerramento da primeira fase do torneio, em dezembro.

Coincidência ou não, o melhor jogo do brasileiro na Liga foi quando o argentino não esteve em campo.  Neymar foi o jogador mais participativo do ataque do Barcelona contra o Celtic, na vitória por 1 a 0. O brasileiro finalizou cinco vezes (duas no gol e três para fora), maior número entre todos os atletas das duas equipes. Em votação no site da Uefa, o camisa 11 foi escolhido o melhor em campo. Naquela oportunidade, o Barça não contou com Messi porque o argentino sentiu uma lesão muscular.

 

APÓS VOLTA À SELEÇÃO, ROBINHO TENTA DEIXAR MILAN PRÓXIMO DE VAGA

  • No mesmo grupo do Barcelona, o H, o Milan também entrará em campo nesta terça-feira. A equipe de Robinho e Kaká jogará contra o Celtic, fora de casa. A situação dos italianos não é das mais confortáveis na Liga dos Campeões. Em quatro jogos, os italianos venceram um, empataram duas vezes e perderam um jogo. Na segunda colocação, a equipe precisa vencer e torcer por uma vitória do Barça. Caso isso acontece, os italianos irão garantir a classificação para a segunda fase de forma antecipada, com uma rodada de antecedência.

JOGOS DESTA TERÇA-FEIRA NA LIGA DOS CAMPEÕES

Ajax x Barcelona
Celtic x Milan
Zenit x Atlético de Madri
Porto x Austria Wien
Arsenal x Marseille
Dortmund x Napoli
Basel x Chelsea
Steaua Bucarest x Schalke