Liga dos Campeões 2015/16

Duelo "tira-teima": seis curiosidades de Chelsea x PSG

Do UOL, em São Paulo

Com vantagem conquistada na França, o Paris-Saint Germain visita o Chelsea, nesta quarta-feira (09), na Inglaterra, em duelo de oitavas de final da Liga dos Campeões. Em Londres, no estádio Stamford Brigde, o PSG, que venceu por 2 a 1 na ida, jogará pelo empate. Vitória por 1 a 0 classificará os donos da casa para as quartas.

Confira abaixo lista de curiosidades do "Clássico dos Milhões", apelido dado ao confronto devido ao dinheiro injetado por magnatas nos dois clubes.

DUELO "TIRA-TEIMA"

Alastair Grant / AP

Chelsea x PSG é um duelo de "velhos conhecidos" na Liga dos Campeões. Os times se enfrentaram nas duas últimas temporadas, em 2013/14 nas quartas de final e em 2014/15 nas oitavas. Cada um tem uma vitória: os ingleses avançaram no primeiro embate e os franceses, no segundo. Vale dizer que os confrontos terminaram em 3 a 3 no placar agregado – os classificados passaram por gols marcados fora de casa.

2013/14 – quartas de final

PSG 3 x 1 Chelsea
Chelsea 2 x 0 PSG

2014/15 – oitavas de final

PSG 1 x 1 Chelsea
Chelsea 2 x 2 PSG

IBRAHIMOVIC CONTRA RETROSPECTO

Gonzalo Fuentes/Reuters

Estrela do PSG, Zlatan Ibrahimovic luta contra retrospecto pessoal ruim contra rivais ingleses no mata-mata da Liga. Este é seu 10º confronto contra equipes do país, e foi eliminado em seis dos nove anteriores. Ele participou de 17 jogos (já contando a ida desta temporada), com quatro vitórias, seis empates e sete derrotas. E marcou só quatro gols, três contra Arsenal e um contra Chelsea, justamente na última partida.

DIEGO COSTA, VILÃO DO CHELSEA

Franck Fife/AFP Photo

O PSG elegeu vilão do "lado de lá": Diego Costa, atacante nascido no Brasil e naturalizado espanhol. O clube francês fez vídeo promocional do confronto, em que passam imagens de heróis e vilões dos quadrinhos e dos cinemas. Nele, pede aos torcedores: "marque a fraude". O jogador do rival aparece no meio das personagens, com a máscara que tem usado para proteger o nariz recentemente fraturado. 

MAS QUEM DESDENHA...

Stefan Wermuth/Reuters

A despeito de ter sido apontado como "fraude" e "vilão" pelo PSG, o clube francês tem interesse na contratação do atacante. Segundo o portal Le10Sport, a diretoria da equipe negocia com o Chelsea a troca de Diego Costa pelo uruguaio Edinson Cavani.

OS BRASILEIROS E OS "EX-BRASILEIROS"

AFP PHOTO / KENZO TRIBOUILLARD

O jogo entre Chelsea e PSG pode colocar em campo até nove jogadores brasileiros: Marquinhos, David Luiz, Thiago Silva, Maxwell e Lucas, todos do lado francês, e Oscar, Pato, Willian e Kenedy, do inglês. O número de nascidos em solo tupiniquim é ainda maior: 11. Thiago Motta, meia do time de Paris, de São Bernardo do Campo e se naturalizou italiano e Diego Costa, de Sergipe, optou pela cidadania espanhola.

VIRA-CASACA OU PÉ-QUENTE?

IAN KINGTON / AFP

O PSG "tomou" o zagueiro brasileiro David Luiz do Chelsea, com proposta de aproximadamente R$ 186 milhões, em maio de 2014. É curioso notar que ele participou dos dois confrontos entre as equipes nas últimas temporadas, cada um com uma camisa - mas sempre pelo lado vitorioso. Em 2013/14, atuava pelos ingleses. Em 2014/15, pelos franceses. E aí, o cabeludo é mais vira-casaca ou pé-quente?

UOL Cursos Online

Todos os cursos