Topo

Há um ano, PSG eliminava Chelsea em jogo épico com herói brasileiro

Thiago Silva cabeceia a gol para ajudar PSG a superar Chelsea na Liga dos Campeões - Alastair Grant / AP - Alastair Grant / AP
Thiago Silva cabeceia enquanto David Luiz e Ivanovic se preparam para... uma dança (?)
Imagem: Alastair Grant / AP

Do UOL, em São Paulo

09/03/2016 06h00

Chelsea e Paris Saint-Germain se enfrentam nesta quarta, às 16h45 (de Brasília), no mesmo local onde há um ano eles protagonizaram um dos momentos mais incríveis da última Liga dos Campeões.

O jogo da volta das oitavas daquela edição teve todos os componentes de uma saga épica, resolvida nos últimos minutos por um herói em redenção: Thiago Silva, zagueiro e capitão do PSG, foi o autor do gol salvador. Apenas alguns minutos antes, ele tinha cometido um pênalti infantil que por muito pouco não resultou em tragédia.

Na ida, em Paris, o empate em 1 a 1 tinha sido sentido como derrota pelos franceses, que teriam de fazer das tripas coração para reverter o placar em Stamford Bridge. E tudo pareceu ir por água abaixo quando, ainda no primeiro tempo do jogo da volta, Zlatan Ibrahimovic foi expulso por uma entrada um pouco mais dura em Oscar.

Ibrahimovic pede desculpa antes de ver o cartão vermelho - GLYN KIRK/AFP - GLYN KIRK/AFP
"Foi mal, galera"
Imagem: GLYN KIRK/AFP

O sueco já levantou pedindo desculpas, mas o árbitro não condescendeu e levantou o cartão vermelho imediatamente. A missão do PSG tinha ficado só um pouco mais complicada.

No segundo tempo, o zagueiro inglês Cahill acertou um chute de primeira e abriu o placar para o Chelsea.

Gary Cahill acerta um chute forte para abrir o placar para o Chelsea contra o PSG - Matt Dunham / AP - Matt Dunham / AP
Todos os olhos nos pés de Cahill (e ele acerta!)
Imagem: Matt Dunham / AP

Com um a menos, em desvantagem no placar, o PSG buscava um milagre para avançar às quartas. E o milagre aconteceu a cinco minutos do fim do tempo regulamentar. David Luiz acertou uma bela cabeçada e levou o jogo para prorrogação.

Ele, que tinha prometido não celebrar gol contra seu ex-clube, acabou comemorando assim:

David Luiz, do PSG, celebra seu gol contra o Chelsea pela Liga dos Campeões - IAN KINGTON / AFP - IAN KINGTON / AFP
Ahhhhhrrr
Imagem: IAN KINGTON / AFP

Aí, na prorrogação, Thiago Silva começou a mostrar suas garras – nesse caso quase literalmente. Em um movimento inexplicável, o zagueiro resolveu bloquear uma bola na grande área com as mãos, como se tivesse de repente decidido jogar vôlei e não futebol.

O pênalti tolo foi bem convertido por Hazard e o Chelsea caminhou para os minutos finais com um pé nas semifinais.

Mas, claro, como ainda estamos falando de futebol, o jogo no Stamford Bridge tinha que terminar com um grand finale, e ele saiu das cabeças de, adivinhem!, Thiago Silva. Depois de praticamente jogar a classificação no lixo, o brasileiro se redimiu com uma bela cabeçada, que encobriu o goleiro Courtois e calou a torcida da casa.

O PSG, de maneira inacreditável, com seu melhor jogador fora desde o começo, tinha despachado o Chelsea tendo saído atrás duas vezes com gol de um jogador que em um punhado de minutos foi do inferno ao céu do futebol. Épico.

É só futebol, mas nós gostamos.

Nesta quarta, o PSG precisa de apenas um empate para chegar às quartas (o jogo da ida foi 2 a 1 para os franceses).