Topo

Como Zidane impediu brasileiros de título histórico de 'pequeno' na Liga

Após passe de Roberto Carlos, Zidane fez um dos gols mais bonitos da carreira - AFP PHOTO/BERND WEISSBROD
Após passe de Roberto Carlos, Zidane fez um dos gols mais bonitos da carreira Imagem: AFP PHOTO/BERND WEISSBROD

Do UOL, em São Paulo

07/04/2016 06h00

Zinedine Zidane é um carrasco da seleção brasileira e todo mundo que lembra das Copas do Mundo de 1998 e 2006 sabe disso. Mas para dois brasileiros que estavam na segunda derrota, pensar no francês traz mais uma recordação negativa. Lúcio e Zé Roberto chegaram perto de fazer história defendendo o modesto Bayer Leverkusen na Liga dos Campeões. O problema é que Zizou estava do outro lado.

Na temporada 2001/2002, o Bayer surpreendeu. Passou pelas duas fases de grupos que eram disputadas antes das quartas de final e eliminou Liverpool e Manchester United para alcançar a decisão diante do Real Madrid. Zé Roberto e Lúcio eram titulares absolutos, dois importantes pilares da equipe.

Lúcio, inclusive, foi o herói das quartas de final, fazendo o gol da classificação contra o Liverpool. Sua fase era das mais inspiradas. A estrela do zagueiro brilhou também na final. Raúl abriu o placar para o Real aos 8min de jogo, mas Lúcio encurtou a festa espanhola ao empatar cinco minutos mais tarde, de cabeça.

Zé Roberto não estava em campo na decisão realizada em Glasgow, na Escócia. O cartão amarelo tomado contra o Manchester o tirou do jogo. Era apenas um espectador. Uma das cerca de 52 mil pessoas que presenciaram um dos gols mais bonitos de Zidane. Uma das pinturas favoritas do francês.

Lucio e Zé Roberto comemoram gol do Bayern na Liga de 2002 - France Presse - France Presse
Imagem: France Presse

Com a partida empata por 1 a 1, aos 45 minutos do primeiro tempo, Roberto Carlos cruzou da esquerda. A bola foi alta. Um cruzamento ruim, em teoria. Não para Zidane. Da entrada da área, o francês armou o chute e usou a perna esquerda para mandar a bola no ângulo de Butt. Golaço.

O Bayer lutou até o fim. O então jovem Casillas, que entrou no decorrer da partida, ajudou a segurar o resultado. O Real impediu o sonho do time alemão de conquistar a Europa mesmo nunca tendo sido vencido o Alemão. Mas Zidane estava lá, para azar de Lúcio e Zé Roberto.