Liga dos Campeões 2015/16

Bayern chega à semi da Liga pelo 5º ano seguido e mantém sonho de Guardiola

Do UOL, em São Paulo

O Bayern de Munique está pela quinta temporada seguida nas semifinais da Liga dos Campeões. A vaga foi conquistada nesta quarta-feira após empate por 2 a 2 com o Benfica no estádio da Luz – o time bávaro havia triunfado no jogo de ida, por 1 a 0, em Munique. Vidal e Müller marcaram para o Bayern, enquanto Raul Jimenez e o brasileiro Talisca, ex-Bahia, fizeram os gols do time português.

O Bayern de Munique chega ao menos às semifinais da Champions desde a temporada 2011/12, quando ficou com o vice ao perder do Chelsea nos pênaltis. No ano seguinte, bateu o Borussia Dortmund por 2 a 1 e garantiu a quinta taça da Liga de sua história. Já em 2013/14 foi eliminado pelo Real na semi, mesma fase que parou em 2014/15, desta vez perdendo para o Barcelona.

Com a classificação, Pep Guardiola, que já está acertado com o Manchester City para a próxima temporada, mantém o sonho de conquistar a Champions League nesta passagem pelo Bayern de Munique, que teve início em junho de 2013.

Em seu currículo, Guardiola possui três taças da Liga dos Campeões, sendo uma como jogador (1991/92) e duas como técnico (2008/09 e 2010/11), todas elas pelo Barcelona.

O sorteio da próxima fase da Champions League acontece na próxima sexta-feira, às 7h (de Brasília), quando Bayern de Munique, Atlético de Madrid, Real Madrid e Manchester City conhecerão seus adversários nas semifinais.

ÁGUIA VITÓRIA DÁ SHOW ANTES DO APITO INICIAL

Paul Hanna/Reuters
Famoso símbolo do Benfica, a Águia Vitória deu um show à parte antes da partida. Com o estádio da Luz completamente lotado, ela executou seu tradicional voo e, depois de muitas voltas, fez o pouso para delírio dos emocionados torcedores encarnados. A águia ainda foi imagem de um belo mosaico mostrado durante a entrada dos times no gramado.

NEUER SAI MAL E BENFICA ABRE O PLACAR NO ESTÁDIO DA LUZ

Rafael Marchante/Reuters
Bem compactado, o Benfica - que não contava com Jonas, Gaitán e Mitroglou - praticamente não corria risco diante de um Bayern de Munique extremamente paciente (como de costume). Marcava bem e, em raras oportunidades, conseguia sair para o ataque. E em uma destas saídas, fez a torcida encarnada explodir no estádio da Luz. Eliseu avançou com a bola e, pouco à frente da intermediária, cruzou com perfeição para o mexicano Raúl Jiménez, que apareceu entre os zagueiros dentro da área e, aproveitando saída ruim de Manuel Neuer, mandou de cabeça para as redes aos 26min de jogo. 1 a 0.

VIDAL MARCA MAIS UM NO CONFRONTO, E BAYERN RESPIRA

Rafael Marchante/Reuters
Autor do único gol da partida de ida, Arturo Vidal fez os torcedores do Bayern respirarem 12 minutos depois, aproveitando uma falha de marcação do time português. Lahm apareceu livre pela direita e cruzou forte; Ederson espalmou para frente e, no rebote, sem ninguém ao seu lado, Vidal acertou belo chute e deixou tudo igual. 1 a 1, resultado que acabava com a chance de prorrogação e obrigava o Benfica a vencer o jogo por dois gols de diferença para avançar.

THOMAS MÜLLER VIRA E DOUGLAS COSTA CARIMBA A TRAVE

Rafael Marchante/Reuters
A torcida encarnada que lotou o estádio da Luz levou mais um balde de água fria logo no começo do segundo tempo. Em jogada ensaiada após cobrança de escanteio, Javi Martinez apareceu na segunda trave e cabeceou para o meio para Thomas Müller completar para as redes e virar a partida aos 6min. 2 a 1 Bayern, que só não fez o terceiro aos 14min porque a boa finalização do brasileiro Douglas Costa (em chute cruzado, rasteiro) parou na trave.

EX-BAHIA FAZ GOLAÇO, MAS REAÇÃO DO BENFICA PARA NO EMPATE

Relevado pelo Bahia e contratado em julho de 2014 pelo Benfica, Anderson Talisca entrou em campo aos 21min do segundo tempo, e precisou de apenas dez para mostrar seu cartão de visitas. Em cobrança de falta próxima à área (que gerou reclamação do time português por conta da não expulsão de Javi Martínez), o canhoto de apenas 22 anos tirou com categoria da barreira e deixou novamente tudo igual no estádio da Luz. Mas a reação encarnada parou por aí.

UOL Cursos Online

Todos os cursos