Topo

Semis da Liga dos Campeões têm Real Madrid x M. City e Atlético x Bayern

Liga dos Campeões pode ter clássico espanhol na decisão - Fabrice Coffrini/AFP
Liga dos Campeões pode ter clássico espanhol na decisão Imagem: Fabrice Coffrini/AFP

Do UOL, em São Paulo

15/04/2016 06h54

A Uefa sorteou nesta sexta-feira os duelos das semifinais da Liga dos Campeões. O Real Madrid encara o Manchester City; na outra partida desta fase, o Atlético de Madri enfrenta o Bayern de Munique.

O duelo entre Real Madrid e Manchester City será especial para Manuel Pellegrini. O treinador da equipe inglesa, que deixará o cargo no final desta temporada, terá pela frente seu ex-clube – ele comandou os Merengues em 2009/10 e não deixou muitas saudades: saiu sem títulos e com uma eliminação na Copa do Rei para o modesto Alcorcón.

"Me lembro do sorteio do ano passado, que tivemos sorte por evitar o Barcelona, mas depois o Atlético nos eliminou. A igualdade vai ser grande. Falamos de jogadores de primeiro nível. É uma equipe perigosa e que terá uma motivação enorme. Temos de jogar as duas partidas em altíssimo nível e queremos chegar a Milão", disse o ex-jogador Emilio Butragueño, vice-presidente esportivo do Real Madrid.

"Claro que acho que o Real é o favorito. É um time com 26 semifinais (de Liga dos Campeões, seis delas seguidas... Mas somos capazes. O PSG também era uma grande equipe, em um grande ano, mas passamos por eles. Nosso time está bem e temos chance. O Real joga aberto e chega até a assustar pelas chances que cria", completou Txiki Bergiristain, diretor de futebol do City.

A única vez na qual Bayern de Munique e Atlético de Madri se encontraram na Liga dos Campeões foi na decisão de 1974. Naquela ocasião, a equipe alemã levou a melhor e goleou por 4 a 0 (a primeira partida terminara empatada por 1 a 1) e ficou com a taça.

E essa será apenas a segunda vez que os técnicos Pep Guardiola e Simeone vão se enfrentar. A primeira foi em fevereiro de 2012, quando o espanhol, à frente do Barcelona, venceu por 2 a 1.

“Iremos enfrentar um dos clubes mais copeiros da Europa, acostumado a estar em semifinais”, frisou o diretor executivo do Atlético de Madri, José Luis Caminero.

Robert Lewandowski, atacante do Bayern de Munique, recomendou cuidado ao time. “O Atlético demonstrou força na partida contra o Barcelona. Devemos manter concentração máxima”, escreveu o polonês em seu perfil no Twitter. Os Colchoneros eliminaram o Barça com uma vitória por 2 a 0, após perderem a primeira partida por 2 a 1.

Os duelos de ida serão disputados nos dias 26 e 27 de abril, com a volta programada para 3 e 4 de maio. A decisão do torneio será no dia 28 de maio, no estádio San Siro, em Milão.

Liga Europa

Na semifinal da segunda mais importante competição europeia de clubes, o Liverpool - que conseguiu virada espetacular pore 4 a 3 depois de estar perdendo por 3 a 1 em casa na última quinta-feira, contra o Borussia Dortmund - vai pegar o Villarreal, da Espanha.

Já o ucraniano recheado de brasileiros Shakhtar Donetsk e enfrenta o também espanhol Sevilla. Vale lembrar que o campeão deste torneio garante vaga na Liga dos Campeões da próxima temporada.