Topo

Real tem 'zagueiro torcedor' que aos 26 anos já estuda pra ser técnico

Nacho está no Real há 15 anos e diz que não pretende sair - EFE/Ali Haider
Nacho está no Real há 15 anos e diz que não pretende sair Imagem: EFE/Ali Haider

Do UOL, em São Paulo

24/05/2016 06h00

Um jogador do milionário elenco do Real Madrid ficará particularmente feliz caso a equipe vença a Liga dos Campeões neste sábado, na final diante do Atlético de Madri, em Milão. E uma razão explica esse sabor especial para o zagueiro Nacho: ele é “madridista” até a alma, resumem funcionários do clube merengue. Seu currículo prova isso.

Nacho tem 26 anos, 15 deles dedicados exclusivamente ao Real Madrid. Ele chegou ao clube aos 11, ainda criança. É um dos raros casos de jogadores que passaram por todas as categorias de base até alcançar a equipe principal. O mesmo aconteceu na seleção espanhola: jogou nos times sub-15, sub-16, sub-17, sub-19 e sub-21.

Foi José Mourinho quem garantiu sua maior promoção, aquela que o levou à equipe principal. O português foi embora, mas Nacho ficou. Carlo Ancelotti chegou a declarar que o considerava fundamental para o elenco. Nacho é reserva, um perfeito "quebra-galho", mas lesões de Sergio Ramos, problemas de Varane ou Pepe ou opções táticas frequentemente lhe rendem vaga no time.

Mesmo não sendo titular absoluto, desde 2013 passou a ser convocado para a seleção espanhola principal, o que rendeu alguma polêmica. O destaque também atraiu outros clubes interessados. Na temporada passada, recebeu ofertas para ganhar mais dinheiro e ter mais oportunidades em campo. Ele disse não.

“Aqui [no Real] estou em casa, com minha família, meus amigos. Estou onde quero estar, é o clube da minha vida. Espero que seja assim por muitos anos. Estamos falando do melhor clube do mundo, com os melhores jogadores de cada país. Por isso, é preciso ter paciência”, argumentou Nacho ao jornal El Mundo.

Na temporada 2013/14, quando o Real bateu o Atlético de Madrid na final da Liga dos Campeões e conquistou o torneio pela décima vez, Nacho bateu seu recorde de partidas em um ano: 19. Na temporada seguinte, foram 21 partidas oficiais e seu primeiro gol pela equipe. Nesta, disputou cinco jogos só na atual edição da Liga dos Campeões.

Segundo a imprensa de Madri, Nacho impressiona não só por sua devoção ao Real Madrid, mas também por sua postura. Ele estuda Educação Física e já completou dois dos três níveis do curso de treinador de futebol. Seu irmão, Álex, também chegou ao Real com 11 anos e subiu até defender o time principal. Eles atuaram juntos, inclusive. Álex agora joga na Inglaterra. Nacho? Nacho está em casa.