Topo

Espanha vê decisão com Atlético como favorito. Saiba os motivos

AFP PHOTO / John MACDOUGALL
Imagem: AFP PHOTO / John MACDOUGALL

João Henrique Marques

Do UOL Esporte, em Milão

28/05/2016 06h00

A tradição leva a crer que o Real Madrid é o favorito para ganhar a Liga dos Campeões. Mas a opinião de que o Atlético de Madri vai ganhar o troféu é recorrente até mesmo entre os jornalistas espanhóis em Milão.

O UOL Esporte listou os motivos que fazem a crítica espanhola acreditar em uma vingança da final de 2014 vencida pelo Real. Diego Simeone, freguesia e regularidade são as mais utilizadas explicações. A ponderação sempre feita em prol do Real é o poderoso trio de de ataque formado por Cristiano Ronaldo, Benzema e Bale.

O confronto acontece neste sábado, às 15h45 (de Brasília), no estádio San Siro.

Condição física

Na final em Lisboa, o Atlético de Madri chegou em momento físico pior que o Real. O então melhor jogador, Diego Costa, tinha lesão na coxa e aguentou poucos minutos em campo. A derrota na prorrogação por 4 a 1 foi atribuída ao cansaço. Agora, o time está descansado, não tendo brigado pelo título espanhol até a última rodada e sem desfalques. Já o Real Madrid tem a ausência do zagueiro Varane e Cristiano Ronaldo com a dúvida sobre o condicionamento físico.

O treinador

Diego Simeone, técnico do Atlético de Madri, reclama da arbitragem durante jogo contra o Barcelona - REUTER/Sergio Perez - REUTER/Sergio Perez
Imagem: REUTER/Sergio Perez


Diego Simeone está calejado, com derrota na final da Liga e já provou ter o controle do Atlético de Madri. A análise da maior parte da imprensa espanhola é de que o argentino tem um domínio maior do elenco, sendo mais capaz de variar taticamente o time do que Zidane, técnico do Real há apenas três meses. No único confronto entre eles, o Atlético venceu por 1 a 0 no Santiago Bernabéu – pelo Campeonato Espanhol, em fevereiro.

A freguesia

Griezmann comemora gol contra o Real Madrid no Bernabéu - Pierre-Philippe Marcou/AFP - Pierre-Philippe Marcou/AFP
Imagem: Pierre-Philippe Marcou/AFP


O Atlético de Madri se acostumou a ter sucesso contra o rival nos clássicos. Desde que foi superado na prorrogação da final da Liga em 2014, o time só perdeu uma vez nos dez últimos confrontos. O retrospecto é de cinco vitórias e quatro empates. A convicção dos espanhóis é de que o jogo do Atlético encaixa com o do rival

A temporada

O time de Simeone fez temporada regular, não passou por crise e gera confiabilidade. O padrão de jogo é visto como fundamental na supremacia recente contra o rival, por exemplo. O Real Madrid ainda não solidificou formação e teve grandes oscilações até mesmo na Liga dos Campeões, como a derrota por 2 a 0 para o Wolfsburg no duelo de ida das quartas de final – time venceu o confronto de volta por 3 a 0 no Santiago Bernabéu.

A defesa

Diego Godín, zagueiro do Atlético de Madri, sobe para disputarbola de cabeça com o também defensor Bruma, do PSV - JAVIER SORIANO / AFP - JAVIER SORIANO / AFP
Imagem: JAVIER SORIANO / AFP


O Atlético de Madrid tem defesa melhor preparada. Os números ao longo da temporada são impressionantes: 30 gols sofridos, em 55 jogos (média de aproximadamente 0,6 por partida). A equipe de Simeone já anulou o ataque do Barcelona e do Bayern de Munique em jogos da atual edição da Liga dos Campeões – vitórias por 2 a 0 e 1 a 0.