Topo

Com espetáculo de Messi e Neymar, Barcelona atropela Celtic na estreia

Messi fez três gols, enquanto Neymar fez um e deu quatro assistências - Paul Hanna/Reuters
Messi fez três gols, enquanto Neymar fez um e deu quatro assistências Imagem: Paul Hanna/Reuters

Do UOL, em São Paulo

13/09/2016 17h35

Não houve nem sombra de um jogo parelho no Camp Nou nesta terça-feira (13). Em sua estreia na edição 2016/17 da Liga dos Campeões, o Barcelona atropelou o escocês Celtic por 7 a 0, com direito a atuações espetaculares de Lionel Messi e Neymar.

O argentino marcou três gols, enquanto o brasileiro fez um golaço de falta e deu quatro assistências. Iniesta e Suárez (duas vezes) fizeram os outros gols do Barcelona – que, apesar do domínio completo, ainda viu Ter Stegen defender um pênalti no primeiro tempo.

O resultado coloca a equipe espanhola na liderança do Grupo C. O outro jogo da chave na primeira rodada, Manchester City x Borussia Mönchengladbach, foi adiado por causa das fortes chuvas na Inglaterra.

Retranca do Celtic desmorona em três minutos

Messi comemora - Emilio Morenatti/AP - Emilio Morenatti/AP
Imagem: Emilio Morenatti/AP

O técnico Brendan Rodgers armou um sistema com cinco defensores, uma linha de quatro meio-campistas e apenas Dembélé à frente para tentar frear o Barça no Camp Nou. Mas a resistência defensiva do Celtic durou só três minutos: a defesa vacilou na linha de impedimento e permitiu que Neymar enfiasse lindo passe para Messi. O argentino controlou com calma na frente do goleiro e encheu o pé para abrir o placar.

Messi e Neymar dão espetáculo...

Messi e Neymar - Albert Gea/Reuters - Albert Gea/Reuters
Imagem: Albert Gea/Reuters

O argentino e o brasileiro comandaram a goleada. Primeiro, Messi quase fez um golaço ao aplicar uma caneta no marcador e finalizar para fora. Depois, os dois fizeram uma tabela espetacular no segundo gol, marcado por Messi, trocando passes da intermediária até a pequena área. Já Neymar anotou um golaço de falta no segundo tempo e deu quatro belas assistências (duas para Messi, uma para Iniesta e outra para Suárez). Messi ainda fez mais um de carrinho, após cruzamento de Suárez. O uruguaio, por sua vez, ficou "só" com dois gols e uma assistência.

...e aumentam suas marcas pessoais

Trio MSN - Manu Fernández/AP - Manu Fernández/AP
Imagem: Manu Fernández/AP

O show de Messi e Neymar também ajudou melhorar ainda mais os ótimos números dos dois na Liga dos Campeões. O argentino chegou a 86 gols pelo torneio, diminuindo a distância para Cristiano Ronaldo, que tem 93 e entra em campo nesta quarta-feira pelo Real Madrid. Além disso, superou CR7, Di Stéfano e Puskás como jogador com mais "hat-tricks" (três gols no mesmo jogo). Já Neymar alcançou 18 gols na competição e empatou com Ronaldinho Gaúcho e Juninho Pernambucano, além de se tornar o único na história com um gol e quatro assistências na mesma partida. O brasileiro com mais gols em Champions é Kaká, com 30.

Celtic chega pouco, mas assusta

Ter Stegen derruba Dembélé - Emilio Morenatti/AP - Emilio Morenatti/AP
Imagem: Emilio Morenatti/AP

Apesar de passar quase o tempo todo defendendo, o Celtic assustou o Barça nas poucas chegadas à frente. Logo na primeira, aos 23 minutos, Dembélé recebeu passe em profundidade e foi derrubado por Ter Stegen: pênalti. Mas o goleiro alemão se redimiu ao defender a cobrança fraca do próprio Dembélé. Depois, o time escocês chegou até a balançar as redes com Sinclair, mas o lance foi corretamente anulado por impedimento.

FICHA TÉCNICA

Barcelona 7 x 0 Celtic

Local: Estádio Camp Nou, Barcleona (ESP)
Data: 13/09/2016
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Ovidiu Hategan (Romênia)

Gols: Messi, aos 3 e aos 26 minutos do 1º tempo; Neymar, aos 3, Iniesta, aos 13, Messi, aos 14, e Suárez, aos 29 e aos 42 minutos do 2º tempo
Cartões amarelos: Ter Stegen e Rakitic (Barcelona); Brown (Celtic)

Barcelona: Ter Stegen; Sergi Roberto, Piqué, Umtiti e Alba; Busquets (Rafinha), Rakitic (Iniesta) e André Gomes; Messi, Suárez e Neymar. Técnico: Luis Enrique

Celtic: De Vries; Gamboa, Lustig, Touré, Sviatchenko (O'Connell) e Tierney; Roberts (Armstrong), Bitton (McGregor), Brown e Sinclair; Dembélé. Técnico: Brendan Rodgers