Neymar estreia na liga pressionado, mas contra rival de boas lembranças

João Henrique Marques

Do UOL Esporte, em Barcelona

  • ALBERT GEA/REUTERS

Neymar é o retrato da pressão sobre o Barcelona na estreia da Liga dos Campeões contra o Celtic, às 15h45 (de Brasília), no Camp Nou. O time, que entra na competição como favorito, vive uma cena rara. E o brasileiro foi o principal alvo de críticas após a incrível derrota para o Alavés por 2 a 1 em casa no final de semana, pelo Campeonato Espanhol. Agora, Barça e o atacante têm o dever de atuar bem ao lado de Lionel Messi e Luis Suárez.

"Jogo para Neymar", exibiu o jornal catalão Sport nesta segunda-feira. "Neymar sem desculpas", destacou o concorrente Mundo Deportivo.

A situação se deve ao fato de Neymar fracassar na tentativa de conduzir o Barcelona à vitória. Erros em dribles e passes foram comuns. Algo não habitual quando joga ao lado de Messi e Suárez – os três estiveram juntos somente nos 20 minutos finais contra o Alavés -.

"O Neymar não tinha posição em campo e prejudicou o time com o excesso de individualismo. O lado esquerdo e o espaço criado com a marcação do Messi muda o cenário. Contra o Celtic, não há perdão", avaliou o jornalista Bruno Alemany, dá rádio Cadena Ser.

Foi para ajeitar o posicionamento que Neymar, Messi e Suárez se reuniram em meio ao treinamento do Barcelona na véspera da partida. Com semblante sério nos rostos, os três foram filmados em longa conversa enquanto os companheiros já treinavam com bola.

A boa notícia é que o rival de boas lembranças

A primeira vez que Neymar viveu a situação de pressão no Barcelona foi justamente contra o Celtic, em 2013. E na ocasião, o brasileiro foi o destaque do jogo marcando três gols na vitória por 6 a 1 pela fase de grupos da Liga dos Campeões.

Neymar tinha em campo a missão de comandar o time na ausência de Messi por lesão. A responsabilidade gerava muitas dúvidas na Catalunha.

"Foi a primeira grande noite de Neymar pelo Barcelona. Outras semelhantes tornaram-se frequentes. Mas agora o Camp Nou sente saudades da época", apontou o jornal Mundo Deportivo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos