Topo

Monaco surpeende, elimina City da Liga e impõe marca negativa a Guardiola

Do UOL, em São Paulo

15/03/2017 18h36

O Monaco neutralizou o Manchester City nesta quarta-feira (15), na França, venceu por 3 a 1 e assegurou classificação para as quartas de final da Liga dos Campeões. Derrotado por 5 a 3 na ida, na Inglaterra, o time anfitrião conseguiu placar necessário para reverter a desvantagem e avançou devido à regra do gol qualificado. 

Mbappé, o "novo Henry", abriu a contagem para o time da casa logo aos 7 minutos e, ainda no primeiro tempo, o brasileiro Fabinho ampliou. Sané descontou para o City na segunda metade, mas Bakayoko assumiu papel de herói improvável e, de cabeça, anotou o tento decisivo.

A derrota impõe a Guardiola a sua pior campanha na Liga: em oito participações, foi a primeira vez que o treinador caiu antes da semifinal - além disso, o City adia mais uma vez a conquista inédita do europeu. O Monaco espera definição de adversário para a próxima fase, que sairá de sorteio a ser realizado na sexta-feira (17).

Além dos franceses, Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Juventus, Leicester e Atlético de Madri também estão classificados.

“Novo Henry” abre o placar e brasileiro amplia

Mbappé - Reuters / Eric Gaillard - Reuters / Eric Gaillard
Imagem: Reuters / Eric Gaillard

Em desvantagem devido ao primeiro jogo, o Monaco correu atrás desde os primeiros minutos e, logo aos 7 min, balançou a rede com Mbappé. Berbardo Silva proveitou sobra de bola na área e bateu cruzado para encontrar o atacante livre, com apenas o trabalho de empurrar a redonda para o fundo da rede. Mbappé, no minuto anterior, já havia levado perigo em finalização firme, que Caballero pegou. Com permissão para algum exagero, a imprensa local apelidou o jovem francês, de 18 anos, de “novo Henry”. Fabinho, brasileiro que atuou como volante, mais tarde, aos 28 minutos do tempo inicial, aproveitou cruzamento rasteiro do lateral esquerdo Mandy e finalizou firme para ampliar. 

Manchester City paralisado no primeiro tempo

City - Reuters / Andrew Couldridge  - Reuters / Andrew Couldridge
Imagem: Reuters / Andrew Couldridge

A posse de bola foi igualmente dividida entre as duas equipes no primeiro tempo, e o Manchester City contabilizou mais passes certos. A diferença: enquanto os ingleses trabalhavam sem profundidade, os donos da casa procuraram jogo vertical. E o resultado? O Monaco encerrou a metade inicial com seis finalizações e dois gols, enquanto o City de Guardiola não chutou contra a meta do goleiro Subasic.  

City melhora na segunda metade e Sané marca

Leroy Sané comemora gol - Eric Gaillard/Reuters - Eric Gaillard/Reuters
Imagem: Eric Gaillard/Reuters

Em menos de 10 minutos,  no segundo tempo, o Manchester City impôs abafa que resultou em gol de Leroy Sané. Dos 17 aos 21 minutos foram três chances de balançar a rede, duas delas desperdiçadas por Agüero. Aos 25, Sterling recebeu lançamento de De Bruyne, invadiu a área pelo lado direito e bateu cruzado para defesa de Subasic, que espalmou na direção de Sané - o garoto alemão só completou para a meta escancarada. Naquele momento, inverteu a vantagem a favor do City, mas Bakayoko viria a decidir.

O herói improvável: Bakayoko faz de cabeça e decide

Bakayoko disputa bola - Eric Gaillard/Reuters - Eric Gaillard/Reuters
Imagem: Eric Gaillard/Reuters

Seis minutos depois do gol do Manchester City, o volante francês Bakayoko, de 1,84 metro, subiu mais alto do que toda a zaga inglesa e testou a bola para o fundo do gol. O cruzmamento partiu de falta da intermediária, pelo lado direito do ataque. A bola venceu Kolarov pelo alto e encontrou o grandalhão, que resolveu a parada. 

Monaco faz pressão com estádio “acanhado”

O estádio Louis II, em Monaco, palco da partida, não se parece com as gigantes arenas europeias – é, na verdade, bem acanhado. Nesta quarta, esteva lotado para apoiar o time local contra o City: a capacidade máxima é de pouco mais de 18 mil espectadores. Apesar do baixo público, se considerarmos o “padrão Champions”, a pressão foi bem feita.

“Gabriéis” na torcida, um de cada lado

Lesionados, os brasileiros Gabriel Boschillia e Gabriel Jesus não puderam entrar em campo – o primeiro defende o Monaco e o segundo, o Manchester City. Ambos, no entanto, se manifestaram em apoio às suas equipes pelas redes sociais, antes da partida. Veja abaixo