Topo

Torcida 'ganha' TV em estádio para ver Real x Juventus durante jogo em SP

Em São José do Rio Preto (SP), torcida que foi ao estádio pôde ver final da Liga dos Campeões na TV enquanto acompanhava partida entre América-SP e Grêmio Prudente - Divulgação
Em São José do Rio Preto (SP), torcida que foi ao estádio pôde ver final da Liga dos Campeões na TV enquanto acompanhava partida entre América-SP e Grêmio Prudente Imagem: Divulgação

Emanuel Colombari

Do UOL, em São Paulo

05/06/2017 04h00

Você quer ir a um jogo do seu time no estádio, mas uma outra partida vai passar na TV e você quer assistir. Quem nunca?

Dilema semelhante aconteceu no fim de semana em São José do Rio Preto (SP). A solução encontrada, no entanto, foi bastante curiosa.

Neste sábado, América-SP e Grêmio Prudente se enfrentaram pela nona rodada da primeira fase da quarta divisão do Campeonato Paulista. O jogo foi marcado para as 15h30 (horário de Brasília), apenas 15 minutos antes do início da partida entre Real Madrid e Juventus pela final da Liga dos Campeões da Europa. O que fazer?

O departamento de marketing do América-SP, então, decidiu dar uma mãozinha: colocou uma televisão de 42 polegadas dentro do Estádio Benedito Teixeira para que o público presente pudesse assistir à final da Liga dos Campeões enquanto acompanhava o jogo contra o Grêmio Prudente.

Campanha 'Meu sangue é rubro' - Divulgação - Divulgação
Em campanha, América-SP deu ingressos a torcedores que doaram sangue
Imagem: Divulgação
A novidade foi uma das iniciativas da diretoria para atrair mais público aos jogos do América-SP. Além disso, graças à campanha “Meu sangue é rubro”, os torcedores que doaram sangue entre os dias 30 de maio e 2 de junho entraram gratuitamente na partida.

Segundo o presidente do América-SP, Luiz Donizette Prieto, o Italiano, mais de 60 torcedores doaram sangue e entraram de graça. O jornal Diário da Região afirma que o público total do jogo foi de 298 torcedores, sendo 164 pagantes. O boletim financeiro da partida ainda não foi publicado pela Federação Paulista de Futebol, o que deve acontecer nesta segunda-feira.

“Fizemos duas campanhas: uma para doação de sangue e entrar de graça, e outra por causa do jogo (entre Real Madrid e Juventus), que a gente entendia que ia atrapalhar”, explicou Italiano, em entrevista por telefone ao UOL Esporte.

Ainda assim, para o presidente do América-SP, a decisão europeia em Cardiff atrapalhou a presença da torcida a favor do América-SP. Segundo Italiano, “muita gente, infelizmente” foi ao Estádio Benedito Teixeira para assistir à vitória do Real Madrid por 4 a 1, deixando de lado o empate por 1 a 1 entre o time da casa e o rival de Presidente Prudente.

“Umas cem pessoas ficaram vendo os dois jogos”, relatou o dirigente. “Esses grandes jogos atrapalham. Eu encontrei muita gente que disse que não foi por causa do jogo”, lamentou.

América-SP 1 x 1 Grêmio Prudente - Rainier Moura/Made in 360 - Rainier Moura/Made in 360
Em campo, América-SP e Grêmio Prudente ficaram no empate em 1 a 1
Imagem: Rainier Moura/Made in 360

A novidade, porém, não ajudou muito a melhorar a média de público do América-SP. Nos três primeiros jogos do time em casa na quarta divisão paulista, pouco mais de 208 ingressos foram vendidos por compromisso. O melhor público veio na segunda rodada, quando o América fez seu primeiro jogo em casa pelo torneio e empatou em casa com o Osvaldo Cruz: 1 a 1. Na ocasião, 247 ingressos foram comercializados.

Ainda assim, Italiano quer repetir a iniciativa. “Todo jogo que tiver um grande jogo (simultâneo), a gente vai colocar (a TV). A torcida aprovou. Será repetida a campanha”, disse.

O América-SP é o terceiro colocado do Grupo 1 da quarta divisão do Campeonato Paulista, com 10 pontos em sete jogos. O Grêmio Prudente é o vice-líder, com 12 pontos em oito jogos. O líder é o Vocem, de Assis, que soma 22 pontos em oito compromissos. Os quatro primeiros da chave, que tem sete equipes, passam para a segunda fase.