Topo

Gol contra dá vitória apertada ao Barcelona sobre Sporting

Armando Franca/AP
Imagem: Armando Franca/AP

Do UOL, em São Paulo

27/09/2017 17h38

O Barcelona manteve o bom momento na temporada ao derrotar nesta quarta-feira (27) o Sporting na Liga dos Campeões. O clube catalão superou os portugueses no Estádio José Alvalade por 1 a 0, graças a um gol contra do uruguaio Coates, e se isolou na ponta do Grupo D da competição europeia após duas rodadas. O placar refletiu como foi o duelo em Lisboa: grande equilíbrio, apesar da maior posse de bola dos espanhóis.

Vindo de um 3 a 0 sobre a Juventus na primeira partida do torneio, o time espanhol foi aos seis pontos e ficou sozinho na liderança da chave. Com a derrota, o Sporting fica em segundo, por levar a melhor em relação à Juventus no saldo de gols. Os italianos derrotaram o Olympiacos por 2 a 0 na Itália, gols de Higuain e Mandzukic, e ocupam a terceira colocação com os mesmos três pontos dos portugueses - os gregos são lanternas, com zero.

Barça dita ritmo do jogo desde o início

O Barcelona impôs seu jogo de posse de bola desde o início da partida, mas foi ineficaz no primeiro tempo. O Sporting esteve bem postado na defesa e dificultou as chegadas dos catalães, que tiveram uma chance clara de abrir o placar com o Suárez, mas Rui Patrício evitou o gol. Os comandados de Valverde mantiveram a mesma postura para a etapa complementar, abrindo o placar aos 4min em uma jogada de sorte: após cobrança de falta, Suárez desviou para trás e a bola bateu no zagueiro Coates, que mandou contra suas próprias redes.

Defensivo, Sporting joga de igual para igual

Apesar de atuar em casa, o Sporting era o azarão do duelo contra o poderoso Barcelona. Apesar disso, o clube português realizou uma atuação competente, podendo muito bem ter saído de campo com um resultado melhor. A equipe treinada por Jorge Jesus teve uma postura defensiva e eficaz, cedendo poucos espaços para os craques do ataque do Barcelona. Quando teve a bola, o Sporting tentou propor o jogo e chegou até a criar boas oportunidades para marcar, mas parou em Ter Stegen.

Messi - Rafael Marchante/Reuters - Rafael Marchante/Reuters
Imagem: Rafael Marchante/Reuters

Messi iguala número de jogos de Puyol

Ao pisar no gramado do José Alvalade, Lionel Messi se tornou o terceiro jogador com mais partidas na história do Barcelona. O argentino chegou ao seu 593º duelo pelo clube espanhol, igualando o ex-zagueiro Carles Puyol, que se aposentou em 2014 e só vestiu a camisa azul-grená em sua carreira profissional.

Torcida provoca Barça com bandeirão de "Cristiano Ronaldo"

Os torcedores do Sporting tentaram apimentar o clima da partida desta quarta-feira (27) com uma provocação ao Barcelona. Antes do início do jogo, uma bandeira com um corpo vestido com o uniforme alviverde do Sporting, mais o escudo do clube e da seleção portuguesa foi levantado. Atrás, a mensagem "O melhor do mundo", escrita em inglês. O indivíduo representado era Cristiano Ronaldo, mas olhando a foto, a semelhança é quase inexistente. 

Paulinho entra no fim e apronta das suas

O brasileiro Paulinho, que foi de contratação criticada na pré-temporada a reforço elogiado assim que entrou em campo com a camisa do Barcelona, aproveitou os dez minutos de jogo que participou em Lisboa. O meio-campista entrou em campo aos 35min da etapa complementar e mostrou sua capacidade de chegada dentro da área, lendo bem os espaços deixados pela defesa do Sporting e aparecendo como homem-surpresa para finalizar. Aos 36min, o camisa 18 recebeu cara a cara com o goleiro Rui Patrício e teve a chance de fazer o segundo, mas teve seu chute defendido.

Ficha técnica

Sporting 0 x 1 Barcelona

Data: 27 de setembro de 2017
Hora: 15h45 (de Brasília)
Local: Estádio José Alvalade, em Lisboa (Portugal)
Gols: Coates (contra), 4'2ºT (Barcelona)

Barcelona: Ter Stegen, Semedo, Piqué, Umtiti e Jordi Alba; Busquets, Rakitic e Sergi Roberto (André Gomes); Messi, Suárez (Aleix Vidal) e Iniesta (Paulinho). Técnico: Ernesto Valverde.

Sporting: Rui Patrício, Piccini, Coates, Mathieu e Coentrão (Cristian Silva); Wlliam, Battaglia, Gelson Martins, Bruno Fernandes e Acuña (Bruno César); Doumbia (Bas Dost). Técnico: Jorge Jesus.