Topo

C. Ronaldo marca, mas Real peca na pontaria e fica no empate com Tottenham

Cristiano Ronaldo deixou sua marca em cobrança de pênalti - Paul White/AP
Cristiano Ronaldo deixou sua marca em cobrança de pênalti Imagem: Paul White/AP

Do UOL, em São Paulo

17/10/2017 18h36

Um gol de pênalti de Cristiano Ronaldo não foi suficiente para dar a vitória ao Real Madrid nesta terça-feira (17), diante do Tottenham, pela Liga dos Campeões. O time inglês saiu na frente com um gol contra de Varane e contou com a falta de pontaria dos donos da casa – e com grande atuação do goleiro Lloris – para sair do Santiago Bernabéu com um empate por 1 a 1.

O resultado deixou Real e Tottenham com campanhas idênticas no grupo H: os dois somam sete pontos em três rodadas, com sete gols marcados e um gol sofrido. Já o Borussia Dortmund, que apenas empatou por 1 a 1 com o APOEL, no Chipre, no outro jogo da chave, tem só um ponto. Os cipriotas também têm um e estão na lanterna pelo saldo de gols.

Na próxima rodada, em 1º de novembro, as equipes voltam a se enfrentar, com o mando invertido: o Tottenham recebe o Real em Londres, enquanto Dortmund e APOEL jogam na Alemanha.

Tottenham trava Real e sai na frente

Kane2 - Pierre-Philippe Marcou/AFP - Pierre-Philippe Marcou/AFP
Imagem: Pierre-Philippe Marcou/AFP

O técnico Mauricio Pochettino apostou em uma linha defensiva de cinco jogadores, auxiliados por três meio-campistas, para travar a troca de passes e as infiltrações do Real Madrid. Deu certo em boa parte do primeiro tempo, e o Tottenham também não abriu mão de atacar. Em uma das chegadas à frente, o time inglês abriu o placar: Kane recebeu cruzamento em posição duvidosa e tentou completar de letra, mas foi o zagueiro Varane quem mandou a bola contra a própria rede.

Real Madrid cria, mas falha na pontaria

Benzema - Paul Hanna/Reuters - Paul Hanna/Reuters
Imagem: Paul Hanna/Reuters

Mesmo com a marcação encaixada do Tottenham, o Real conseguiu criar chances de perigo com muita movimentação e tabelas rápidas. Mas a finalização não estava tão afiada assim. Benzema perdeu duas chances incríveis – uma sem goleiro no rebote, a outra em cabeçada à queima-roupa – e Isco também errou em um chute dentro da área. Cristiano Ronaldo, sempre bem vigiado, ainda cabeceou uma bola na trave no primeiro tempo e parou em defesaça de Lloris no segundo.

Jogada rápida finalmente abre o Tottenham

CR7 vibra - Pierre-Philippe Marcou/AFP - Pierre-Philippe Marcou/AFP
Imagem: Pierre-Philippe Marcou/AFP

Uma jogada espetacular do Real Madrid no fim do primeiro tempo enfim abriu a defesa dos ingleses. Isco, Kroos e Benzema trocaram passes rápidos na entrada da área, até que Kroos foi derrubado por Aurier: pênalti. Na cobrança, Cristiano Ronaldo deslocou o goleiro Lloris com categoria para empatar. Foi o quinto gol do português em três jogos na Liga dos Campeões.

Keylor Navas salva o Real no segundo tempo

Navas - Paul White/AP - Paul White/AP
Imagem: Paul White/AP

O goleiro costa-riquenho brilhou duas vez na segunda etapa para evitar gols certos do Tottenham em contra-ataques. Primeiro, o artilheiro Kane recebeu na cara do gol e bateu colocado, mas Navas se esticou todo para desviar para escanteio. Logo depois, foi Eriksen quem invadiu pela direita e soltou a bomba, mas Keylor mostrou reflexo para salvar o Real Madrid mais uma vez.

Marroquino de 18 anos estreia na Champions

Hakimi - Pierre-Philippe Marcou/AFP - Pierre-Philippe Marcou/AFP
Imagem: Pierre-Philippe Marcou/AFP

O lateral direito Achraf Hakimi, de 18 anos, fez sua estreia na Liga dos Campeões com a camisa do Real Madrid, substituindo o lesionado Carvajal. O jovem marroquino mostrou toques de qualidade e técnica no apoio ao ataque, mas sofreu um pouco na marcação em cima de Eriksen, já que o Tottenham forçou muito as tabelas pelos lados. No geral, boa atuação do garoto, uma das apostas de Zidane para a temporada.

FICHA TÉCNICA

Real Madrid 1 x 1 Tottenham

Local: Estádio Santiago Bernabéu, Madri (Espanha)
Data: 17/10/2017
Horário: 16h45 (de Brasília)
Árbitro: Szymon Marciniak (Polônia)

Gols: Varane (contra), aos 28, e Cristiano Ronaldo, aos 42 minutos do 1º tempo
Cartões amarelos: Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Aurier (Tottenham)

Real Madrid: Navas; Hakimi, Varane, Sergio Ramos e Marcelo; Modric, Casemiro e Kroos; Isco (Lucas Vázquez); Benzema (Asensio) e Cristiano Ronaldo. Técnico: Zinedine Zidane

Tottenham: Lloris; Aurier, Davinson Sánchez, Dier, Alderweireld e Vertonghen; Sissoko (Son Heung-Min), Winks e Eriksen; Llorente (Rose) e Kane. Técnico: Mauricio Pochettino