Topo

Jornais criticam David Luiz no meio e falam em “show de petulância”

AP Photo/Kirsty Wigglesworth
Imagem: AP Photo/Kirsty Wigglesworth

Do UOL, em São Paulo

18/10/2017 20h31

Quando saiu a escalação do Chelsea para o duelo contra a Roma, muita gente estranhou. David Luiz, considerado um dos melhores zagueiros na campanha do título inglês do clube londrino, aparecia no meio-campo.

A escolha do técnico Antonio Conte tinha a ver com o francês Kanté. O volante está em recuperação de uma lesão muscular e o elenco do Chelsea, apesar dos quase R$ 500 milhões investidos em reforços, teve de improvisar um zagueiro na função.

O Chelsea apenas empatou em 3 a 3 com a Roma, pela terceira rodada da Liga dos Campeões, e David Luiz marcou o primeiro gol londrino. Mas, ainda assim, ouviu críticas ao sair de campo. A BBC, por exemplo, disse que faltou muito para que o brasileiro substituísse com eficiência o francês no meio-campo.

“David Luiz é um defensor nato, mas marcou um gol de classe. Mesmo assim, com sua energia infindável, foi afoito e fez mais faltas do que qualquer outro atleta em campo durante os 55 minutos em que esteve em campo. Isso só tornou mais fácil para a Roma, que já dominava a partida, pressionar o sistema defensivo inglês”.

O próprio Conte admitiu que a mudança na escalação não funcionou. “O novo sistema não deu resultado, já que anulou algumas das forças que nosso time normalmente tem. A improvisação ficou evidente. Nós não conseguimos levar perigo ou agredir o adversário, mesmo tendo marcado três vezes. A decisão de trocar os sistemas de jogo foi minha e assumo a responsabilidade pelo resultado”.

Jornal fala em “show de petulância” do zagueiro

Já o jornal Daily Mail, além de criticar a atuação de David Luiz, ainda ressaltou que a substituição no início do segundo tempo pode render problemas para o brasileiro. O zagueiro ficou incomodado por deixar o campo e, segundo o tabloide, se recusou a esperar o fim do jogo no banco de reservas.

“David Luiz não ficou feliz com a substituição e não fez questão de esconder isso. Ele até cumprimentou Conte, mas ignorou os pedidos do técnico de goleiro Carlo Cudicini de acompanhar o fim de jogo ao lado de seus companheiros e desceu com cara de poucos amigos para o vestiário”, relatou o Mail.

“O show de petulância deve passar batido por Conte nesta quarta-feira. Mas quando ele acordar na quinta-feira, a repercussão desse comportamento pode ser bem mais profunda para David Luiz”.