Topo

Novo parça, Mbappé aprende até dribles com professor Neymar

Neymar e Mbappé se cumprimentam após golaço do atacante brasiileiro - AFP
Neymar e Mbappé se cumprimentam após golaço do atacante brasiileiro Imagem: AFP

João Henrique Marques

Do UOL, em Paris

18/10/2017 04h00

Fim de treino no Paris Saint-Germain. Antes de deixar o campo, Mbappé se aproxima de Neymar e quer reproduzir um drible do brasileiro passando o pé por cima da bola seguido de um corte rápido lateral. Paciente e empolgado, o camisa 10 ensina os movimentos ao prodígio francês. É um novo “parça”, maneira como Neymar trata os melhores amigos, que ganhou respeito através do futebol.

Amigos de Neymar relatam ao UOL Esporte o cenário de aprendizado de dribles. Pela primeira vez na carreira, o camisa 10 tem a preocupação de formar um craque. Aluno e professor se unem nesta quarta-feira, às 16h45 (de Brasília), para a tentativa de um show diante do Anderlecht, na Bélgica, pela fase de grupo da Liga dos Campeões – PSG é o líder da chave com 6 pontos após dois jogos. Anderlecht é o lanterna sem ponto conquistado -.

Neymar está empolgado com o futebol demonstrado por Mbappé. Velocidade e técnica pelo lado de campo aliados ao poder de definição digno de um centroavante. No último jogo do PSG pela Liga dos Campeões, a vitória por 3 a 0 contra o Bayern de Munique, no Parque dos Príncipes, o francês de 18 anos foi eleito pela mídia local como o melhor em campo.

Me sinto privilegiado de estar jogando ao lado do Mbappé. É um menino ainda, mas é um grande jogador. Dentro de campo, joga como se tivesse 30 anos nas costas. Vai dar muito trabalho lá na frente e com certeza brigar pela Bola de Ouro”, afirmou Neymar após o jogo.

O apreço de Neymar por Mbappé foi conquistado na bola e na molecagem do francês. Trocando expressões em inglês são líderes de gozações nos vestiários. Em conversas mais sérias, o zagueiro Marquinhos é quem auxilia Neymar na tradução do francês.

As brincadeiras entre o brasileiro e o francês estão cada vez mais íntimas. Neymar gosta de chamar Mbappé pelo apelido Donatello, pela semelhança com um dos personagens do desenho animado Tartarugas Ninjas. Já quem segue o francês em redes sociais pode acompanhar cada vez mais as gozações com o camisa 10. Na última delas, nesta semana, Mbappé tira um sarro do cochilo de Neymar.

Nas redes sociais também é grande o volume de fotos da dupla postado pelos jogadores. Mbappé costuma legendar as fotos ao lado de Neymar com a coroa de um Rei.

“Com certeza o Neymar foi uma inspiração para a escolha do projeto do PSG. É um ídolo de infância, jogador que reproduzo movimentos. Um sonho ter essa oportunidade de atuar ao lado dele”, disse Mbappé ao ser apresentado no PSG no início de setembro.

Dentro de campo é nítida a preocupação da dupla em se aproximar. Na estreia da Liga dos Campeões, a goleada contra o Celtic por 5 a 0, Mbappé foi o jogador mais acionado por Neymar tendo recebido 10 passes do brasileiro no total. No caminho inverso foram 8 passes do francês ao camisa 10.

O jogo na Escócia ainda ficou marcado por outro episódio do atacante uruguaio Edinson Cavani se negando a aceitar o pedido de cobrança de pênalti de Neymar. Sem discussão, o brasileiro sai da área consolado por Mbappé, com quem conversou ao pé do ouvido.

“Já tenho Neymar como amigo. É fácil jogar com ele. Realmente fácil. É um jogador que me transforma, faz de mim um jogador melhor”, comentou o francês.