Ederson falha, Shakhtar vence City e acaba com invencibilidade de Jesus

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / Genya SAVILOV

Diante de um Manchester City misto e parecendo estar pouco empolgado com a partida, o Shakhtar Donestk venceu por 2 a 1 e se classificou para as oitavas de final da Liga dos Campeões. O resultado saiu graças a dois brasileiros: Bernard e Ismaily balançaram as redes de Ederson, que falhou no segundo gol ucraniano.

O resultado levou o Shakhtar aos 12 pontos. Na outra partida do grupo, o Napoli foi derrotado pelo já eliminado Feyenoord e terminou com apenas seis pontos, na terceira colocação – a equipe italiana irá para a Liga Europa. O Manchester City fechou a fase de grupos na liderança da chave F, com 15 pontos.

O sorteio das oitavas de final da Liga dos Campeões acontecerá na próxima segunda-feira (11), em Nyon, na Suíça.

Fim da invencibilidade de Gabriel Jesus

Reuters/Andrew Couldridge

A derrota para o Shakhtar acaba com uma longa sequência invicta de Gabriel Jesus. O atacante não perdia uma partida oficial desde 29 de outubro de 2016, quando ainda defendia o Palmeiras – na ocasião, a equipe alviverde caiu diante do Santos por 1 a 0.

A marca não conta os jogos amistosos. Em julho deste ano, Jesus estava em campo na derrota do Brasil para a Argentina, em partida disputada na Austrália.

Essa também é a primeira derrota do Manchester City na temporada. No Campeonato Inglês, a equipe é líder com 14 vitórias e um empate em 15 jogos.

Golaço de Bernard sai de pé em pé

REUTERS/Valentyn Ogirenko

Em uma jogada que Pep Guardiola aplaudiria, o Shakhtar Donestk trocou passes desde seu goleiro até chegar no pé de Bernard, na entrada da área. O brasileiro cortou para direita e acertou um belíssimo chute no ângulo de Ederson, que não passou perto de alcançá-la.

O gol aos 25 minutos do primeiro tempo aproximou o clube ucraniano da classificação para as oitavas de final da Liga dos Campeões.

Ederson falha, e o Shakhtar amplia

AFP PHOTO / Genya SAVILOV

A situação do time ucraniano ficou ainda melhor aos 31 minutos da primeira etapa. Marlos lançou Ismaily pela esquerda e viu o goleiro Ederson protagonizar uma lambança. O arqueiro brasileiro saiu atrapalhado do gol e não passou perto de fazer o corte. Com o gol aberto, Ismaily só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes.

City diminui com pênalti irregular

Já nos acréscimos, o Manchester City foi às redes pela primeira vez. Aos 46 minutos, Gabriel Jesus, em posição irregular, foi derrubado dentro da área. Na cobrança, Agüero soltou a bomba para balançar as redes de Pyatov, que nem sequer se mexeu.

Tite de olho

Reprodução

O duelo pela Liga dos Campeões contou com a presença do técnico Tite e Edu Gaspar, coordenador técnico da seleção brasileira. O frio ucraniano de -1º C fez com que a dupla apelasse para cobertores.

Na partida entre Shakhtar e City, nove brasileiros entraram em campo: Fred, Taison, Ismaily, Bernard e Márcio Azevedo, pelo time ucraniano; Ederson, Fernandinho, Danilo e Gabriel Jesus, pelos ingleses. Marlos também esteve em campo, mas o meia defendeu a Ucrânia nas Eliminatórias e não pode mais vestir a camisa do Brasil.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos