Topo

Neymar x CR7 e Messi x Hazard; saiba o que esperar das oitavas da Champions

Do UOL, em São Paulo

11/12/2017 12h16

A Uefa definiu nesta segunda-feira (11) os duelos das oitavas de final da Liga dos Campeões. No jogo de maior destaque, o Real Madrid enfrentará o PSG, colocando Cristiano Ronaldo e Neymar frente a frente.

O outro duelo de favoritos será entre Barcelona e Chelsea, com o clube espanhol tendo a vantagem de decidir o confronto em casa.

Veja como as equipes chegam para os duelos das oitavas de final:

Real Madrid x PSG

O duelo que mais repercutiu nas oitavas de final colocará frente a frente um cambaleante Real Madrid, de Cristiano Ronaldo, e um badalado PSG, de Neymar. Atual bicampeão da Liga dos Campeões, o clube espanhol ainda não achou a regularidade na temporada – é apenas o quarto no Campeonato Espanhol e ficou atrás do Tottenham na fase de grupos da Liga dos Campeões.

O PSG, por outro lado, lidera com folga o Campeonato Francês, com nove pontos de vantagem para o Lyon. Na Liga dos Campeões, o time se classificou em primeiro no mesmo grupo do Bayern de Munique. Se a meta de Neymar é mostrar que pode ser protagonista de uma grande conquista, uma eliminação contra o time que dominou a Europa nos últimos dois anos seria um grande passo.

Chelsea x Barcelona

O Chelsea chega pressionado para as oitavas de final. Em um grupo que aparecia como favorito, acabou ficando atrás da Roma e se classificando em segundo. No Campeonato Inglês, o time segue irregular e está apenas em terceiro. A equipe de Antonio Conte tem em Hazard a esperança para eliminar o time espanhol.

A irregularidade inglesa não se repete na Espanha. Mesmo com um futebol pouco vistoso, o Barcelona lidera o Campeonato Espanhol com cinco pontos a mais que o Valencia. Na Liga dos Campeões, avançou em primeiro no grupo da Juventus. Será o teste do ataque formado por Messi e Suárez contra a eficiente defesa do Chelsea, que tem o goleiro Courtois como grande destaque.

Basel x Manchester City

Com uma campanha quase perfeita no Campeonato Inglês, o Manchester City aparece como favorito no duelo contra o Basel. A equipe de Pep Guardiola se classificou em primeiro na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Mesmo sendo apontado como zebra, o Basel tem surpreendido na atual edição do torneio continental. O clube avançou em segundo no Grupo A, tendo goleado o Benfica e vencido o líder Manchester United.

Porto x Liverpool

Invicto no Campeonato Português, o Porto não mostrou o mesmo desempenho na fase de grupos da Liga dos Campeões. A equipe terminou na segunda colocação da chave G, ficando quatro pontos atrás do Besiktas.

O Liverpool lutou até as últimas rodadas com o Sevilla pela liderança do Grupo E. O clube inglês atingiu o objetivo tendo como destaque duas goleadas por 7 a 0 sobre Maribor e Spartak Moscou. Destaque do time, Philippe Coutinho pode enfrentar o zagueiro Felipe, ex-Corinthians.

Juventus x Tottenham

A Juventus cumpriu o que dela se esperava na fase de grupos da Liga dos Campeões. Na mesma chave do Barcelona, sobrou à equipe italiana lutar com o Sporting pela segunda colocação. No fim, os comandados de Massimiliano Allegri terminaram com quatro pontos a mais que o time português.

O Tottenham, por outro lado, surpreendeu ao avançar na primeira colocação no grupo do poderoso Real Madrid e terá a vantagem de decidir em casa contra os italianos. Será a oportunidade de Harry Kane e companhia tentar abreviar a provável última participação de Buffon, estrela da Juventus, na principal competição europeia.

Shakhtar Donetsk x Roma

Na reedição das oitavas de final da Liga dos Campeões 2010/11, a Roma chega com a vantagem de decidir em casa. Em um grupo que contava com Atlético de Madri e Chelsea, o clube italiano avançou na primeira colocação.

A classificação do Shakhtar veio de maneira sofrida. A equipe chegou à última rodada precisando vencer o Manchester City para avançar, e conseguiu o triunfo por 2 a 1. O confronto irá opor dois clubes com atletas cotados para a seleção brasileira na Copa de 2018. Do lado italiano, o goleiro Alisson foi destaque nos duelos contra o Atlético de Madri. Ele terá pela frente o atacante Taison, que ainda disputa um lugar na lista de Tite.

Bayern de Munique x Besiktas

O Bayern de Munique somou os mesmos 15 pontos do PSG na fase de grupos. O confronto direto, contudo, foi decisivo para colocar o clube no pote 2 do sorteio. Apesar disso, os alemães chegam como favoritos diante do Besiktas, que avançou na primeira colocação da chave de Porto e Monaco.

Para isso, o time alemão conta com os gols de Lewandowski e a eficiência de Boateng e Alaba na zaga. Já o Besiktas deve apostar suas fichas na dupla formada pelo brasileiro Talisca e pelo turco Tosun, que marcaram quatro gols cada na campanha surpreendente dos turcos.

Sevilla x Manchester United

O Sevilla não conseguiu fazer frente ao Liverpool na fase de grupos. Classificada em segundo na Liga dos Campeões, a equipe está apenas na quinta colocação do Campeonato Espanhol: quinta posição.

O Manchester United avançou na liderança de um grupo que não apresentava grandes dificuldades. Com o Benfica em má fase – não marcou nenhum ponto -, o clube inglês não teve problemas para superar Basel e CSKA Moscou. Diante do Sevilla, terá a vantagem de decidir em casa e ainda pode ter o reforço de Ibrahimovic, recém-recuperado de grave lesão.