Topo

Com time misto, Liverpool empata com Porto e vai às quartas da Champions

Do UOL, em São Paulo

06/03/2018 18h37

Com classificação praticamente assegurada no jogo de ida - 5 a 0 em Portugal -, o Liverpool foi conservador nesta terça-feira (6) e avançou às quartas de final da Liga dos Campeões com um empate por 0 a 0 com o Porto. Realizado em Anfield, o confronto foi dominado pelos ingleses, que começaram o jogo sem suas principais estrelas e ainda assim foram superiores criando as melhores chances de gol que, no fim, não fizeram falta.

O sorteio das quartas de final será somente na sexta-feira da próxima semana (16), já que as oitavas só terão seus vencedores definidos após as partidas dos dias 13 e 14 de março. Uma vez em andamento, o sorteio não terá restrições de nacionalidade dos clubes ou posição na fase de grupos, podendo colocar o Liverpool contra qualquer um dos outros times que avançaram das oitavas.

Salah - Lee Smith/Reuters - Lee Smith/Reuters
Imagem: Lee Smith/Reuters

Com vantagem confortável, Klopp poupa titulares

O 5 a 0 no jogo de ida permitiu que o técnico Jürgen Klopp poupasse alguns de seus titulares para o duelo com o Porto. Artilheiro e craque do time na temporada, o egípcio Mohamed Salah começou o jogo no banco, assim como o zagueiro Dirk van Dijk, contratado em janeiro como o zagueiro mais caro da história do futebol. Outros que receberam um descanso foram os laterais Trent Alexander-Arnold e Andrew Robertson.

Titular, Firmino deixa jogo pouco após intervalo

Artilheiro do Liverpool na Liga dos Campeões, com sete gols, o brasileiro Roberto Firmino foi titular diante do Porto, mas teve uma atuação discreta para seus padrões. Em parte por conta do ritmo mais lento apresentado pela equipe, o camisa 9 participou de apenas um lance perigoso: aos 14min do segundo tempo, ele recebeu na área, fintou o zagueiro Felipe e finalizou. Mesmo caído, o defensor ex-Corinthians se recuperou na jogada e bloqueou o chute. Três minutos depois, Firmino foi substituído por Danny Ings.

Firmino e Klopp - Lee Smith/Reuters - Lee Smith/Reuters
Imagem: Lee Smith/Reuters

Sem força máxima, Liverpool dita ritmo do jogo

Mesmo com as ausências citadas acima, o Liverpool foi quem mandou no jogo em Anfield. A equipe inglesa teve mais posse de bola e criou mais chances de gol, tendo em Sadio Mané seu jogador mais perigoso. O senegalês teve duas oportunidades para marcar na etapa inicial, primeiro mandando um voleio por cima do gol de Casillas e depois acertando a trave do goleiro espanhol. Ainda assim, a intensidade apresentada pelo time da casa foi menor do que a de costume.

O segundo tempo foi semelhante, com o Liverpool controlando a bola e chegando com perigo à meta de Casillas. O goleiro espanhol teve uma noite inspirada, realizando uma grande defesa em cabeçada de Ings já perto do fim da partida, além de mostrar segurança em outras finalizações menos perigosas.

Casillas - Paul Ellis/AFP - Paul Ellis/AFP
Imagem: Paul Ellis/AFP

Porto prefere evitar gols a ir atrás deles

Com uma desvantagem praticamente irreversível, o Porto teve uma postura conservadora em Anfield. Em vez de partir para cima atrás de uma improvável virada, os portugueses se fecharam e buscaram desarmes e saídas rápidas na direção do gol adversário.

Apesar de dar alguns sustos nos anfitriões, a estratégia não teve efeito prático, já que o Porto não finalizou só uma vez no primeiro tempo, sem acertar o alvo. Os portugueses até foram mais produtivos na etapa complementar, mas forçaram somente uma defesa de Karius, que mal precisou mostrar serviço.

Ficha técnica

Liverpool 0 x 0 Porto

Local: Anfield, em Liverpool (Inglaterra)
Data: 6 de março de 2018
Hora: 16h45 (de Brasília)

Liverpool: Karius, Gomez, Lovren, Matip, Alberto Moreno; Henderson, Milner e Can (Klavan); Mané (Salah), Firmino (Ings) e Lallana. Técnico: Jürgen Klopp.

Porto: Casillas, Maxi Pereira, Felipe, Reyyes, Diogo Dalot/ Bruno Costa, Óliver, André André (Sérgio Oliveira), Corona, Aboubakar (Gonçalo Paciência)  e Waris (Ricardo). Técnico: Sergio Conceição