Casemiro "reina" em Paris e para milionário PSG com atuação quase perfeita

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

  • AFP PHOTO / FRANCK FIFE

    Atuação de gala! Casemiro viveu uma noite praticamente sem erros na França

    Atuação de gala! Casemiro viveu uma noite praticamente sem erros na França

"Grande triunfo do Madrid com gols de Cristiano Ronaldo e Casemiro, imperiais". Assim, o jornal Marca estampou a capa do seu site logo após a classificação do Real Madrid às quartas de final. O imperial para o português e o brasileiro manifesta a importância da dupla para o funcionamento deste time. Por falar apenas no ex-volante do São Paulo, os números mostram uma partida quase perfeita contra o Paris Saint-Germain na vitória por 2 a 1.

Casemiro selou a classificação do maior campeão da Europa ao anotar o segundo gol madridista no Parque dos Príncipes. Entretanto, o meio-campista titular da seleção brasileira fez muito mais: ocupou quase o campo todo e parou o milionário ataque do PSG (sem o lesionado Neymar, é claro) em quase 100% das vezes em que ativamente participou das ações defensivas.

Reprodução/Opta
Casemiro esteve em praticamente todas as partes do campo diante do PSG

O mapa de movimentação ao lado mostra o quanto Casemiro "domina" o setor de meio-campo do Real Madrid, ainda em uma situação adversa, sem os dois companheiros titulares Kroos e Modric – o alemão entrou na segunda etapa, enquanto o croata assistiu apenas do banco de reservas ao triunfo desta quarta-feira.

O brasileiro foi peça fundamental para manter o equilíbrio do 4-4-2 de Zinedine Zidane, especialmente defensivamente. De acordo com números do Opta, programa especializado em estatísticas, o meio-campista brasileiro do Real Madrid recuperou 11 bolas durante os 90 minutos de partida. Em cinco tentativas de desarme, acertou quatro.

Os números defensivos somam-se aos 56 passes corretos dos 57 tentados (aproveitamento de 98,2%) e ao único chute tentado, que terminou no gol de Areola. Ou seja, em um decisivo duelo deste tamanho, Casemiro cometeu apenas dois erros. Quase perfeito.

A atuação soberba, no entanto, não empolgou o volante, que adotou um discurso de valorização do coletivo. "Tenho que valorizar o trabalho de todo o grupo e de todo o time. Estamos felizes com a vitória e a classificação", disse na zona mista do Parque dos Príncipes.

O gol anotado na capital francesa ainda manifesta o lado talismã do volante. Todos os quatro gols assinalados pelo jogador brasileiro na Liga dos Campeões (um deles pelo Porto, em 2015) ocorreram em fases de mata-mata. Para quem não se lembra, Casemiro tem gol em decisão: o segundo na goleada por 4 a 1 sobre a Juventus, na final do ano passado.

No mais alto nível do futebol europeu desde a chegada no Real Madrid, no meio de 2015, Casemiro é presença certa na lista e no time titular de Tite para a Copa do Mundo da Rússia. O treinador da seleção, que estava no estádio na partida desta terça contra o PSG, aprovou a noite quase perfeita do seu "camisa 5".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos