Topo

Casemiro "reina" em Paris e para milionário PSG com atuação quase perfeita

Atuação de gala! Casemiro viveu uma noite praticamente sem erros na França - AFP PHOTO / FRANCK FIFE
Atuação de gala! Casemiro viveu uma noite praticamente sem erros na França Imagem: AFP PHOTO / FRANCK FIFE

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/03/2018 04h00

“Grande triunfo do Madrid com gols de Cristiano Ronaldo e Casemiro, imperiais”. Assim, o jornal Marca estampou a capa do seu site logo após a classificação do Real Madrid às quartas de final. O imperial para o português e o brasileiro manifesta a importância da dupla para o funcionamento deste time. Por falar apenas no ex-volante do São Paulo, os números mostram uma partida quase perfeita contra o Paris Saint-Germain na vitória por 2 a 1.

Casemiro selou a classificação do maior campeão da Europa ao anotar o segundo gol madridista no Parque dos Príncipes. Entretanto, o meio-campista titular da seleção brasileira fez muito mais: ocupou quase o campo todo e parou o milionário ataque do PSG (sem o lesionado Neymar, é claro) em quase 100% das vezes em que ativamente participou das ações defensivas.

Casemiro Real Madrid Paris Saint-Germain - Reprodução/Opta - Reprodução/Opta
Casemiro esteve em praticamente todas as partes do campo diante do PSG
Imagem: Reprodução/Opta

O mapa de movimentação ao lado mostra o quanto Casemiro “domina” o setor de meio-campo do Real Madrid, ainda em uma situação adversa, sem os dois companheiros titulares Kroos e Modric – o alemão entrou na segunda etapa, enquanto o croata assistiu apenas do banco de reservas ao triunfo desta quarta-feira.

O brasileiro foi peça fundamental para manter o equilíbrio do 4-4-2 de Zinedine Zidane, especialmente defensivamente. De acordo com números do Opta, programa especializado em estatísticas, o meio-campista brasileiro do Real Madrid recuperou 11 bolas durante os 90 minutos de partida. Em cinco tentativas de desarme, acertou quatro.

Os números defensivos somam-se aos 56 passes corretos dos 57 tentados (aproveitamento de 98,2%) e ao único chute tentado, que terminou no gol de Areola. Ou seja, em um decisivo duelo deste tamanho, Casemiro cometeu apenas dois erros. Quase perfeito.

A atuação soberba, no entanto, não empolgou o volante, que adotou um discurso de valorização do coletivo. “Tenho que valorizar o trabalho de todo o grupo e de todo o time. Estamos felizes com a vitória e a classificação”, disse na zona mista do Parque dos Príncipes.

O gol anotado na capital francesa ainda manifesta o lado talismã do volante. Todos os quatro gols assinalados pelo jogador brasileiro na Liga dos Campeões (um deles pelo Porto, em 2015) ocorreram em fases de mata-mata. Para quem não se lembra, Casemiro tem gol em decisão: o segundo na goleada por 4 a 1 sobre a Juventus, na final do ano passado.

No mais alto nível do futebol europeu desde a chegada no Real Madrid, no meio de 2015, Casemiro é presença certa na lista e no time titular de Tite para a Copa do Mundo da Rússia. O treinador da seleção, que estava no estádio na partida desta terça contra o PSG, aprovou a noite quase perfeita do seu “camisa 5”.