Liga dos Campeões - 2017/18

Juventus vira em três minutos e avança às quartas da Liga dos Campeões

Do UOL, em São Paulo

A Juventus assustou seu torcedor, mas precisou apenas de três minutos para garantir sua vaga nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa 2017/2018. Jogando no Estádio de Wembley, em Londres nesta quarta-feira, o time comandado por Massilimiano Allegri venceu o Tottenham de virada por 2 a 1, graças a gols de Higuaín e Dybala em sequência no segundo tempo.

No jogo de ida, na Itália, as duas equipes haviam empatado em 2 a 2. Classificada, a Juventus agora aguarda seu rival na próxima fase, que será definido em sorteio a ser realizado no dia 16 de março.

Os jogos de ida das quartas da Liga dos Campeões acontecem nos dias 3 e 4 de abril. Já os confrontos de volta estão marcados para os dias 10 e 11.

Minuto de silêncio

Como em boa parte da Europa nos últimos dias, a partida foi marcada pela homenagem antes do jogo a Davide Astori, zagueiro da Fiorentina que morreu no fim de semana. Durante o minuto de silêncio, jogadores como Gianluigi Buffon e Giorgio Chiellini, companheiros de Astori na seleção italiana, demonstraram emoção.

Kirsty Wigglesworth/AP Photo

Pressão inicial do Tottenham

Depois de empatar o jogo de ida fora de casa, o Tottenham começou o jogo acelerado, criando boas chances com o trio Dele Alli, Harry Kane e Heung-Min Son. Aos 4 min, Son chutou forte pela esquerda e parou na boa defesa de Buffon. Depois, aos 19 min, a defesa da Juventus precisou se livrar para afastar a pressão londrina na área. Mais à frente, aos 32 min, Dele Alli aproveitou a sobra e chutou rasteiro, parando de novo no goleiro.

Son se destaca e abre o placar

Melhor em campo, o Tottenham seguia pressionando e quase fez 1 a 0 aos 38 min: após ganhar da defesa pela esquerda, Son invadiu a área e bateu cruzado - a bola passou rente à trave de Buffon.

Mas o gol acabou mesmo vindo um minuto depois, e dos pés do próprio sul-coreano. Dele Alli invadiu a área pela direita e foi travado por Barzagli; na sobra, Trippier cruzou rasteiro para Son, que errou o chute, mas tirou de Chiellini para mandar para o gol aberto.

AFP PHOTO / IKIMAGES / Ian KINGTON
Depois de muito pressionar, Tottenham abriu o placar com o coreano Son

Juventus acorda, pressiona...

A Juventus demorou a crescer no jogo e ofereceu perigo em poucas chances no primeiro tempo. No segundo, criou uma oportunidade pela primeira vez aos 17 min: após cruzamento que Jan Vertonghen cortou mal, a bola sobrou para Paulo Dybala, que bateu de primeira e, mesmo com o gol aberto, mandou longe do gol.

E vira em três minutos

Mas o 1 a 1 finalmente chegou aos 19 min. Após cruzamento pela direita, Sami Khedira escorou de cabeça para Gonzalo Higuaín, que apareceu na segunda trave para desviar com o pé e tirar do goleiro Hugo Lloris.

Se a situação do Tottenham ficou ruim, piorou três minutos depois. Depois de belo passe em profundidade de Higuaín, Dybala saiu livre, invadiu a área em velocidade e bateu na saída de Lloris.

REUTERS/Eddie Keogh
Higuaín (foto) empatou o jogo para a Juventus; na sequência, Dybala fez 2 a 1

No fim, Tottenham acerta a trave

Com 36 min, o Tottenham teve a chance do empate: após receber a bola na área, Eriksen bateu para o gol, mas Asamoah desviou para a linha de fundo.

Dois minutos depois, Son também tentou o chute de longe, mandando rente à trave direita de Buffon. O próprio coreano recuperou uma bola na linha de fundo aos 40 min e cruzou para a entrada da área, de onde Ben Davies chutou para fora.

Já aos 45 min, a grande chance londrina no segundo tempo, em uma cabeçada de Harry Kane - Buffon não alcançou, a bola bateu na trave e quicou na linha antes que Barzagli afastasse com um chutão.

Reuters/Andrew Couldridge
No fim do jogo, Kane cabeceou a acertou a trave; Barzagli afastou a sobra

FICHA TÉCNICA
TOTTENHAM 1 X 2 JUVENTUS

Local: Estádio de Wembley, em Londres (ING)
Data/Hora: 7 de março de 2018 (quarta-feira), às 16h45
Árbitro: Szymon Marciniak (POL)
Assistentes: Pawel Sokolnicki (POL) e Tomasz Listkiewicz (POL)
Cartões amarelos: Vertonghen, Dele Alli e Dembélé (TOT); Alex Sandro, Benatia e Chiellini (JUV)
Gols: Son, aos 39 min do 1º tempo (TOT); Higuaín, aos 19 min do 2º tempo (JUV); Dybala, aos 22 min do 2º tempo (JUV)

TOTTENHAM: Hugo Lloris; Kieran Trippier, Davinson Sanchez, Jan Vertonghen e Ben Davies; Mousa Dembélé, Eric Dier (Erik Lamela) e Christian Eriksen; Dele Alli (Fernando Llorente), Harry Kane e Heung-Min Son
Técnico: Mauricio Pochettino

JUVENTUS: Gianluigi Buffon; Andrea Barzagli, Medhi Benatia (Stephan Lichtsteiner), Giorgio Chiellini e Alex Sandro; Sami Khedira, Miralem Pjanic e Blaise Matuidi (Kwadwo Asamoah); Paulo Dybala, Gonzalo Higuain (Stefano Sturaro) e Douglas Costa
Técnico: Massimiliano Allegri

Júlio Gomes: Camisa pesada classifica Juventus

UOL Cursos Online

Todos os cursos