Topo

Salah brilha, Liverpool arrasa City e fica perto da semi da Liga

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/04/2018 17h39

O Liverpool se credencia como o grande obstáculo do Manchester City de Josep Guardiola na temporada. Depois de tirar a invencibilidade do rival na Inglaterra, a equipe comandada por Jurgen Klopp deu um passo importante para eliminar o milionário adversário e avançar à semifinal da Liga dos Campeões da Uefa: vitória por 3 a 0, em Anfield, com nova grande atuação do egípcio Mohamed Salah, autor de um gol e uma assistência.

O placar largo foi construído em um primeiro tempo de muita intensidade e velocidade por parte da equipe da casa. Diante do seu torcedor, o Liverpool pressionou desde o início o Manchester City e construiu em apenas meia hora o resultado. Salah abriu o placar; Oxlade-Chamberlain ampliou com um golaço de fora da área e Mané fechou o marcador aos 30. Mesmo sem gols, Firmino mais uma vez teve papel importante.

O resultado permite ao Liverpool perder por até dois gols de diferença no jogo da volta, marcado para a próxima terça-feira, às 15h45 (de Brasília), no Eithad Stadium. Para o poderoso e milionário Manchester City, resta apenas a opção de golear o tradicional adversário para avançar em busca do primeiro título: placar de 4 a 0 assegura a vaga para Guardiola, Gabriel Jesus e companhia.

Antes de pensarem no jogo da volta, ambos entram em ação pelo Campeonato Inglês. O Manchester City pode se sagrar campeão nacional neste sábado (7), quando enfrenta o rival Manchester United. O Liverpool, por outro lado, também tem clássico pela frente: encara o Everton, igualmente no sábado.

Firmino x Jesus

Os dois candidatos à camisa “9” da seleção brasileira na Copa do Mundo tiveram um duelo direto nesta quarta-feira, e o reserva terminou vitorioso (não apenas no resultado, mas no desempenho). Enquanto Gabriel Jesus teve atuação discretíssima, Firmino se mostrou decisivo. Foi o centroavante do Liverpool o responsável por roubar a bola e dar a assistência para Salah abrir o caminho para a convincente vitória dos mandantes neste jogo de ida.

Klopp, a kriptonita de Guardiola

Guardiola triste Liverpool City - Carl Recine/Reuters - Carl Recine/Reuters
Guardiola voltou a sofrer com o Liverpool de Jurgen Klopp
Imagem: Carl Recine/Reuters

O Liverpool e Jurgen Klopp surgem como o principal obstáculo direto na temporada quase perfeita do City de Josep Guardiola. O treinador alemão, a princípio, encontrou a fórmula para parar o “tiki-taka” do espanhol: muita pressão ao perder a bola e velocidade no ataque. Foi assim no primeiro tempo desta quarta-feira e também em 14 de janeiro, quando, em Anfield, a equipe vermelha abriu 4 a 1 e tirou a invencibilidade dos azuis de Manchester – o jogo no início do ano terminou 4 a 3.

Quem para Salah?

Definitivamente, a saída de Philippe Coutinho na janela de inverno europeia serviu para afinar ainda mais a parceria entre Mohamed Salah e Roberto Firmino. O egípcio e o brasileiro, que cresceram de produção nesta segunda metade da temporada, mais uma vez se mostraram decisivos. Logo com 11min, Firmino desarmou Walker dentro da área e deixou na medida para Salah, sozinho, abrir o placar para a equipe da casa. A pressão deu resultado.

Intensidade recompensada

A intensidade do Liverpool se manteve após a abertura do placar. Com marcação alta e pressão imediata quando perdia a bola, o time da casa rapidamente assumiu uma vantagem confortável no confronto. Aos 19min, o time de Jurgen Klopp recuperou a bola na intermediária adversária e encontrou uma defesa totalmente desarrumada pela frente. Com espaço e tempo, Oxlade-Chamberlain arriscou da entrada da área e marcou um golaço.

Sorria, Klopp

Se Firmino e Salah já apareciam bem, faltava o terceiro membro do trio de ataque se destacar em Anfield. Mané, até então tímido durante o jogo desta quarta-feira, surgiu para transformar o atropelo do Liverpool em uma vantagem ainda maior. Aos 30min, Salah recebeu pela esquerda e cruzou na medida para o senegalês anotar o terceiro gol dos mandantes diante do City de Guardiola.

City se estabiliza no 2º tempo

O massacre visto no primeiro tempo cessou na etapa complementar da partida. O Manchester City, enfim, conseguiu impor o estilo de jogo que domina a Inglaterra na temporada. Com De Bruyne mais à vontade e um posicionamento mais avançado, o time de Guardiola controlou o ritmo de jogo, mas pecou muito nas decisões das jogadas na zona da defesa do Liverpool. Assim, os visitantes insistiram em muitos cruzamentos, facilmente anulados por Van Dijk e Lovren.

Preocupação com Salah

Salah lesão Liverpool - REUTERS - REUTERS
Salah sentiu uma lesão no começo do segundo tempo e preocupa o Liverpool
Imagem: REUTERS

Nem todas as notícias foram boas para o Liverpool. Apesar da confortável vantagem para o confronto da volta, o time pode perder o principal jogador da temporada para as próximas semanas. Salah sentiu uma lesão logo no início do segundo tempo e precisou deixar o confronto. O egípcio deve passar pelos primeiros exames ainda nesta quarta-feira para saber a gravidade do problema físico.

FICHA TÉCNICA
LIVERPOOL 3 x 0 MANCHESTER CITY

Competição: Quartas de final da Liga dos Campeões da Uefa
Local: Anfield, em Liverpool (Inglaterra)
Data: 4 de março de 2018
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Felix Brych (Alemanha)
Assistentes: Mark Borsch e Stefan Lupp (ambos da Alemanha)
Cartões Amarelos: Gabriel Jesus, De Bruyne e Sterling (Manchester City)

Gols:
LIVERPOOL: Salah, aos 11min do 1º tempo; Oxlade-Chamberlain, aos 19min do 1º tempo; e Mané, aos 30min do 1º tempo

LIVERPOOL: Karius; Alexander-Arnold, Lovren, Van Dijk e Robertson; Milner, Henderson e Oxlade-Chamberlain (Alberto Moreno); Salah (Wijnaldum), Roberto Firmino (Solanke) e Mané.
Técnico: Jurgen Klopp.

MANCHESTER CITY: Ederson; Walker, Kompany, Otamendi e Laporte; Fernandinho, David Silva e De Bruyne; Gundogan (Sterling), Gabriel Jesus e Sané.
Técnico: Josep Guardola.