Topo

Líder de assistências da Champions não vai jogar Copa e tem fama de "chato"

James Milner sorri durante treino do Liverpool - Andrew Yates/Reuters
James Milner sorri durante treino do Liverpool Imagem: Andrew Yates/Reuters

Do UOL, em São Paulo

25/05/2018 04h00

Jogador do Liverpool, James Milner chega à final da Liga dos Campeões da Uefa como líder de assistências do torneio ? foram oito desde o início da temporada 2017/2018. Mesmo assim, o versátil inglês, que não defende a seleção desde que se desentendeu com técnico e 2016, é considerado "chato" por parte dos torcedores ingleses.

Exemplo do comportamento de Milner que levou a este tipo de opinião veio após o Liverpool eliminar a Roma nas semifinais da Liga dos Campeões. Repórter perguntou se era hora de beber para comemorar com os companheiros, e o inglês mostrou um sorriso sem graça ao responder.

"Talvez para alguns dos caras, sim. Eu devo ir me alongar, e depois tomar um pouco de refrigerante", afirmou.

Milner não é considerado desagradável com seus companheiros ou adversários, nem dá respostas atravessadas em coletivas de imprensa. Sua fama de chato surgiu quanto torcedores ingleses começaram a achá-lo sem carisma desde pelo menos 2013, quando o jogador ainda atuava pelo Manchester City. Ele viria a se transferir para o Liverpool em 2015.

Em 2013, foi criada no Twitter a conta "James Milner chato" (@BoringMilner), que já superou a marca de 622 mil seguidores. O perfil costuma postar cenas em que o jogador mostra sua suposta falta de carisma e as comenta em primeira pessoa, como se fosse o próprio inglês publicando as mensagens.

Já sobrou até para Roberto Firmino em uma das postagens do James Milner chato. Claro, em uma conversa fantasiosa, que teria acontecido após o Liverpool vencer o Porto por 5 a 0, em Portugal, no jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Uefa.

"Firmino acaba de dizer para mim que ele acha que estamos definitivamente classificados. Eu disse: 'Isso é bom Roberto, mas ainda não acabou'. Ele disse: 'Mas estamos ganhando de 5 a 0, James'. Eu disse: 'Podemos perder de 6 a 0 no jogo de volta'", diz postagem do perfil no Twitter.

Mas Milner conseguiu virar o jogo. Por incrível que pareça, a suposta falta de carisma virou a fonte do carisma do jogador. Neste ano, ele resolveu entrar nas redes sociais e encarnou o personagem, caindo nas graças dos torcedores do Liverpool.

A estreia de Milner no Twitter aconteceu dia 22 de março, uma quinta-feira. Este dia da semana é utilizado por usuários de redes sociais como uma data em que são postadas imagens passadas como lembranças de grandes momentos. O inglês entrou na onda e publicou uma foto sua... passando roupa.

"Lembrança de ontem... quando eu não estava no Twitter", escreveu.

Poucos dias depois, Milner resolveu postar uma foto sua tirada durante jogo do Liverpool. Um belo gol? Uma precisa assistência? Não; a opção foi por uma imagem que mostra o jogador amarrando sua chuteira direita, enquanto árbitro faz o mesmo ao seu lado.

"Corridas de nós duplos nunca são chatas", publicou.

Apesar da grande campanha de Milner na temporada e de sua versatilidade ? o jogador pode atuar como lateral-esquerdo, como meia central ou como meia aberto pela esquerda ? ele não foi convocado para a Copa do Mundo. O inglês se aposentou da seleção em 2016, após desentendimentos com Sam Allardyce, então técnico da equipe nacional.

O desentendimento, ponto fora da curva da personalidade ?sem carisma? de Milner, encerrou sete anos de serviço à Inglaterra, com 61 partidas disputadas no período. Sem conquistas pela seleção, seus únicos títulos profissionais até agora foram conquistados pelo Manchester City: o Campeonato Inglês em 2012 e 2014, a Copa da Inglaterra em 2011 e a Copa da Liga Inglesa em 2014.

Neste sábado (24), às 15h45 (de Brasília), quando o Liverpool enfrenta o Real Madrid na final da Liga dos Campeões, Milner tem a chance de conquistar seu primeiro título continental, e ainda pode fazê-lo como líder de assistências da competição. Uma possibilidade que certamente ninguém considera chata.