Topo

Real e Liverpool no mesmo grupo? Veja potes do sorteio da Liga dos Campeões

Sergio Ramos e Salah se enroscam em lance da última final da Liga dos Campeões - AFP PHOTO / GENYA SAVILOV
Sergio Ramos e Salah se enroscam em lance da última final da Liga dos Campeões Imagem: AFP PHOTO / GENYA SAVILOV

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/08/2018 18h55

A conclusão do estágio preliminar da Liga dos Campeões da Europa, com três jogos nesta quarta-feira (29), definiu as últimas equipes classificadas à fase de grupos do torneio, cujo sorteio será realizado nesta quinta (30), em Mônaco.

A divisão dos quatro potes que formarão as chaves do torneio trazem possibilidades de confrontos bem interessantes para a edição 2018-19 da Champions. Como, por exemplo, um reencontro no mesmo grupo entre Real Madrid e Liverpool, os últimos finalistas da competição. Ou uma "revanche" entre Barcelona e Roma, que fizeram duelos emocionantes, vencido pelos italianos, nas quartas de final da temporada passada.

As equipes são separadas no sorteio conforme o ranking de clubes da Uefa. No primeiro pote, ficam os campeões nacionais com vaga direta à fase de grupos (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Rússia) e outros dois melhores ranqueados. A pontuação na lista define a composição dos outros três potes entre os classificados.

A única certeza que se tem antes do sorteio é que a competição terá três cabeças de chave espanhóis: Atlético, Real e Barça. Assim ficaram as divisões dos potes:

- Pote 1: Real Madrid, Atlético de Madri, Barcelona, Bayern de Munique, Manchester City, Juventus, Paris Saint-Germain e Lokomotiv.
- Pote 2: Borussia Dortmund, Porto, Manchester United, Shakhtar Donetsk, Benfica, Napoli, Tottenham e Roma.
- Pote 3: Liverpool, Schalke 04, Lyon, Monaco, Ajax, CSKA Moscou, PSV e Valencia.
- Pote 4: Viktoria Plzen, Club Brugge, Galatasaray, Young Boys, Inter de Milão, Hoffenheim, Estrela Vermelha e AEK.

A única restrição no sorteio da Liga dos Campeões é não ter equipes do mesmo país na mesma chave. Por isso, as bolinhas que serão embaralhadas na cerimônia poderão trazer alguns "grupos da morte", com Real Madrid, Borussia Dortmund, Liverpool e Inter de Milão, por exemplo. Ou PSG, Manchester United, Ajax e Inter.

Mais duas possibilidades: Juventus, Tottenham, Lyon e Galatasaray; ou Bayern, United, Monaco e Inter de Milão.

Atual campeão russo, o Lokomotiv carrega a maior probabilidade de formar o grupo mais sem carisma desta Champions League. Já imaginou uma chave formada com Shakhtar Donetsk, PSV e AEK?

A ansiedade pela definição dos grupos tem hora e local para começar: às 13h (de Brasília) desta quinta, em Mônaco.