Topo

Com assistência de Vinícius Jr, Real Madrid goleia e põe um pé nas oitavas

Do UOL, em São Paulo

07/11/2018 19h52

O Real Madrid não tomou conhecimento do Viktoria Plzen nesta quarta-feira (7) e goleou por 5 a 0 em jogo da quarta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. O placar foi construído em grande parte no primeiro tempo na Doosan Arena, com Benzema (2), Casemiro, Bale e Toni Kroos — o golaço do alemão nasceu de arrancada e passe de Vinícius Jr. 

A goleada deixa o Real Madrid com um pé nas oitavas de final. O time espanhol lidera o grupo G com nove pontos, à frente da Roma pelo critério de confronto direto. A duas rodadas do final, basta um empate com Roma (fora) ou CSKA (em casa) para sacramentar a presença no mata-mata — o time russo tem quatro pontos, e o Viktoria Plzen, um.

Foi mal: Lucas Vázquez não rende

Com Modric e Isco no banco, esperava-se que o jogo do Real Madrid se desenvolvesse principalmente pelas pontas, com Bale e Vázques. O galês jogou bem, fez gol e deu assistência, mas o espanhol ficou devendo. Contra uma equipe relativamente frágil, ele criou pouco e mal tentou lances individuais. Só jogou 90 minutos, provavelmente, porque não havia necessidade de a equipe merengue ampliar o placar.

Foi bem: Vinícius Jr. entra e dá passe a gol

Vinícius Jr. - REUTERS/David W Cerny - REUTERS/David W Cerny
Imagem: REUTERS/David W Cerny
O brasileiro entrou aos 17 minutos da etapa final e deu assistência aos 23. É verdade que o maior mérito do golaço de Toni Kroos é justamente do alemão, que encobriu o goleiro de forma espetacular, mas Vinícius Jr. também tem crédito pela jogada. Ele partiu em contra-ataque na esquerda e foi levando para dentro, em um dos lances que mais repete no Real Madrid; esperou Kroos passar e deu nele. De modo geral, o camisa 28 se mostrou bastante à vontade em campo, dando velocidade ao time e fazendo jogadas bastante verticais.

Real reage após sustos e controla

O time merengue foi empurrado às cordas nos cinco minutos iniciais, sofrendo pressão e tomando até bola no travessão. O Real só respirou após o jogo ser paralisado para atendimento médico a Havel, que havia levado cotovelada de Sergio Ramos. Daí em diante, passou a aparecer no ataque e construiu dois gols em dois minutos. Aos vinte, Benzema driblou meia defesa e tocou por entre as pernas do goleiro; em seguida, Casemiro subiu livre no escanteio e testou com precisão para ampliar.

Plzen sente o golpe e desanima

A equipe tcheca não foi mais a mesma após sair atrás no placar. Os dois gols relâmpagos deixaram os donos da casa desorientados e abriram a porteira da goleada. Sem conseguir respirar, viu Benzema fazer o terceiro após Bale ajeitar de cabeça e, logo depois, os papéis se inverterem para o galês anotar o quarto gol do Real Madrid no jogo. Quatro em 18 minutos, entre os 20 e os 38.

Segundo tempo protocolar

Real Madrid - JOE KLAMAR / AFP - JOE KLAMAR / AFP
Imagem: JOE KLAMAR / AFP
Com a fatura liquidada em 40 minutos, o Real Madrid tirou o pé na etapa final. Ao diminuir a intensidade, deu campo para o Viktoria Plzen tentar alguma coisa e contou com Courtois para evitar o gol de honra em contra-ataque de Kopic. Depois, Casemiro se esticou inteiro para travar e desarmar Horava, que invadia a área. Com Vinícius Jr. e Isco saindo do banco, o time merengue voltou a agredir com velocidade e controlar as ações.

Desfalques não fazem falta

O interino Solari não pôde contar com uma zaga inteira: Carvajal, Varane, Marcelo e Vallejo estão contundidos e foram desfalques. O técnico lançou mão de Odriozola e Reguilón nas laterais, e ao longo da goleada deu chance ao jovem zagueiro Javier Sánchez. No ataque, tudo funcionou perfeitamente, com Benzema e Bale imparáveis, combinando muito bem inclusive nos lances dos gols. Quando tudo já estava resolvido, Solari viu Vinícius Jr. dar assistência cinco minutos após entrar em campo no lugar de Benzema.