Topo

Uefa aprova utilização do VAR nas oitavas de final da Liga dos Campeões

Reprodução/Uefa
Imagem: Reprodução/Uefa

Do UOL, em São Paulo

03/12/2018 11h04

Nesta segunda-feira (3), a Uefa confirmou que o Árbitro de Vídeo (VAR) será utilizado nas oitavas de final desta edição da Liga dos Campeões, que acontecem em fevereiro de 2019.

Em reunião realizada em Dublin, na Irlanda, representantes da Uefa decidiram aprovar o uso do VAR em todas as partidas das oitavas de final da maior competição de clubes da Europa. A princípio, o recurso seria utilizado somente na edição 2019/20 do torneio, mas a decisão foi alterada.

"Estamos prontos para usar o VAR mais cedo do que planejávamos, e estamos convencidos de que será benéfico para nossas competições, assim como ajudará os árbitros e a diminuição de decisões erradas", disse o presidente da Uefa Aleksander Ceferin.

Atualmente, das principais ligas europeias, apenas o Campeonato Inglês não utiliza o VAR em jogos nacionais. Espanha, Itália, França e Alemanha utilizam o recurso. Outros países, como Holanda, Portugal e Turquia, também têm a tecnologia implantada.

Além da Liga dos Campeões, o Árbitro de Vídeo também será empregado nas finais de 2019 da Liga Europa e da Liga das Nações.

Ainda na reunião em Dublin, a Uefa confirmou a Inglaterra como sede da Eurocopa feminina, em julho de 2021. A próxima reunião da entidade acontece em fevereiro de 2019, em Roma, na Itália.